Para ficar de olho: o que você precisa saber sobre a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
O Flamengo tenta manter a larga vantagem sobre o Palmeiras, o Corinthians tenta sair da crise, e o Flu, desesperado, reencontra Fernando Diniz

Está chegando a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meio da semana será agitado com dez partidas pelo torneio nacional.
Na disputa pelo título, o Palmeiras ainda tenta incomodar o Flamengo e vai a São Januário desafiar o Vasco. A diferença é de oito pontos a favor do Rubro-Negro.
Já o Corinthians, em crise, busca se reerguer após a demissão de Fábio Carille. Sem vencer há sete jogos, o Timão recebe o Fortaleza de Rogério Ceni.
O líder do torneio faz o clássico com o Botafogo, no Nilton Santos, um duelo importante também na parte de baixo da tabela. O Glorioso somou apenas seis pontos em 11 rodadas no returno e está perto da zona de rebaixamento.
Quem abre o Z4 é o Fluminense, com 31 pontos. O Tricolor das Laranjeiras tem uma pedreira na quarta. Vai ao Morumbi para encarar o São Paulo e reencontrar o técnico Fernando Diniz, que dirigiu o Flu no primeiro turno da competição.
Os principais jogos da rodada
Vasco x Palmeiras - São Januário - quarta-feira (6), às 21h30.
Depois de uma boa sequência sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Vasco fez três partidas ruins. O Gigante da Colina empatou com o Ceará, em Fortaleza, foi derrotado em casa pelo Grêmio e empatou sem gols o clássico contra o Fluminense, no último sábado, no Maracanã.
Não tem jeito, quarta é dia de Colina! 🔥❤💢
— Vasco (@VascodaGama) November 4, 2019
👉 https://t.co/lKhApXDYSI#VascoDaGama pic.twitter.com/bhy4RBnleq
O sonho de conseguir uma vaga para a Libertadores de 2020 ficou bem mais distante. Com 39 pontos, na 11ª colocação, o Vasco deseja se livrar o mais rápido possível do risco matemático de rebaixamento, que no momento já é pequeno.
Do outro lado, o Palmeiras quer manter vivo o sonho do bicampeonato. É difícil, mas não impossível.
O Verdão tem 63 pontos, está a oito do Flamengo, e vem de três vitórias consecutivas. Superou Avaí (2x1), em Florianópolis, São Paulo (3x0) e Ceará (1x0), no Allianz Parque.
“Dia para ficar marcado na minha vida.”
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 3, 2019
Com a palavra do protagonista da vitória do Verdão, o vídeo de bastidores está no ar! Confira na TV Palmeiras/FAM ➤ https://t.co/3BRigunqPN#AvantiPalestra #PALxCEA pic.twitter.com/blvX3c6zrv
No primeiro turno, os times se enfrentaram no estádio do Palmeiras, no dia 27 de julho. O jogo terminou 1 a 1.
Prováveis escalações
Vasco: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Leandro Castán, Oswaldo Henríquez e Danilo Barcelos ; Raul, Guarín e Marcos Junior; Marrony, Ribamar e Rossi. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Bruno Henrique, Thiago Santos e Zé Rafael; Gustavo Scarpa; Dudu e Deyverson. Técnico: Mano Menezes.
Flamengo tenta manter "gordura"
Botafogo x Flamengo - Nilton Santos - quinta-feira (7), às 20h.
Em busca de mais uma vitória no Brasileirão, o Fla de Jorge Jesus encara o Botafogo, na quinta-feira. O clássico será no estádio do Glorioso, com 10% de ingressos disponíveis para a torcida rubro-negra.
Bom dia, Nação! Logo mais, às 16h, o Mengão inicia a preparação no Ninho do Urubu para o jogo contra o Botafogo, pelo Brasileirão. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) November 5, 2019
📸 Paula Reis pic.twitter.com/QteZ2QFPUg
O Flamengo não perde desde o dia 4 de agosto, quando levou 3 a 0 do Bahia na Fonte Nova. Dos últimos 51 pontos disputados no Brasileirão, o time de Jesus faturou 47, um aproveitamento impressionante. São 71 pontos do líder na competição
Já o Botafogo vem em momento oposto. Apenas seis pontos nos últimos 33 disputados e uma aproximação perigosa da zona de rebaixamento.
