Em jogo de arbitragem polêmica, Grêmio bate Vasco
VAR entra em ação para anular gol vascaíno em lance duvidoso e time de Renato consegue a virada com brilho de Pepê

O VAR roubou a cena na tarde deste sábado (13), na Arena do Grêmio. Com dois gols de Pepê, o time gaúcho venceu o Vasco por 2 a 1 de virada, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Yago Pikachu, de pênalti, fez o tento vascaíno.
Mas um lance crucial mudou o rumo da partida logo no começo do segundo tempo. Pikachu marcou o gol que deixaria o Vasco com dois de vantagem, mas a arbitragem, com o auxílio do VAR, assinalou uma falta polêmica de Rossi na origem da jogada e invalidou o lance.
A equipe de Renato Gaúcho chegou a 14 pontos no Brasileirão e assumiu, momentaneamente, a oitava colocação. Já o time de Luxemburgo segue com nove pontos, no 15º lugar.
FIM DE JOGO#Grêmio 2x1 @VascodaGama
— Grêmio FBPA (@Gremio) 13 de julho de 2019
DE VIRADA! Com dois gols de Pepê, viramos a partida e vencemos na retomada do #Brasileirão2019!
💪🏽⚽🇪🇪 #GRExVAS #VamosTricolor pic.twitter.com/3aq6Y2jTG2
Diante de um Grêmio que poupava alguns titulares, como Everton Cebolinha, que iniciou a partida no banco, o Vasco fez um primeiro tempo inteligente e foi para o intervalo em vantagem.
Aos 12 minutos, após escanteio cobrado na área, o estreante David Braz puxou Oswaldo Henríquez. O árbitro assinalou pênalti do zagueiro gremista.
Yago Pikachu foi para a cobrança e bateu com categoria: 1 a 0.
⚡Gol do Pikachu na câmera da estagiária.
— Vasco ◤✠◢ (@VascodaGama) 13 de julho de 2019
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀#VascoDaGama pic.twitter.com/tdMCA58tFR
Apático em campo, o Grêmio tinha a posse de bola, mas não conseguia criar chances de perigo, nem mesmo com Luan, que voltou a iniciar uma partida na equipe de Renato.
O treinador do Tricolor resolveu ousar ainda na etapa inicial e promoveu a entrada de Everton no lugar do volante Rômulo.
Mesmo assim, quem teve chance clara antes do fim do primeiro tempo foi o Vasco, que quase ampliou aos 44. Raul ficou cara a cara com Paulo Victor e goleiro gremista fez grande defesa, evitando o segundo gol vascaíno.
VAR anula gol de Pikachu
Mal começou o segundo tempo e o Vasco balançou as redes.
Antes do primeiro minuto, Pikachu recebeu de Rossi, invadiu a área e tocou para fazer um belo gol. Tudo parecia normal, mas o árbitro Rodolfo Toski Marques foi alertado pelo VAR e reviu a origem da jogada.
Marques assinalou falta de Rossi em Matheus Henrique quando o jogador do Vasco conduzia a bola e, para se proteger, acabou encostando no atleta do Grêmio. Lance muito polêmico. Rossi ainda levou cartão amarelo.
O Grêmio melhorou no jogo e chegou ao empate aos 15.
Luan entregou para Pepê, o atacante entrou na área e bateu cruzado, sem chances para Fernando Miguel: 1 a 1.
A virada gaúcha quase veio com o próprio Pepê, aos 20.

Rafael Ribeiro/Vasco
Everton acionou Luan, que trouxe para o pé esquerdo e bateu para o gol. A bola desviou na zaga e sobrou para Pepê, que finalizou de primeira para fora. Uma chance incrível desperdiçada pelo jovem atleta.
Os jogadores do Vasco ficaram muito irritados porque Rossi estava caído e o árbitro não parou o jogo.
Depois de algum tempo sem ameaçar a meta defendida por Paulo Victor, o Vasco chegou aos 27. E quase marcou. Após troca de passes, Marcos Júnior rolou para Danilo Barcelos, que chutou para a defesa de Paulo Victor. A bola voltou para Marcos Júnior, mas o ex-jogador do Bangu emendou para fora.
Quando tudo parecia se encaminhar para o empate, coube a Pepê entrar em ação novamente para fazer o gol da vitória do time da casa, aos 40 minutos.
O veterano lateral-direito Léo Moura cruzou na medida para a cabeçada certeira do artilheiro da tarde.
(2T/41min) PEPÊ, DE NOVO ELE! Em um lançamento perfeito de Léo Moura, Pepê estava bem posicionado na área para cabecear e virar o marcador!! BOA, MEU GURI!!#Grêmio 2x1 @VascodaGama
— Grêmio FBPA (@Gremio) 13 de julho de 2019
💪🏽⚽🇪🇪 #GRExVAS #Brasileirão2019 #VamosTricolor pic.twitter.com/lFapY0M6SS
No último lance da partida, o Vasco quase deixou tudo igual.
Danilo Barcelos cobrou falta para dentro da área e Lucas Mineiro cabeceou com muito perigo, à direita do gol de Paulo Victor.
A vitória acabou ficando mesmo com o Grêmio, em jogo que será lembrado pela interferência polêmica da arbitragem.

Rafael Ribeiro/Vasco
O Tricolor Gaúcho agora volta a pensar em Copa do Brasil. Na próxima quarta (17), o Grêmio faz o jogo de volta pelas quartas de final do torneio, contra o Bahia, na Fonte Nova. A primeira partida terminou 1 a 1.
Já o Vasco volta a atuar pelo Brasileirão no próximo sábado. E será em um clássico. O Cruzmaltino vai receber o Fluminense, em São Januário.