Brasil vence Paraguai nos pênaltis e vai à semi da Copa América
Após empatar em 0 a 0 no tempo regulamentar, Seleção contou com defesa de Alisson e erro paraguaio nas cobranças

Após empatar em 0 a 0 no tempo regulamentar, o Brasil venceu o Paraguai por 4 a 3 nos pênaltis e garantiu a vaga na próxima fase da Copa América. Classificada, a Seleção volta à semifinal da competição após 12 anos e, agora, aguarda o vencedor da partida entre Argentina e Venezuela, que será realizada nesta sexta, no Maracanã.
O primeiro tempo não foi tão bom para a equipe brasileira. Sem muita criatividade e com o jogo muito truncado, o time comandado por Tite finalizou apenas cinco vezes. Por outro lado, Alisson fez ótima defesa aos 28 minutos. O goleiro brasileiro pegou bom chute de Derlis González em uma das melhores chances da etapa.
Após sair vaiado na etapa inicial, o Brasil entrou com mais vontade no segundo tempo. Aos 9 minutos, porém, uma polêmica paralisou o jogo, quando o árbitro Rodrigo Vargas marcou pênalti de Balbuena em Roberto Firmino. No entanto, após recorrer ao VAR, Vargas decidiu retirar a penalidade, alegando que a infração foi cometida fora da área. Mas o zagueiro paraguaio acabou expulso, uma vez que o juiz entendeu que se tratava de uma oportunidade clara de gol. Na cobrança da falta, Gatito espalmou para fora o chute de Daniel Alves.
Na sequência, a Seleção foi para cima. Não à toa terminou a etapa com mais de 15 finalizações. Aos 24, Arthur fez o goleiro paraguaio trabalhar após chute colocado na entrada da aréa. Logo depois, em ótima jogada, Cebolinha cruzou para Coutinho cabecear. Na sobra, Gabriel Jesus mandou para fora. Aos 30, uma cabeçada de Firmino passou rente à trave paraguaia. Faltava muito pouco para o Brasil balançar as redes, mas a bola insistia em não entrar. Aos 38, com ajuda do VAR, o árbitro deu amarelo para Arthur após o jogador deixar o braço no rosto de Derlis González. No final, Gatito faz uma defesa inacreditável depois de falta cobrada por Philippe Coutinho. Ainda deu tempo de Willian botar uma bola na trave e do camisa 11 da Seleção perder uma grance chance.
Vaga decidida nos pênaltis
Como o jogo terminou empatado no tempo regulamentar, a vaga teve que ser decidida nos pênaltis. O goleiro Alisson pegou o pênalti batido por Gustavo Gómez, o primeiro cobrado pelos paraguaios, e botou o Brasil na frente. No entanto, na quarta chance brasileira, Firmino perdeu. A classificação ficou para as últimas cobranças - Derlis González mandou para fora, e Gabriel Jesus balançou as redes, garantindo assim a Seleção na semifinal da competição.
Informações (Match Info) Complementares (Head to Head)