São Paulo interrompe sequência de oito vitórias do Flamengo no Brasileirão
Rubro-negro pode ver Palmeiras diminuir diferença para apenas um ponto na briga pelo título

Na estreia de Fernando Diniz, Flamengo e São Paulo empataram sem gols na noite deste sábado, no Maracanã, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado interrompeu sequência de vitórias do Rubro-negro, que pode ver o Palmeiras encostar na pontuação neste domingo.
Fim de papo. Ficou tudo como começou: 0x0. E aí, alguém merecia ter vencido? pic.twitter.com/wAWdkJffo9
— Campeonato Brasileiro (@Brasileirao) September 28, 2019
O 0 a 0 no placar não foi motivo por falta de chances criadas. As equipes de Jorge Jesus e Fernando Diniz criaram jogadas de perigo, mas não acertaram o gol no último momento, ora por defesas dos goleiros, ora por cortes da defesa.
Líder do Brasileirão e mandante, o Flamengo jogou melhor. No entanto, o São Paulo também soube jogar no Maracanã, tendo oportunidades de abrir o placar, mesmo com apenas um dia de treino de Fernando Diniz.
Flamengo: hoje não teve gol do Gabigol
O melhor ataque do Brasileirão não balançou as redes desta vez. O artilheiro da competição, Gabigol, não pode levantar o cartaz do torcedor escrito "Hoje tem gol do Gabigol", que já virou um mantra na torcida rubro-negra.
Fim de jogo. Flamengo empata com o São Paulo no Maracanã. #FLAxSAO pic.twitter.com/QhveFMXMtX
— Flamengo (@Flamengo) September 28, 2019
A última partida do Flamengo sem balançar as redes foi na derrota para o Bahia, na Fonte Nova, pela 13ª rodada.
Foi apenas o terceiro jogo rubro-negro sem marcar no Brasileirão. Os outros dois foram no empate sem gols com o Fluminense, na oitava rodada, e na derrota para o Bahia.
Flamengo tem sequência de vitórias interrompida
O empate com o São Paulo interrompeu a sequência de oito vitórias seguidas do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o que levou o rubro-negro à liderança. Além disso, o último empate do Flamengo no Brasileirão havia sido contra o Corinthians, em Itaquera, pela 11ª rodada.
Flamengo e São Paulo na tabela
Com o empate, o Flamengo chegou a 49 pontos e pode ver o Palmeiras ficar apenas um na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. O Verdão joga neste domingo contra o Internacional, às 16h, no Beira-Rio.
Já o São Paulo chegou a 36 pontos ficou na quinta posição. Ultrapassou o Corinthians, que ainda joga neste domingo, às 11h, contra o Vasco, em Itaquera. O Tricolor poderá ser ultrapassado pelo Timão, pelo Grêmio e pelo Bahia na sequência da rodada.
Fim de jogo no Maracanã. Pelo Campeonato Brasileiro, Flamengo 0x0 São Paulo #VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/xAceIWZNKC
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) September 28, 2019
Próximos jogos de Flamengo e São Paulo
O Flamengo começará mais uma decisão na próxima quarta-feira (02), quando enfrentará o Grêmio na Arena, em Porto Alegre, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. A partida será às 21h30.
Pelo Brasileirão, o Rubro-negro vai duelar com a Chapecoense no próximo domingo, às 11h, na Arena Condá, pela 23ª rodada.
Já o São Paulo terá a semana livre de trabalho para jogar contra o Fortaleza no próximo sábado, às 17h, no Pacaembu.
Primeiro tempo
O jogo começou agitado e eletrizante no Maracanã, que contou mais uma vez com casa cheia para apoiar o Flamengo. A torcida do São Paulo também marcou presença em sua pequena parte nas arquibancadas de visitante.
O Tricolor começou melhor nos primeiros minutos, com mais posse de bola, já ao estilo Fernando Diniz. A primeira chance foi criado justamente pelos paulistas.
Após troca de passes pelo lado esquerdo, Hernanes achou Reinaldo com liberdade para cruzar. O lateral cruzou no meio da área, e Pablo chegou primeiro que a defesa rubro-negra, de carrinho, para quase abrir o placar. Primeira boa jogada do confronto.
Aos seis minutos, o líder do campeonato respondeu, e com autoridade numa blitz. Foram pelo menos três finalizações com chances de gol. A primeira, com Renê, que obrigou Volpi a dar um tapa para fora.
Depois de bola levantada na área, Gabigol ajeita para o meio, a zaga tricolor afasta errado e chuta em cima de Volpi, quase gol contra. No rebote, Willian chega batendo no canto esquerdo, mas Bruno Alves apareceu de perna direita para evitar o gol.
A zaga tricolor ficou perdida dentro da área, numa série de erros que quase custaram levar o primeiro gol na era Fernando Diniz.
Depois do rápido domínio do São Paulo no início, o Flamengo conseguiu reverter e passou a jogar mais com a bola no pé, no campo de ataque. O Rubro-negro chegou a incríveis 71% de posse de bola, contra 29% do Tricolor.
