Voltou! Depois de 21 anos, o Bragantino retorna à Série A do Brasileirão
Clube de Bragança Paulista coroa ótima campanha na Série B com o acesso e parceria com Red Bull começa a dar frutos

O Bragantino está de volta à elite do futebol nacional. Com uma campanha impecável na Série B, o tradicional clube do interior paulista confirmou a vaga para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro com a vitória sobre o Guarani, 3 a 1, nesta terça-feira (5).
A última aparição do Braga na Série A foi em 1998. Faz tempo... Naquele ano, o time alvinegro ficou na penúltima colocação do torneio que contava com 24 clubes e foi rebaixado.
Vai mandar bom dia no grupo da família? Então esquece aquela montagem cansada do pôr do sol e já manda com esse vídeo 🅰️👏 pic.twitter.com/Pp1FX5ZKlJ
— Bragantino (@bragantino_real) November 6, 2019
Depois de 21 anos, o Bragantino conseguiu o acesso. Em 33 jogos na Série B, a equipe comandada por Antônio Carlos Zago somou 65 pontos. São 19 vitórias, oito empates e apenas seis derrotas. Uma campanha espetacular. O segundo colocado, Sport, está a oito pontos do Bragantino.
A força do time de Bragança Paulista nesta edição da Série B pode ser explicada por uma parceria firmada antes do início da competição.
O Bragantino fechou um acordo com a Red Bull. O investimento no clube cresceu repentinamente e o elenco que havia disputado o Campeonato Paulista como Red Bull Brasil, mandando os seus jogos em Campinas, migrou para o Massa Bruta, incluindo o técnico Antônio Carlos.
Sério, que time da por🤬!!!! pic.twitter.com/sdgvoNkufI
— Bragantino (@bragantino_real) November 6, 2019
Para o ano que vem, o projeto deve ser ainda mais "turbinado" financeiramente. O Bragantino vai virar Red Bull Bragantino e o escudo do clube também será modificado.
Três décadas atrás se iniciava a "época de ouro" do Bragantino
Há 30 anos o Braga conquistou o título brasileiro da Série B, algo que pode se repetir em 2019. Começava ali o período mais glorioso da história do clube.
No ano seguinte, em 1990, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, um então jovem treinador, o Bragantino foi campeão paulista na histórica final contra o Novorizontino.

Time campeão paulista em 1990 (Divulgação/Bragantino)
O Massa Bruta queria mais. Veio 1991. Luxemburgo saiu, mas entrou em seu lugar o já experiente Carlos Alberto Parreira, que havia conquistado o Brasileirão em 1984, pelo Fluminense.
O Bragantino fez grande campanha no Campeonato Brasileiro e chegou à final contra o São Paulo de Telê Santana. O Tricolor ganhou a primeira por 1 a 0 no Morumbi e segurou o empate sem gols em Bragança Paulista para levantar o troféu.
Depois daquela decisão, o Bragantino ainda ficou sete temporadas na Série A, até o rebaixamento em 1998.
Na década seguinte, o clube chegou a frequentar a Série C. Conquistou o título da terceira divisão nacional em 2007.
⬆️ Oi, @Bragantino_Real... Segue de volta! Nos vemos em 2020... Parabéns ao Alvinegro de Bragança pelo acesso após a 33ª rodada. Chega mais, torcedor do Massa Bruta! pic.twitter.com/eVe4gcE5w7
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) November 6, 2019
Ficou algumas temporadas novamente na Série B, mas voltou a disputar a terceira divisão em 2017. No ano seguinte, subiu para a segundona.
E agora, com o aporte financeiro da parceria, retorna à elite. O Bragantino sonha com voos mais altos. Não quer apenas fazer figuração na Série A. Os tempos vitoriosos voltaram à Bragança Paulista.