Figueirense pode abandonar a Série B; clube briga com empresa gestora
Alvinegro está em guerra com a gestora Elephant, quem pediu afastamento à Confederação Brasileira de Futebol

Mais um capítulo assombroso do Figueirense na Série B. De acordo com o site globoesporte.com, o clube comunicou, por meio da empresa gestora Elephant, que vai abandonar a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
>>Veja também<<
Arrascaeta diz que será mais difícil Flamengo manter liderança
Avaí vence Atlético-MG e deixa lanterna
Luan pede foco ao Grêmio contra o Avaí
O clube, por sua vez, divulgou nota nesta terça-feira negando que deixará o Brasileirão e confirmou que a partida de hoje à noite contra o Bragantino, no Orlando Scarpelli, está confirmada.
- O Figueirense Futebol Clube informa que não foi comunicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o pedido feito pelo ex-presidente, Claudio Honigman, de abandonar a disputa do Campeonato Brasileiro. Nas próximas horas, a equipe jurídica do clube encaminhará à CBF toda a documentação necessária para desmentir a intenção de desistir da disputa - diz trecho de nota do Figueirense.
Figueirense em rota de colisão com a Elephant
A CBF, no entanto, ainda vai avaliar a validade do pedido de desistência da Elephant, uma vez que o Conselho Deliberativo do Figueirense havia divulgado um documento, na última quinta-feira, afirmando que o acordo entre o clube e a empresa foi desfeito.
Em outro comunicado, assinado por Francisco de Assis Filho, que se intitulou presidente do clube na nota, o Figueirense afirmou que a Elephant deverá entregar todos os documentos e senhas relacionados ao Alvinegro, sob pena de multa diária.
O que prevê o regulamento da Série B?
O regulamento da CBF, no artigo 61, prevê que uma equipe ficará suspensa por dois anos de qualquer competição organizada pela entidade em caso de abandono de disputa, nos profissionais e nas divisões de base.
O Figueirense só poderia voltar a atuar na Série D, após o período da suspensão.
Confira a nota oficial do Figueirense
"O Figueirense Futebol Clube informa que não foi comunicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o pedido feito pelo ex-presidente, Claudio Honigman, de abandonar a disputa do Campeonato Brasileiro.
Nas próximas horas, a equipe jurídica do clube encaminhará à CBF toda a documentação necessária para desmentir a intenção de desistir da disputa.
O clube comunica ainda que nunca cogitou a desfiliação ou o abandono do Campeonato Brasileiro. O jurídico do clube analisa o caso.
Tranquilizamos a Nação Alvinegra e informamos que a partida desta noite, contra o Bragantino, no Estádio Orlando Scarpelli, está confirmada. Contamos com a presença e o apoio de nossa imensa e apaixonada torcida."
Confira a segunda nota oficial do Figueirense, assinada por Francisco de Assis Filho
"Em virtude da divulgação de notícias de que o Sr. Cláudio Honigman teria comunicado à CBF que o Figueirense abandonaria a Série B do Campeonato Brasileiro, comunicamos a todos, desde já, que na data de ontem (23/09/2019) foi proferida decisão judicial decretando-se a ineficácia de todos os atos por ele praticados na gestão do clube a partir das 18h30 do dia 20/09/2019, incluindo-se aí referida comunicação de abandono.
Além disso, restou determinado ao Sr. Cláudio Honigman que entregue à Associação Figueirense, imediatamente, todos os documentos e senhas que tenha relacionadas ao clube, sob pena de multa diária. Os ofícios de comunicação da decisão à Federação Catarinense de Futebol e à Confederação Brasileira de Futebol já foram expedidos e estão pendentes de cumprimento por Oficial de Justiça.
Reafirmamos o nosso compromisso com a torcida alvinegra de que o clube seguirá sua retomada, a iniciar pelo jogo de hoje, às 21h30, contra o Bragantino.
Maiores esclarecimentos serão prestados no decorrer do dia."