Botafogo apresenta Valentim
Técnico, que inicia a sua segunda passagem pelo clube alvinegro, chega falando em atingir a pontuação necessária para escapar do rebaixamento

Alberto Valentim voltou ao Botafogo. Depois de assistir in loco à derrota da equipe alvinegra para o Palmeiras no Pacaembu, no último sábado, o treinador foi apresentado nesta segunda-feira (14).
Em sua primeira coletiva neste retorno ao Glorioso, o técnico foi claro. O objetivo para esta reta final de temporada é evitar o rebaixamento do Botafogo para a segunda divisão.
- Precisamos repetir coisas muito boas que foram feitas nesse campeonato com o Barroca. Aquela sequência positiva, um aproveitamento muito melhor do que estamos agora. E o primeiro passo, sem dúvida, para tirar qualquer tipo de risco é chegar a uns 44, 45 pontos, o que fará com que o Botafogo permaneça na Série A. Eu vivo muito o presente. Se tratando de primeiro objetivo, apesar de termos condição de sonhar e disputar outros, é fazer com que o Botafogo permaneça sem risco algum na Série A - afirmou o treinador.
Valentim assumiu o clube alvinegro pela primeira vez no início do ano passado. Levou o Botafogo ao título carioca de 2018, uma conquista considerada surpreendente.
O time bateu o favorito Flamengo, na semifinal, e faturou a taça ao superar o Vasco, nos pênaltis, na grande decisão.
Apresentado, Alberto Valentim cita identificação no Botafogo e confiança no elenco:
— Botafogo F.R. (@Botafogo) October 14, 2019
- Estou louco pra começar a trabalhar, aqui fui feliz, coloquei medalha no peito, sem dúvida é onde tenho as melhores recordações. Conheço boa parte dos jogadores e isso vai ajudar muito - disse pic.twitter.com/Lj67aHZY2L
No início do Brasileirão de 2018, Valentim deixou o Glorioso para assumir o Pyramids, do Egito. Mas durou pouco a experiência fora do Brasil.
Ainda no ano passado, o treinador assumiu o Vasco. Foi demitido do Cruzmaltino após a derrota para o Flamengo, na final do Carioca deste ano.
Valentim estava no Avaí, fazendo uma campanha ruim no Brasileirão. Sobre a sua escolha, de voltar ao Botafogo, o técnico afirmou que foi muito feliz na primeira passagem pelo clube e que isso o levou a aceitar o convite para retornar.
- Primeiro por ter sido feliz aqui, por ter sido campeão aqui, por grande parte do elenco continuar aqui, grande parte das pessoas que estavam aqui ano passado continuam, e saber que a gente pode fazer um campeonato muito melhor do que o Botafogo está fazendo até agora. Faço agora parte diretamente desse elenco e dessa responsabilidade de colocar o Botafogo em uma posição melhor. A diretoria está fazendo todo o possível para regularizar salários. E foram esses os motivos que me fizeram voltar. Estou doido para começar a trabalhar - destacou Valentim.

Valentim abraça Carli na comemoração do título carioca de 2018 (Vitor Silva/Botafogo)
O Vasco pela frente na estreia
Curiosamente, a estreia do novo treinador pelo Botafogo será contra o Vasco, adversário que, além de ter sido dirigido pelo próprio Valentim neste ano, foi o último que ele enfrentou como técnico do Avaí, na quinta-feira passada (10).
- Clássico a gente sabe como é. Enfrentei recentemente o Vasco pelo Avaí. Ajuda porque está muito fresco o que vi do time do Vanderlei. Conheço muito bem os jogadores, grande parte do elenco trabalhou comigo. Preciso usar isso tudo para o confronto de quarta-feira - enfatizou o técnico alvinegro.
Vasco e Botafogo se enfrentam em São Januário na quarta-feira (16). O Glorioso tem 30 pontos e está na 13ª colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Cruzmaltino tem um ponto a mais e ocupa a 12ª posição.