Muita história em campo: Santos x Bahia, um duelo de grandes recordações
Tricolor de Aço se tornou o primeiro campeão do Brasil ao bater o Peixe 60 anos atrás; Santos deu o troco e superou o Bahia em duas decisões de Taça Brasil, com show de Pelé

Santos x Bahia. Quanta história tem esse duelo!
Na noite desta quinta-feira (30), na Vila Belmiro, o Peixe encara o Tricolor de Aço pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O time paulista é o terceiro colocado do torneio com 52 pontos e o Bahia aparece em nono, com 41.
👟⚽️ HOJE É #DIADEBAHIA! #BBMP #BrocaiPorNós #Bahia88 pic.twitter.com/DXTpgCWQhF
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) October 31, 2019
A equipe comandada por Roger Machado ainda sonha com a vaga para a Libertadores de 2020, mas precisa se reabilitar após as duas derrotas consecutivas que sofreu em casa (2 a 1 para o Ceará e 3 a 2 para o Internacional).
Já o Santos tenta se consolidar no G4. A disputa pelo título ficou distante, mas o time de Sampaoli quer confirmar o mais rápido possível a vaga para a Libertadores do ano que vem.
O Peixe vem de uma derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, no Independência, e de um empate sem gols com o Corinthians, em Itaquera. A bola rola às 19h15 na Vila.
Cinco minimísseis aleatórios que marcaram a história do confronto #SANxBAH para você escolher o mais bonito! 🚀
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) October 31, 2019
1⃣ Dutra • 1997
2⃣ Marcos Assunção • 1998
3⃣ Robinho • 2003
4⃣ Serginho • 2016
5⃣ Derlis González • 2018 pic.twitter.com/IJrga24Ylf
Prováveis escalações
Santos: Everson; Pará, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Jobson (Alison), Carlos Sánchez e Evandro; Soteldo, Eduardo Sasha e Marinho (Tailson). Técnico: Jorge Sampaoli.
Bahia: Douglas Friedrich; Nino, Juninho, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore, Flávio e Ronaldo; Artur, Élber e Gilberto. Técnico: Roger Machado.
Três finais de Taça Brasil ocorreram entre Peixe e Tricolor
Um confronto de MUITA HISTÓRIA! Além das várias partidas marcantes que já protagonizaram, Santos e Bahia também já disputaram TRÊS DECISÕES de Brasileirão. O Peixão levou a melhor duas vezes!
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) October 31, 2019
1⃣9⃣5⃣9⃣ • Bahia 🏆
1⃣9⃣6⃣1⃣ • Santos 🏆
1⃣9⃣6⃣3⃣ • Santos 🏆 pic.twitter.com/UEGC8ZYpt4
Todo o torcedor do Bahia gosta de voltar 60 anos no tempo. Mesmo os que não eram nascidos em 1959 se orgulham, e muito, do que o Tricolor fez naquele ano.
Era a primeira Taça Brasil da história. E o Bahia chegou à final contra o Santos de Pelé.
Para muitos, o favoritismo era da equipe santista. Mas o Tricolor de Aço foi guerreiro demais. O Bahia venceu a primeira partida da final por 3 a 2 na Vila Belmiro.
No segundo jogo, na Fonte Nova, o poderoso Santos fez 2 a 0. A decisão ficou para uma partida extra, disputada no Maracanã, já em 1960.
No dia 29 de março daquele ano, o Bahia fez 3 a 1 no Peixe e se tornou o primeiro campeão do Brasil!
O troco veio em 1961, quando Santos e Bahia decidiram novamente a Taça Brasil. Desta vez, o timaço do Peixe não deixou a taça escapar. Após o empate por 1 a 1 na Fonte Nova, goleada por 5 a 1 na Vila Belmiro com três gols de Pelé, e dois de Coutinho.
Quis o destino que em 1963 os dois clubes estivessem frente a frente em outra decisão de Taça Brasil.
Era o auge daquele Santos fantástico. No ano em que faturou o bicampeonato da América e do mundo, o time de Pelé conquistou também o Brasil.
Na final, uma impiedosa goleada por 6 a 0 na primeira partida, no Pacaembu. No jogo seguinte, o "Rei do Futebol" marcou duas vezes e decretou a vitória dos paulistas por 2 a 0.

O Santos da década de 60 é um dos maiores times da história do futebol (Acervo Histórico do Santos)
Jogo maluco em 2003
Muitas décadas depois, Bahia e Santos protagonizaram outro momento incrível.
Era um confronto válido pelo Campeonato Brasileiro de 2003, o primeiro disputado no sistema de pontos corridos.
No dia 22 de outubro daquele ano, o Santos foi à Fonte Nova e fez 7 a 4 no Bahia. Dois jogadores do Peixe marcaram duas vezes naquele duelo: Robinho e Diego.
O Bahia acabou rebaixado para a segunda divisão e o Santos terminou o Brasileiro de 2003 como vice-campeão.