Maracanã assiste a mais uma vitória do Botafogo
Alex Santana marca o gol da terceira vitória consecutiva do time de Eduardo Barroca; equipe tricolor, por sua vez, conhece a sua terceira derrota na competição

O começo de trabalho de Eduardo Barroca no Botafogo é de empolgar até o torcedor mais pessimista. Depois de estrear com derrota, o treinador levou o clube a mais uma vitória pelo Brasileirão neste sábado, a terceira consecutiva. O Alvinegro bateu o Fluminense por 1 a 0, gol de Alex Santana, em clássico movimentado no Maracanã.
ISSO É BOTAFOGO!!!
— Botafogo F.R. (@Botafogo) 11 de maio de 2019
Com gol de Alex Santana, FOGÃO vence o Fluminense por 1 a 0 no Maracanã e vai a 9 pontos no Brasileirão!!! #ValeuFogão
(Foto: Vitor Silva / Botafogo) pic.twitter.com/MsfciMWkNO
A equipe de Barroca chegou provisoriamente à segunda colocação do Campeonato Brasileiro com nove pontos ganhos em quatro rodadas. Já o Flu, que vinha de um vitória espetacular sobre o Grêmio, conheceu a sua terceira derrota no torneio e se mantém em 14º lugar, com três pontos.
Com resultado, FOGÃO conquista terceira vitória consecutiva no Brasileirão e soma 9 pontos na competição. Time volta a campo dia 19/05, contra Goiás, fora de casa!
— Botafogo F.R. (@Botafogo) 11 de maio de 2019
VALEU, FOGO! 🔥 pic.twitter.com/MKNSz7ytfw
O time de Fernando Diniz, que contou com o retorno do meia Ganso, criou as melhores chances no primeiro tempo. Aos 11 minutos, Caio Henrique cruzou rasteiro para Daniel, que bateu por cima. O Botafogo respondeu logo em seguida em finalização de Gustavo Bochecha para fora.
A grande oportunidade da etapa inicial ocorreu aos 24. Luciano fez uma grande jogada, driblou dos adversários e ficou na cara de Gatito. Mas o atacante finalizou em cima do goleiro paraguaio. Pedro, que estava livre ao centro, queria a bola e reclamou com o companheiro.
No abafa, Daniel rouba a bola e passa para Luciano fazer linda jogada. Goleiro adversário evita o que seria um golaço! #VamosFluzão #CâmeraDoFluzão pic.twitter.com/7lQrPbSqgI
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) 11 de maio de 2019
Aos 28, Erik ameaçou em chute forte de fora da área, levando perigo ao gol de Rodolfo. O lance começou justamente com um erro do goleiro tricolor, que saiu jogando mal e entregou nos pés do atacante alvinegro.
De volta à equipe titular, Pedro teve boa chance aos 42. O lateral-esquerdo Caio Henrique fez tudo certo e encontrou o camisa 9, que limpou para a direita e finalizou. Mas Gabriel foi bem no lance e conseguiu desviar a bola, que saiu para escanteio.
Alex Santana decide para o Botafogo
Veio a segunda etapa e o Fluminense continuou naquele padrão Fernando Diniz: controlando a posse de bola. O time tricolor, no entanto, esbarrava em um Botafogo bem armado, que quase não concedia espaços em seu campo defensivo.
Em mais uma boa trama de ataque, o Flu perdeu grande chance para abrir o placar aos dez minutos. Caio Henrique tabelou com Pedro e ficou frente a frente com Gatito. O lateral bateu mal e o paraguaio evitou o gol.
Caio Henrique chega em velocidade, faz a tabelinha com Pedro, e chuta de bico. Confira na #CâmeraDoFluzão a bela jogada do Fluminense! #VamosFluzão pic.twitter.com/vGipgVkaI5
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) 11 de maio de 2019
O Tricolor balançou as redes aos 19, mas não valeu. Em cobrança de falta em dois toques na entrada da área, Ganso tentou o gol, a bola desviou na barreira e sobrou para Luciano, que cabeceou para dentro. Só que o atacante estava impedido e o jogo seguiu 0 a 0.
Quando o clássico parecia estar mais favorável ao Fluminense, o Botafogo foi cirúrgico. Aos 26, o Glorioso avançou e o garoto Jonathan cruzou da esquerda na medida para a cabeçada certeira de Alex Santana: 1 a 0. Festa da torcida alvinegra, na tarde deste sábado, a visitante no Maracanã.
O VOLANTE-ARTILHEIRO! 🔥⚽️ pic.twitter.com/j1SnB8Scmn
— Botafogo F.R. (@Botafogo) 11 de maio de 2019
O mesmo Alex Santana poderia ter definido o jogo aos 32. Em contra-ataque veloz, o volante recebeu de Gustavo Bochecha um passe açucarado, driblou o goleiro Rodolfo e, com o gol aberto, bateu na rede pelo lado de fora.
Aos 35, o experiente Diego Souza quase marcou contra o clube que o revelou. Após escanteio cobrado para a área, a bola sobrou para o atacante alvinegro, que emendou de primeira para fora.
Na base do abafa o Flu foi para cima. Aos 36, Léo Artur invadiu a área e bateu com desvio. Gatito estava atento e espalmou para escanteio. Na sequência do lance, o Tricolor trabalhou pela esquerda e a bola foi alçada para Pedro, que testou no travessão. No rebote, Matheus Ferraz cabeceou para o gol.
Tudo igual no Maracanã, para delírio da torcida do Flu. Mas o VAR entrou em ação. Quando saiu o cruzamento, Pedro estava impedido. A arbitragem de vídeo auxiliou o juiz de campo, que anulou o tento de empate.
Depois disso, o Botafogo conseguiu segurar a vantagem e só passou aperto aos 46, quando Léo Artur chutou forte de fora da área e Gatito novamente apareceu bem, tocando para fora.
Fim de jogo em um Maracanã com 24.600 presentes, a maior parte de tricolores. Mas foi a minoria botafoguense que comemorou a terceira vitória na competição. Após um começo de ano muito ruim sob o comando de Zé Ricardo, o Glorioso passa a ter uma nova perspectiva para a sequência da temporada.
Após vitória no clássico, técnico Eduardo Barroca parabeniza entrega dos jogadores alvinegros, visa evolução no dia a dia e comemora bom início de Campeonato Brasileiro! #VamosFOGO ⭐️ pic.twitter.com/fIZga1b8bg
— Botafogo F.R. (@Botafogo) 11 de maio de 2019
O time de Eduardo Barroca encara o Goiás no próximo domingo, pela quinta rodada do Brasileirão, no Serra Dourada. Já o Flu fará dois jogos seguidos contra o Cruzeiro no Maracanã. O primeiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, ocorre na próxima quarta-feira (15), às 21h30, e o segundo, sábado que vem, pelo Brasileirão.