Brasil bate a Argentina por 2 a 0 e se garante na final da Copa América
Gabriel Jesus e Roberto Firmino marcaram na vitória da Seleção Brasileira

A final é logo ali! Numa noite inspirada de Gabriel Jesus, o Brasil venceu a Argentina por 2 a 0 nesta terça-feira, no Mineirão, e garantiu vaga na final da Copa América, que será disputada no próximo domingo. Os gols da vitória brasileira foram marcados por Gabriel Jesus, no primeiro tempo, e Roberto Firmino, na segunda etapa.
ACABOOOOU! BRASIL VENCE A ARGENTINA E ESTÁ NA FINAL DA COPA AMÉRICA!!
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) July 3, 2019
🇧🇷 2 x 0 🇦🇷 | #BRAxARG
Foto: Felipe Moreno / MoWA Press pic.twitter.com/mm5dZYcdH6
Como fica?
Finalista, o Brasil agora espera o vencedor de Chile x Peru, que jogam nesta quarta-feira, às 21h30, para decidir quem enfrenta os comandados de Tite no Maracanã. O Brasil volta a jogar no Maracanã após seis anos. A última vez foi na final da Copa das Confederações, em 2013, quando bateu a Espanha, faturando o título da competição.
Gabriel Jesus inspirado
Sem marcar com a camisa da Seleção Brasileira há nove jogos, desde outubro de 2017, Gabriel Jesus estava inspirado contra a Argentina. O camisa 9 marcou o primeiro gol brasileiro, após passe de Roberto Firmino e devolveu a assistência para o atacante do Liverpool na segunda etapa, após iniciar o contra-ataque ainda no campo de defesa.
Messi
Lionel Messi participou mais em campo com a camisa da Argentina. Até tentou criar algumas jogadas, acertou uma bola na trave no segundo tempo, mas foi parado pela defesa brasileira.
PRIMEIRO TEMPO
Como era esperado, o jogo começou eletrizante no Mineirão. Os argentinos faziam uma linda festa nas arquibancadas, obrigando os brasileiros a responderem com gritos de apoio à seleção de Tite.
A Seleção Brasileira começou jogando mais no ataque nos minutos iniciais, apesar de não haver um domínio para criar chances claras. Com o jogo mais pegado, houve um número de falta maior do que o normal no começo, com os argentinos apelando mais para as faltas.
O primeiro lance de perigo aconteceu aos 11 minutos, e foi um chute de longa distância. Sem espaço para buscar um passe mais próximo ao gol, Paredes ajeitou da intermediária e soltou uma pancada que assustou os brasileiros. A bola passou por cima próximo à trave, Alisson foi nela, mas dificilmente chegaria se ela fosse no gol.
Mas sete minutos depois, o Brasil chegou para valer. Daniel Alves fez grande jogada após dar um lençol em Acuña, passar por Paredes e fazer o passe para Firmino cruzar para área e achar Gabriel Jesus, livre, no meio da área. O camisa 9 só empurrou para balançar as redes e abrir o placar em Belo Horizonte. Jesus não marcava pela Seleção há nove jogos, desde outubro de 2017.
A Argentina só conseguiu responder aos 29, quando acertou uma bola no travessão de Alisson. Messi bateu falta na área, Aguero acertou o travessão e, na sobra, a bola pipoca na área, e a defesa brasileira chega para afastar o perigo. Nesse momento, os argentinos ficavam mais com a bola no ataque, gostando do jogo. Por causa desse lance, Alisson ficou sentindo um problema nas costas, foi atendido e se recuperou.
Aos 36, Messi apareceu pela primeira vez. O camisa 10 serviu Aguero, que entrou livre na área após Thiago Silva cair no chão. A sorte brasileira é que Marquinhos foi veloz na cobertura para bloquear o chute do Aguero. Foi a quinta finalização dos hermanos, contra apenas uma do Brasil.
O Brasil fez o primeiro gol e parou de atacar, deixando os argentinos atuarem mais no campo de ataque. Os comandados de Tite começaram a ter problemas na saída de bola com a forte marcação argentina, tomando o meio-campo. O primeiro tempo terminou desse jeito, mas sem mexer o placar: Brasil 1x0 Argentina.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, Tite voltou com Willian no lugar de Everton, que fez um primeiro tempo apagado, apesar de ter recebido poucas bolas com a forte marcação adversária. A Argentina voltou com as mesmas peças e formação.
A Argentina voltou melhor para o segundo tempo, jogando mais no ataque, assim como terminou a etapa inicial. Aos quatro minutos, Aguero tocou para Lautaro, que acertou um chute fraco no meio do gol, tranquilo para Alisson defender. Aos seis, Aguero acha Messi no meio, o camisa 10 serve De Paul, que chega batendo por cima.
O Brasil só respondeu aos 12. Daniel Alves chegou pela direita, passou para Gabriel Jesus, que conseguiu um bonito giro na entrada da área, achando Coutinho na boa para finalizar. Mas o meia do Barça chutou por cima.
Mas a Argentina insistia. Aos 12, Aguero chutou em cima da marcação brasileira, a bola sobrou para Messi no lado esquerdo da área. O camisa 10 acertou a trave direita de Alisson num chute cruzado. Na sobra, a bola volta para Messi, que bate rasteiro para o meio da área. A bola passou por todo mundo, arrancando suspiros da torcida no Mineirão.
Aos 13, Di María entrou no lugar de Acuña. Scaloni em busca de colocar a Argentina ainda mais para cima, sentindo o bom momento. Aos 18, Tite fez a segunda substituição: Marquinhos pediu para sair por ter sentindo um problema. Miranda entrou em seu lugar.
Aos 20, a Argentina teve uma falta próximo à área um pouco mais para o lado esquerdo. Com muita tensão no Mineirão, Messi foi para a bola e... Alisson fez bonita defesa no ângulo, sem dar rebote. A torcida brasileira gritou o nome do goleiro no estádio.
Giovani Lo Celso entrou no lugar de De Paul aos 21, dando novo gás ao time para levar a Argentina ainda mais para frente. Neste momento, o Brasil havia parado de jogar, assistindo os hermanos atacarem.
E o que os brasileiros esperavam aconteceu aos 29. Todos queriam um golzinho para dar mais alívio. E ele veio após grande jogada de Gabriel Jesus, que puxou o contra-ataque ainda no campo de defesa. Ele levou para o ataque, passou fácil por Otamendi, invadiu a área, limpou mais uma vez e serviu Firmino, que só empurrou com o gol limpo para ampliar: 2 a 0.
A partida ficou ainda mais dramática após o segundo gol brasileiro, com faísca para todo lado. Após uma falta em Coutinho, os times trocaram empurrões no meio-campo, mas só quem levou cartão amarelo foi o técnico Scaloni.
Autor de um gol e de uma assistência, Gabriel Jesus foi substituído aos 34 minutos. O camisa 9 foi aplaudido em peso no Mineirão. Allan entrou no lugar do atacante. E, aos 40, Dybala entrou no lugar de Tagliafico, indo para o tudo ou nada.
Com a proximidade do fim do jogo, a torcida brasileira começou a fazer a festa com gritos de olé. O Brasil valorizou a posse de bola para passar o tempo. A partida terminou desse jeito: Brasil 2x0 Argentina. A Seleção Brasileira está na final da Copa América 2019.
Veja estatísticas e informações de Brasil x Argentina, pela semifinal da Copa América!
Brasil x Argentina
Brasil x Argentina
Brasil x Argentina
Brasil x Argentina
Brasil x Argentina