Grêmio: Análise de elenco para a temporada 2020
Confira a nossa análise sobre o elenco do Grêmio para a temporada 2020. Equipe chega forte para a Libertadores

A temporada do Grêmio já está em andamento.
É bem verdade que estamos apenas no início do ano e com apenas duas competições que o Tricolor Gaúcho participa, mas como chega este Grêmio 2020 para os principais torneios que disputa?
Fizemos uma análise de todos os setores Gremistas para termos uma noção de como chega a equipe para a temporada.
Hoje, com a paralisação das competições, temos o seguinte cenário para a equipe Gaúcha.
Líder de seu grupo no segundo turno do Campeonato Gaúcho, a equipe venceu os seus 3 jogos até então.
Na Copa Libertadores, uma importante vitória fora de casa e um empate na Arena Grêmio no clássico contra o Inter fazem a equipe ocupar a segunda colocação do Grupo E, com o mesmo número de pontos do rival Internacional.
Para o Campeonato Brasileiro, a equipe de Renato Portaluppi, como sempre, entra para brigar pelo título, desde que leve a sério a competição, já que nos últimos anos tem dado foco principal as competições de formato eliminatório.
E o que mudou na equipe Gremista para 2020?
Vamos analisar agora.
Grêmio mais forte no setor defensivo
A defesa foi onde o Grêmio mais investiu em contratações.
A primeira mudança na equipe ocorre na principal posição defensiva.
O goleiro Paulo Victor, muito questionado na temporada passada, perdeu a vaga de titular.
Vanderlei foi contratado para assumir a posição de titular em negociação que custou 645 mil Euros aos cofres do clube, algo em torno de 3.5 milhões de Reais pela cotação atual.
Vanderlei se junta a Kannemann e Geromel, o que faz a defesa titular do Grêmio ser uma das mais fortes entre os clubes da Série A do Brasileirão.
O elenco também possui peças de reposição para o setor, fator importante devido a grande quantidade de competições presentes no calendário do Tricolor Gaúcho.
Destaques para David Braz e Paulo Miranda, que já faziam parte do elenco, além da aposta em Rodrigues, zagueiro central de 22 anos, contratado junto ao ABC de Natal.
Ainda no setor defensivo, dois bons nomes chegaram para as laterais, Victor Ferraz e Orejuela, vindos de negociações com o Santos e o Cruzeiro, respectivamente, além do polivalente Caio Henrique, que pode atuar tanto na lateral como no meio de campo, e que por hora é o titular da lateral esquerda.
Consideramos o setor defensivo do Grêmio muito forte em todas as posições, o que pode fazer a diferença em competições aguerridas, como a Libertadores e a Copa do Brasil.
Para o Campeonato Brasileiro, também apostamos nas boas peças de reposição do elenco, importante fator para uma competição longa.
A equipe ainda conta com o Lateral Cortês, titular em toda a temporada passada.
O Grêmio chega muito forte no seu setor defensivo.
Meio de campo Gremista com apenas duas novidades
No setor de meio de campo houveram apenas duas contratações, ambas vindas do Cruzeiro.
O experiente Thiago Neves chega para tornar o setor mais agudo e criar mais oportunidades para os homens de frente da equipe.
Além de bom finalizador, Thiago Neves, ao longo de sua carreira, tem participações importantes em jogos decisivos, e pode contribuir muito com o seu jogo.
Outro que chega para ser titular é o volante Lucas Silva. Com 27 anos, o jogador já teve passagens por Real Madrid, Olympique Marselha e Cruzeiro.
Além do trabalho de proteção à zaga, Lucas também tem bom aproveitamento nas jogadas aéreas e pode contribuir muito com o jogo imposto por Renato Gaúcho.
Consideramos o meio campo do Grêmio o setor mais carente da equipe.
Com muitos jogadores de contenção, a equipe terá dificuldades no setor de criação.
Renato terá de encontrar uma solução para o setor.
Ataque do Tricolor Gaúcho tem qualidade, mas poucas peças de reposição
A única contratação para o setor ofensivo foi o veterano Diego Souza, que chegou por empréstimo junto ao São Paulo.
O jogador vem sendo utilizado como centroavante por Renato Portaluppi, e pode ser uma solução para a contestada posição na temporada passada.
Com maior poder de finalização do que André, titular na última temporada, Diego Souza pode render no Grêmio e se recuperar de uma temporada ruim, onde pelo Botafogo, teve muitos problemas.
Everton “Cebolinha” e Alisson completam o ataque titular do Tricolor Gaúcho, que tem nestas duas peças o seu escape de velocidade, o que torna o ataque Gremista extremamente perigoso.
Everton, inclusive, é considerado um dos atacantes mais perigosos do futebol Brasileiro e tende a fazer mais uma ótima temporada.
Vale também destacar o garoto Pepê, que após uma boa temporada no ano de 2019, vem se consolidando cada vez mais como opção do técnico para entrar no decorrer das partidas.
André, muito contestado, e Luciano, compõem o setor, sendo este último utilizado com mais frequência.
Temos o ataque do Grêmio como ponto chave para o desempenho da equipe, com dois extremos velozes de muita habilidade e com um centroavante experiente que não vacila em colocar a bola para dentro, o Grêmio pode colher bons frutos caso a parceria entre estes três jogadores dê liga.
Vamos aguardar para ver.
O Grêmio é sempre um time muito forte, ainda mais com a presença de Renato Portaluppi no comando da equipe por mais uma temporada.
E você?
Conta pra gente o que espera deste Grêmio 2020.
Deixe o seu comentário.