Santos bate São Paulo com autoridade no Pacaembu
Time de Sampaoli, em lua de mel com a torcida, mantém os 100% de aproveitamento no Paulista

No primeiro clássico do Campeonato Paulista, o Santos deu show. No Pacaembu só com torcida do Peixe, o mandante da partida, o time de Sampaoli teve uma atuação segura e bateu o São Paulo por 2 a 0. Luiz Felipe e Derlis González marcaram os gols do triunfo santista na tarde deste domingo. O Alvinegro Praiano segue impecável no torneio estadual. Com nove pontos em três rodadas, o Peixe lidera o Grupo A da competição. Já o São Paulo, que conheceu o seu primeiro revés, continua na ponta do Grupo D, com seis pontos.

Ivan Storti/Santos
Santos martela e sai na frente antes do intervalo
Os 20 mil torcedores do Peixe que compareceram ao Pacaembu viram o time partir para cima do Tricolor na primeira etapa. Cada vez mais com a cara de seu novo treinador, a equipe santista tomou a inciativa desde o começo.
O primeiro gol quase ocorreu aos 17 minutos. Pituca fez bela jogada e deixou Soteldo na cara de Tiago Volpi. O goleiro são-paulino saiu bem da meta e conseguiu abafar a finalização do venezuelano. Volpi apareceu outra vez aos 29. O Santos trocou passes até o lateral-esquerdo Orinho levantar na área. A bola sobrou para Jean Mota, que fuzilou de esquerda. O arqueiro evitou gol.
Mas o Peixe finalmente chegou ao tento no final do primeiro tempo. Aos 44, Jean Mota cobrou falta na área e o zagueiro Luiz Felipe subiu mais que a zaga tricolor: 1 a 0.
Luizão mandou de cabeça pra rede no primeiro gol do #SANSÃO! #Sampaolé pic.twitter.com/1nZdIZPsDH
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) January 27, 2019
Paraguaio define em contra-ataque
O São Paulo até ameaçou um pouco o gol de Vanderlei na etapa final. Mas em nenhum momento o clássico saiu do controle santista.
Aos 21 minutos, os comandados de Sampaoli praticamente encerraram as possibilidades de reação do Tricolor. Alison fez um lindo lançamento para Derlis González. Com velocidade, o paraguaio driblou Tiago Volpi e tocou para o gol vazio: 2 a 0.
Quero ver no clássico. Eles disseram. #Sampaolé pic.twitter.com/g0f3j2tgiv
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) January 27, 2019
O Santos poderia até ter ampliado a vantagem. O zagueiro Aguillar cabeceou com perigo aos 28. A bola saiu por pouco. Em uma das raras chances claras, o São Paulo quase diminuiu aos 37, em cabeçada de Éverton. Quando a torcida do Peixe já comemorava a grande vitória, González chegou perto de marcar mais um. O paraguaio recebeu de Victor Ferraz dentro da área e chutou forte. Tiago Volpi, em boa jornada, apesar da derrota, espalmou.
Corre pro abraço, Derlis! #SANSÃO pic.twitter.com/Gdj8twdMDc
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) January 27, 2019
O jogo terminou com a torcida ovacionando o treinador santista no estádio. Sampaoli e seus comandados vão tentar manter os 100% de aproveitamento no Paulistão na próxima quinta (31), fora de casa, contra o Bragantino. Já o São Paulo, em busca da reabilitação, enfrenta o Guarani, também na quinta, no Pacaembu.

Festa do Peixão: torcida santista foi ao delírio com a bela atuação da equipe (Ivan Storti/Santos)
O técnico André Jardine deve poupar alguns atletas nas partidas desta semana visando ao confronto com o Talleres, pela Libertadores. O Tricolor fará o primeiro jogo contra o time argentino fora de casa, no dia 6 de fevereiro. A volta está prevista para o Morumbi, no dia 13.
Vale lembrar que o São Paulo ainda não contou com o meia Hernanes no Estadual. O ídolo da torcida segue em recondicionamento físico. Do outro lado, o Santos também está jogando sem um de seus principais nomes. O atacante Rodrygo disputa o Sul-Americano Sub 20 com a camisa da seleção brasileira.
Veja também:
Cruzeiro e Atlético ficam no empate
Gustagol marca em vitória do Corinthians