Tricolor Carioca sofre derrota dura em casa
Catarinenses jogaram atrás e chegaram à vitória com gol marcado por João Paulo de pênalti, na reta final do segundo tempo

O jargão "a bola pune" parece ter feito sentido na noite desta segunda-feira no Maracanã. O Fluminense pressionou o jogo inteiro, mas viu o Avaí sair vitorioso do jogo de encerramento da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Veja estatísticas da partida ao fim do texto.
O Leão jogou atrás, mas buscava assustar em contra-ataques. Chegou ao gol na reta final do segundo tempo, em pênalti cobrado por João Paulo, sem chances para Muriel.
ACAAAAABOOOU!
— Avaí Futebol Clube (@AvaiFC) September 3, 2019
ACAAAABOOOOOOUUU!
VENCEMOS.
VENCEMOS!!
COMEMORE,
NAÇÃO AVAIANA!@FluminenseFC 0x1 @AvaiFC#VaipracimadelesLeao pic.twitter.com/hWPLpl9Tde
Avaí conquista primeira vitória no Brasileirão
Com o triunfo sobre o Tricolor, o Avaí conquistou a primeira vitória no Brasileirão, justamente fora de casa. Longe da Ressacada, o Leão tinha sete derrotas e um empate.
Vladimir brilha diante do Fluminense
O goleiro Vladimir brilhou nesta noite no Maracanã. O camisa 89 travou bons embates com João Pedro, Yony González e Nenê, por exemplo.
O arqueiro fez pelo menos cinco defesas difíceis em chances claras de gol do Fluminense. Além dos chutes de fora da área, bem espalmados para o lado do campo. O Tricolor pressionou, mas não conseguiu vencer Vladimir.
Fluminense e Avaí na tabela
Depois de encerrarem a 17ª rodada, Fluminense e Avaí continuaram na zona de rebaixamento. O resultado foi péssimo para os cariocas, que ficaram em 18º, com 12 pontos, seis atrás do Cruzeiro, a primeira equipe fora do Z-4. O Flu tem um jogo a menos que os concorrentes.
Já o Avaí manteve-se na lanterna, apesar da vitória. Os catarinenses chegaram a 10 pontos, dois atrás do CSA, que também venceu o Tricolor Carioca no Maracanã.
Ganso e Oswaldo de Oliveira vaiados
O meia Paulo Henrique Ganso até começou bem, mas caiu na segunda etapa. Ouviu algumas vaias ao ser substituído por Caio na etapa final. Outra parte de torcedores abafou as vaias com aplausos.
Já Oswaldo de Oliveira foi chamado de burro por torcedores já na sua segunda partida à frente do Fluminense. O técnico tirou João Pedro de campo no segundo tempo para promover a entrada do estreante Lucão.
O treinador voltou a ser xingado enquanto o árbitro Raphael Claus olhava o vídeo para marcar o pênalti de Caio em Iury.
Primeiro tempo
O Fluminense começou desorganizado, mas se acertou com o decorrer do tempo. O Tricolor foi melhor, mas pecou na definição.
Foram 14 finalizações do time de Oswaldo de Oliveira, que teve bom volume de jogo pressionando o Avaí no seu campo de defesa. Foram pelo menos três grandes chances claras de gol.
Nenê e João Pedro perderam boas chances, parando em Vladimir, que fez grande primeiro tempo. A maior delas foi com o meia, que recebeu grande passe do jovem atacante dentro da área, deixou o goleiro adversário no chão, não chutou e viu Vladimir se recuperar para defender o chute atrasado do camisa 77.
Atuando no contra-ataque, os catarinenses chegaram apenas duas vezes ao gol de Muriel, sem grandes sustos. Placar zerado ao fim dos 45 minutos iniciais.
Segundo tempo
O Fluminense manteve o mesmo ritmo na segunda etapa e continuou jogando no campo de ataque. A primeira boa chance foi aos seis minutos, novamente num embate entre João Pedro e Vladimir. Após cruzamento, o atacante tricolor cabeceou, e o goleiro defendeu.
Outras chances vieram aos 15 e aos 17. Primeiro, Nenê chutou de fora e obrigou Vanderlei a fazer boa defesa, espalmando para os lados. Depois, Caio Henrique cria a jogada e acha Yony González dentro da área, mas o atacante tirou muito de Vladimir: a bola passou pelo lado esquerdo gol para fora.
O Avaí respondeu aos 18, quando Paulo Henrique Ganso perdeu uma bola na intermediária para Caio, que achou Iury, que levantou na cabeça de Jonathan. O atacante cabeceou pela rede do lado de fora, levando perigo.
Logo na sequência, Ganso foi vaiado pelos torcedores. O que voltou a acontecer quando o camisa 10 foi substituído por Caio aos 23. O meia fez um bom primeiro tempo, mas caiu na segunda etapa.
Aos 35, o técnico Oswaldo de Oliveira já ouviu os gritos de "burro" das arquibancadas. O motivo foi ter tirado João Pedro para colocar o estreante Lucão em campo.
Aos 39, aconteceu o que a torcida tricolor temia. Com o auxílio do VAR, o árbitro Raphael Claus marcou pênalti de Caio, que havia entrado no segundo tempo, em Iury. Na cobrança, João Paulo cobra bem no canto, sem chances para Muriel: 1 a 0 para os visitantes.
Veja estatísticas e informações de Fluminense x Avaí
Fluminense x Avaí
Fluminense x Avaí
Fluminense x Avaí
Fluminense x Avaí
Fluminense x Avaí