Sem sofrimento, Santos está nas semifinais do Paulista
Peixe administra vantagem obtida no Pacaembu, fica no 0 a 0 com Red Bull em Campinas, e confirma classificação

O Santos não precisava ser brilhante para sair de Campinas classificado para as semifinais do Paulista. Bastava jogar uma partida segura contra o Red Bull, no Moisés Lucarelli, para confirmar a vaga. Foi o que aconteceu na noite desta terça-feira. Sem correr grandes riscos, o Peixe, que havia vencido o primeiro jogo por 2 a 0, ficou no empate sem gols com o time comandado por Antônio Carlos Zago e está entre os quatro melhores do Estadual.
Sampaoli surpreendeu na escalação e deixou o garoto Rodrygo no banco. Em seu lugar, foi para campo o colombiano Copete. E o Santos começou cheio de energia. Logo no primeiro minuto, Vanderlei cobrou tiro de meta, a bola sobrou para Jean Mota que deu um lindo lançamento para Sasha. O atacante entrou na cara do gol, mas bateu em cima de Júlio César, ex-goleiro do Corinthians.
Parecia que o jogo seria dos mais agitados na etapa inicial. Ledo engano. O Santos até ameaçou mais algumas vezes o gol do Red Bull, mas de forma tímida. A melhor chance depois da perdida por Sasha foi uma cabeçada de Pituca aos 28. Sánchez levantou na medida para o volante, que testou para uma boa defesa de Júlio César.
Precisando de dois gols de diferença para forçar a disputa de pênaltis, o RB quase inaugurou o placar no lance seguinte. Em contra-ataque, Deivid recebeu passe açucarado dentro da área, mas furou incrivelmente ao tentar pegar de primeira.
Se o primeiro tempo foi morno no Moisés Lucarelli, o segundo não teve um panorama tão diferente. O Santos seguiu administrando a vantagem, agora com Rodrygo em campo. A joia tentou partir para cima da defesa do RB algumas vezes, mas só conseguiu criar uma boa possibilidade de gol.
O atacante foi lançado aos 26, invadiu a área e bateu cruzado de esquerda. A bola saiu por pouco. Nove minutos antes disso, aos 17, o time mandante carimbou o travessão de Vanderlei com Osman, em chute colocado da entrada da área. Foi o grande susto que a torcida santista passou nesta noite.

Rodrygo pediu pênalti de Aderlan neste lance, mas árbitro não marcou (Ivan Storti/Santos)
O zagueiro Aguillar ainda finalizou para a boa defesa de Júlio César, aos 31. Depois disso, nada de muito relevante aconteceu. A sorte estava selada. O Red Bull, que surpreendeu muita gente ao fazer a melhor campanha da primeira fase, se despede do Estadual. Já o Santos de Sampaoli segue em frente e vai conhecer o seu adversário após as partidas de Corinthians e São Paulo, nesta quarta.
Santos se classifica e o estagiário fica como? 🤩 #PartiuSemi pic.twitter.com/9mGyzVBz3T
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) March 27, 2019
- A gente pensou nessa vantagem, e a prova disso é a forma como entramos. Tivemos uma postura agressiva, tivemos mais chances de gol, queríamos vencer o jogo não só pela vantagem, mas porque está no nosso DNA. Além de ser o DNA do Santos, é o do Sampaoli – afirmou Victor Ferraz, ao canal “SporTV”, após a classificação.