Timão solidário: Corinthians bate Ceará e Cruzeiro pode sair da zona de rebaixamento na quinta
Gustavo fez o único gol da partida no segundo tempo e garantiu o clube paulista na Libertadores de 2020

A torcida do Cruzeiro pode respirar um pouco mais aliviada. E esperançosa na permanência da Raposa na primeira divisão. Isso porque o Corinthians derrotou o Ceará por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (4), no Castelão.
Gustavo castigou o rival do Fortaleza, seu ex-clube, ao marcar de cabeça o gol da vitória do Timão, aos 36 do segundo tempo.
O Ceará segue fora da zona de rebaixamento, na 16ª colocação com 38 pontos. Mas pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro se o clube mineiro, que tem 36 pontos, superar o Grêmio na noite desta quinta-feira, em Porto Alegre.
Já o Corinthians está garantido na Libertadores de 2020. Com 56 pontos, o Timão é o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro e ainda tem chances de conseguir uma vaga na fase de grupos do torneio continental.
Gustavo libertador! O @Corinthians vence e vai jogar a @LibertadoresBR novamente! Timão... pic.twitter.com/VdCbesIBeM
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) December 5, 2019
Corinthians fica com um a mais e chega ao triunfo
Depois de um primeiro tempo muito truncado e de poucas oportunidades, o jogo ficou mais aberto na segunda etapa, especialmente quando o Ceará teve um atleta expulso.
Aos 25 minutos, Lima fez falta dura em Ramiro e recebeu o segundo cartão amarelo.
Com vantagem numérica, o Corinthians passou a atacar mais. Aos 32, Gustavo entrou no lugar de Ramiro.
Quatro minutos depois, o próprio centroavante apareceu para fazer o gol da vitória. Tudo começou em linda jogada de Janderson pela esquerda. O rápido atacante driblou dois marcadores e tentou o cruzamento, mas a defesa do Vozão acabou afastando para escanteio.
Clayson cobrou para dentro da área, Gustavo subiu e meteu a cabeça na bola: 1 a 0. Festa da torcida corintiana no Castelão e dos cruzeirenses pelo Brasil afora.
Desarrumado, o Ceará não teve forças para reagir. O argentino Boselli ainda finalizou no travessão nos acréscimos. E o placar não se movimentou mais.
#TimãoNaLiberta!
— Corinthians (@Corinthians) December 5, 2019
Com gol de Gustavo, Corinthians vence o Ceará no Castelão e se garante na fase preliminar da Libertadores de 2020. O próximo jogo do Alvinegro é neste domingo (08), às 16h, na @A_Corinthians, contra o Fluminense, pela última rodada do Nacional.#VaiCorinthians pic.twitter.com/OcmFjQR2lS
Ceará vai ao Rio de Janeiro para tentar evitar a queda
Se o Cruzeiro não derrotar o Grêmio nesta quinta, o Ceará vai continuar fora do Z4, mas com chances reais de ser rebaixado na última rodada.
O Vozão encara o Botafogo no domingo, no Nilton Santos. No mesmo dia, a Raposa, concorrente direta na briga contra a degola, recebe o Palmeiras, no Mineirão.
Pensando no ano que vem e ainda sonhando com uma vaga na fase de grupos da Libertadores, o Corinthians duela com o Fluminense, em Itaquera, também no domingo.