A certeza que estaremos sempre lado a lado! Quinta-feira tem clássico, vamos lutar junto com o BOTAFOGO! #VamosFOGO ⭐️
— Botafogo F.R. (@Botafogo) November 4, 2019
📸 Vitor Silva / Botafogo pic.twitter.com/WF7L7UzVCS
O Glorioso perdeu as suas últimas três partidas e se encontra na 14ª colocação, com 33 pontos.
No primeiro turno, no Maracanã, Flamengo e Botafogo protagonizaram um jogo de muitos gols. O Fla venceu por 3 a 2.
Prováveis escalações
Botafogo: Gatito; Fernando, Joel Carli, Gabriel e Yuri; Bochecha, Wenderson e João Paulo; Marcinho, Igor Cássio e Victor Rangel. Técnico: Alberto Valentim.
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, De Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.
Flu desesperado contra o São Paulo no G4
São Paulo x Fluminense - Morumbi - quinta-feira (7), às 19h30.
É o reencontro entre Fernando Diniz e o Flu. O técnico, que dirigiu a equipe carioca em boa parte deste ano, agora comanda o time paulista.
O São Paulo tenta engrenar no Brasileirão. Em quarto lugar, com 52 pontos, os comandados de Diniz buscam a segunda vitória seguida depois dos 3 a 0 sobre a Chape, no sábado.
Nesta quinta, o Tricolor volta a jogar em casa. Os são-paulinos encaram o Fluminense, às 19h30, e contam com o apoio das arquibancadas #VamosSãoPaulo 🇾🇪
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 5, 2019
Compre seu ingresso 👉🏾 https://t.co/ew6ey5V1pS pic.twitter.com/21YYKGL6sV
Enquanto isso, o Fluminense está desesperado na briga para fugir da degola.
O Flu tenta quebrar a sequência de cinco jogos sem vencer. A última vitória foi no dia 12 de outubro, 2 a 0 sobre o Bahia, no Maracanã. Com apenas 31 pontos, o Tricolor do Rio está na 17ª colocação, dentro do Z4.
O confronto entre as equipes no primeiro turno terminou com vitória por 2 a 1 do São Paulo no Maracanã. Diniz ainda era treinador do Flu.
O grupo Tricolor se reapresentou nesta segunda-feira e já iniciou os trabalhos para o duelo da próxima quinta, contra o São Paulo. #TimeDeGuerreiros
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) November 4, 2019
📷: Lucas Merçon/FFC pic.twitter.com/1rUjopCFs4
Prováveis escalações
São Paulo: Tiago Volpi, Igor Vinícius *Juanfran), Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Jucilei, Tchê Tchê e Hernanes; Antony, Vitor Bueno e Raniel. Técnico: Fernando Diniz.
Fluminense: Muriel; Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Allan, Yuri, Daniel e Ganso; Marcos Paulo e Yony González. Técnico: Marcão.
Outros duelos
Corinthians x Fortaleza - quarta-feira (6), às 19h30, em Itaquera.
Corinthians: oitavo lugar com 45 pontos; Fortaleza: 12º lugar com 36 pontos.
Atlético-MG x Goiás - quarta-feira (6), às 20h, no Mineirão.
Atlético: 13º lugar com 36 pontos; Goiás: nono lugar com 42 pontos.
Avaí x Santos - quarta-feira (6), às 21h, na Ressacada.
Avaí: 20º lugar com 17 pontos; Santos: terceiro lugar com 58 pontos.
Bahia x Chapecoense - quarta-feira (6), às 21h30, na Fonte Nova.
Bahia: décimo lugar com 42 pontos; Chape: 19º lugar com 21 pontos.
Athletico-PR x Cruzeiro - quarta-feira (6), às 21h30, na Arena da Baixada.
Athletico: sexto lugar com 46 pontos; Cruzeiro: 16º lugar com 33 pontos.
Ceará x Inter - quinta-feira (7), às 19h30, no Castelão.
Ceará: 15º lugar com 33 pontos; Inter: sétimo lugar com 46 pontos.
Grêmio x CSA - quinta-feira (7), às 21h, na Arena do Grêmio.
Grêmio: quinto lugar com 50 pontos; CSA: 18º lugar com 29 pontos.