Possível confirmar que ainda não deu tempo de Fernando Diniz implementar o seu estilo totalmente, até por ter treinado a equipe do São Paulo apenas uma vez, nesta sexta. Porque, geralmente, são as equipes do Diniz que ficam mais com a bola nos pés.
Os zagueiros do São Paulo buscavam sair tocando a bola, mas demonstravam não estarem prontos ainda para esse estilo de jogo de Fernando Diniz, que terá de trabalhar para ajustar a saída de bola.
Aos 17, mais uma chegada dos mandantes. Willian Arão subiu sozinho em cobrança de escanteio e quase abriu o placar. A bola foi em cima de Tiago Volpi, que fez defesa segura no meio. O goleiro chegou a ficar com metada do corpo dentro do gol.
Aos 26 minutos, o Tricolor abriu o placar, mas não valeu. Reinaldo faz bom passe para Daniel Alves, que, adiantado, fica livre na cara de Diego Alves. O camisa 10 chuta no canto direito do goleiro e balança as redes. No entanto, a arbitragem assinalou impedimento, corretamente.
O Flamengo continuou mais com a bola no pé. O São Paulo ficou com dificuldades para chegar ao ataque. Pablo participou pouco do primeiro tempo. Daniel Alves também não teve liberdade para jogar e criar chances para o Tricolor.
Mas só foi ter uma nova boa jogada aos 38, quando Arrascaeta achou Gabigol livre na frente depois de passe errado de Luan no meio. O camisa 9 chegou pelo lado esquerdo da área. Bruno Henrique estava livre no meio para só empurrar, mas Arboleda conseguiu se recuperar e jogar para escanteio. Quase!
Aos 46, enfim uma boa jogada do São Paulo. A bola chegou da direita com Juanfran e Antony. O lateral viu Daniel Alves no meio, e o camisa 10 fez bom passe para Tchê Tchê dentro da área. O volante chutou prensado em cima da marcação.
Apesar do primeiro tempo eletrizante, a partida foi boa, mas foi sem gols para o intervalo. A última vez que o Flamengo terminou um primeiro tempo sem fazer gol foi na derrota para o Bahia, antes da sequência de vitórias seguidas.
Intervalo no Maraca. Jogo bem disputado, mas sem gols até o momento. #FLAxSAO
— Campeonato Brasileiro (@Brasileirao) September 28, 2019
📸 Thiago Ribeiro/AGIF pic.twitter.com/xQjQ21628r
Segundo tempo
Jorge Jesus voltou com Rafinha no lugar de Rodinei, e Piris da Motta deu espaço para Gerson. Quase todo o time titular rubro-negro, faltando apenas Filipe Luís na esquerda. O lateral permaneceu no banco. O São Paulo voltou o mesmo.
A primeira boa chegada da etapa final foi aos oito minutos. E dos donos da casa. Depois de lateral rápido pela esquerda, Bruno Henrique recebe, ajeita e bate forte, obrigando Volpi a fazer boa defesa.
O início do segundo tempo começou com a posse de bola mas equilibrada: Flamengo 56% x 44% São Paulo. Com 15 minutos, os mandantes tinham 12 finalizações, e os visitantes apenas quatro.
Vendo que o gol não saía, a torcida rubro-negra tentou esquentar o jogo na noite fria e chuvosa do Rio de Janeiro.
Aos 20 minutos, Tiago Volpi brilhou no Maracanã em duas oportunidades.
Na primeira, Rafinha tabelou com Arrascaeta e chutou no canto direito do goleiro, que pulou para dar um tapa na bola e evitar o gol rubro-negro. Na segunda, Gerson recebeu enfiada dentro da área, viu Volpi crescer e chutou em cima do arqueiro são-paulino.
Aos 21, foi a vez de Diego Alves mostrar serviço. Pablo toca errado para Antony, a bola chega para Pablo Marí, que falha. Antony fica com a bola e invade a área, com liberdade. Na hora do arremate, o atacante chutou rasteiro, mas a bola bateu embaixo de Diego Alves e foi para escanteio.
Diniz colocou Vitor Bueno na vaga de Tchê Tchê, com 21 minutos.
Aos 28 minutos, o Flamengo também teve um gol anulado. Gabigol recebeu dentro da área e serviu Bruno Henrique embaixo da trave, livre de marcação. O camisa 27 só empurrou para o fundo do gol, mas a arbitragem marcou impedimento, confirmado pela arbitragem de vídeo.
Aos 30 minutos, Gabigol faz falta em Daniel Alves, que recebeu uma entrada por cima do atacante. O camisa 9 recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso para enfrentar a Chapecoense na próxima rodada.
Jesus colocou Filipe Luís no lugar de Renê, deixando todo o time titular em campo.
Apesar da movimentação das equipes em campo, não voltou a ter grandes jogadas criadas, terminando empatada sem gols.
Veja estatísticas de Flamengo x São Paulo
Flamengo x São Paulo
Flamengo x São Paulo
Flamengo x São Paulo
Flamengo x São Paulo