Cruzeiro e Fluminense aumentam chances de rebaixamento; confira como está a briga contra o Z-4
Avaí e Chapecoense ficam com situação quase irreversível

A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste domingo. E ela não foi boa para Cruzeiro e Fluminense, que empataram seus jogos em casa contra Fortaleza e Chapecoense, respectivamente.
A rodada só não foi pior porque o Ceará, outro time na luta contra o Z-4, também empatou em casa, com o Vasco. O Vozão chegou aos 30 pontos, os mesmos de Fluminense e um a mais que o Cruzeiro, primeira equipe da zona de rebaixamento.
Neste cenário, a Raposa (17º) e o Tricolor Carioca (16º) acabaram elevando as chances de rebaixamento para a Série B, de acordo com o matemático Tristão Garcia, dono do site especializado em estatística do futebol Infobola.
Os mineiros chegaram a 42% de possibilidade de queda, contra 35% antes do início da 28ª rodada. Já os cariocas subiram para 33%, subindo quatro pontos percentuais em comparação a 27ª rodada.
Tristão Garcia calculou as chances do Goiás, 10º colocado, para baixo. O Esmeraldino e o Vasco (11º), possuem 1% de chance de cair. Enquanto Atlético-MG (12º) e Botafogo (13º) têm 3% e 6%, respectivamente.
Do Fortaleza (14º) para baixo, elevam-se consideravelmente a chance de deixar a elite do futebol brasileiro em 2020. O Leão do Pici tem 12%, e o Ceará (15º), 31%. O CSA, em 19º, chegou a 73% depois de perder por 1 a 0 para o Flamengo, no Maracanã.
Chapecoense e Avaí em situação quase irreversível
Se algumas equipes vivem situações dramáticas na tabela de classificação, as de Chapecoense (19º) e Avaí (20º) se tornaram quase irreversíveis.
A Chape empatou com o Fluminense, no Maracanã, chegou a 18 pontos, a 11 do próprio Tricolor Carioca, primeira equipe fora do Z-4. Chegou a essa situação porque não vence há 13 jogos, desde a vitória sobre o rival Avaí na rodada 15.
O Avaí foi derrotado pelo Palmeiras, na Ressacada, com polêmico pênalti marcado a favor dos paulistas, que decretou a vitória dos visitantes.
O Leão vem de quatro derrotas seguidas e não conquista um triunfo há oito partidas, estando com apenas 17 pontos. A última vitória foi sobre o Atlético-MG, na 20ª rodada.
Neste contexto, as duas equipes catarinenses estão com 99% de chance de rebaixamento, só esperando o fim do Brasileirão para decretar a queda à Série B.
A situação é tão complicada que o goleiro João Ricardo, da Chape, deu entrevista após o empate com o Goiás, na 27ª rodada, afirmando que o torcedor deveria começar a se acostumar com a Série B.
Confira as chances de rebaixamento do Brasileirão
Avaí e Chapecoense - 99%
CSA - 73%
Cruzeiro - 42%
Fluminense - 33%
Ceará - 31%
Fortaleza - 12%
Botafogo - 6%
Atlético-MG - 3%
Vasco e Goiás - 1%