Fla 2019 x Fla 2009: time atual tem desempenho muito superior ao de dez anos atrás
Quando conquistou o Brasileirão pela última vez, com o brilho de Adriano, o Rubro-Negro fez 67 pontos, dez a menos do que tem agora, em 32 rodadas

Há dez anos a torcida do Flamengo não comemora o título brasileiro. Em 2009, poucos acreditavam na equipe rubro-negra ao longo da competição, mas o time cresceu na reta final e chegou ao improvável caneco.
Uma década depois, o Campeonato Brasileiro se aproxima novamente do Fla. Falta bem pouco para o clube da Gávea confirmar a conquista. São dez pontos de vantagem sobre o Palmeiras e restam seis rodadas para o fim da competição.
Qual time é melhor? O Flamengo de 2009 ou o de 2019? Em termos de pontuação não há dúvida.
O Fla de 2009 somou 67 pontos no Brasileirão. É o campeão com a pontuação mais baixa na história dos pontos corridos.
Já o Fla de 2019 tem 77 pontos e mais 18 para disputar. Está a cinco pontos de bater um recorde. Em 2015, o Corinthians foi campeão com 81, a maior marca da história do Brasileirão com 20 clubes em pontos corridos (desde 2006).
Os gols do Mengão na vitória sobre o Bahia pelas lentes do estagiário! 🎥 #VoltaPorCima pic.twitter.com/Ne8zj2i2Fi
— Flamengo (@Flamengo) November 11, 2019
O Rubro-Negro venceu 19 jogos em 38 na campanha vitoriosa de 2009. Dez anos depois, o Fla já tem 24 vitórias em 32 jogos.
A superioridade numérica do time atual se reflete também em gols marcados. Neste ano, ainda com seis jogos para o fim do Brasileirão, o Flamengo balançou as redes 68 vezes. Em 2009, a equipe de Adriano e Petkovic fez 58 gols na competição inteira.
Se hoje o time de Jorge Jesus tem o melhor setor ofensivo do torneio, há dez anos o Fla foi apenas o sexto ataque mais positivo.
A retaguarda atual também vai melhor que a de 2009. São 26 gols sofridos no Brasileirão 2019. O Flamengo tem a terceira melhor defesa da competição, atrás apenas de São Paulo e Palmeiras. Quando conquistou o título pela última vez, o Rubro-Negro sofreu 44 gols na campanha.
Adriano x Gabigol
O Campeonato Brasileiro de 2009 ficou marcado pelo brilho do Imperador. Adriano retornou em baixa ao futebol brasileiro e muitos duvidavam do que ele ainda podia fazer.
Com 19 gols no torneio, o centroavante conduziu o Flamengo ao título. Terminou o Brasileirão como artilheiro ao lado de Diego Tardelli, que estava no Atlético-MG. E recebeu a Bola de Ouro da revista Placar, prêmio concedido ao melhor jogador da competição.
Foi um ano inesquecível para Adriano e para a torcida rubro-negra.
A curiosidade é que o Imperador tinha acabado de voltar da Inter de Milão em 2009. E dez anos depois, o mesmo clube italiano emprestou Gabigol para o Fla.
E esse encontro? O @gabigol pediu a benção ao nosso Rei! 👑 #CRF pic.twitter.com/hr2NzNJToq
— Flamengo (@Flamengo) November 12, 2019
O camisa 9, que tem contrato até o fim do ano, faz uma temporada mágica. No Brasileirão, superou o número de Adriano.
Gabigol é o artilheiro do torneio com 21 gols. Chegou a 37 no ano, melhor marca de um jogador do Flamengo neste século. O feito pertencia a Hernane em 2013, com 36.
2️⃣1️⃣ vezes @gabigol no @Brasileirao! HOJE TEVE DE NOVO! O artilheiro está iluminado! #VoltaPorCima
— Flamengo (@Flamengo) November 11, 2019
📸: Alexandre Vidal/CRF pic.twitter.com/EHQQmL6EXJ
Mudanças no comando
Em 2009 o Flamengo começou o Brasileiro treinado por Cuca. Mesmo com o título estadual daquele ano, o trabalho do treinador era contestado.
O comandante não resistiu ao empate em 1 a 1 com o Barueri, no Maracanã, na 13ª rodada. Deixou o Fla com 17 pontos, na 11ª colocação.
Andrade assumiu de forma interina. A ideia do clube era buscar um novo treinador. Mas o ex-jogador, membro do histórico time do Fla de 1981, foi tocando o barco.
A arrancada veio no segundo turno. O Flamengo assumiu a liderança na penúltima rodada, quando bateu o Corinthians por 2 a 0 em Campinas.
O desfecho perfeito foi a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Maracanã lotado. Andrade, que havia conquistado quatro títulos brasileiros como atleta do Fla, se tornava campeão também como técnico.
Veja também:
O que o Flamengo precisa para ser campeão
Tudo sobre Flamengo x Vasco desta quarta-feira
Em 2019, o Rubro-Negro também vinha de uma conquista de Campeonato Carioca, sob o comando de Abel Braga.
Mas o treinador era muito questionado por não fazer o time jogar bem. Após a sexta rodada do Brasileirão, Abel pediu demissão.
O Flamengo ousou e buscou o substituto na Europa. Jorge Jesus, consagrado em Portugal, desembarcou no Ninho do Urubu.
Que momento!
— Flamengo (@Flamengo) November 12, 2019
📷: @AlexandreVidal1 / CRF pic.twitter.com/g32gHxBJro
Em 23 partidas, o português conseguiu 60 pontos: 19 vitórias, três empates e apenas uma derrota (3 a 0 para o Bahia, na Fonte Nova).
Time base de 2009: Bruno, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Juan; Airton, Willians, Maldonado e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. Técnico: Andrade.
Time base de 2019: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol.