Chile passeia no Morumbi e goleia Japão
Atuais bicampeões da América vencem com facilidade jovem equipe japonesa e se igualam ao Uruguai na liderança do Grupo C

No encerramento da primeira rodada da Copa América, o Chile goleou o convidado Japão por 4 a 0 no Morumbi, na noite desta segunda-feira. A seleção que venceu as duas últimas edições do torneio (2015 e 2016) balançou as redes com Pulgar, Vargas, duas vezes, e Alexis Sánchez.
90 'FIM DO JOGO
— Copa América (@CopaAmerica) 18 de junho de 2019
🇯🇵 0-4 🇨🇱
Erick Pulgar, Eduardo Vargas (2) e Alexis Sánchez marcaram para “La Roja”. @CONMEBOL #CopaAmerica pic.twitter.com/sDUrzPJDMw
A equipe chilena vai a três pontos e se iguala ao Uruguai, inclusive no saldo de gols, já que a seleção celeste também fez 4 a 0, no Equador.
Na próxima rodada, o Chile enfrenta o Equador na sexta-feira (21), jogo que será realizado na Fonte Nova. Um dia antes, o Japão mede forças com o Uruguai, na Arena do Grêmio.
Chile abre o placar no fim do primeiro tempo
A partida desta noite foi a primeira oficial do técnico colombiano Reinaldo Rueda, ex-Flamengo, no comando da seleção chilena. Antes disso, o treinador só havia dirigido a equipe em amistosos.
Embora a jovem seleção japonesa tenha demonstrado qualidade nos minutos iniciais, o Chile logo tomou as rédeas do confronto.
O placar poderia ter sido aberto antes, mas a rede só balançou aos 40 da etapa inicial. Aránguiz, ex-Inter, cobrou escanteio na medida e Pulgar cabeceou firme: 1 a 0.

Pulgar sobe com estilo para marcar o primeiro gol chileno na Copa América 2019 (Getty Images)
Vargas brilha na etapa final
Logo aos oito minutos do segundo tempo, uma bela trama de ataque chilena resultou em belo gol de um conhecido do torcedor brasileiro.
A bola passou de pé em pé até a batida de primeira do atacante Eduardo Vargas, ex-Grêmio, que contou com o desvio na zaga para vencer o goleiro Osako: 2 a 0 para o bicampeão da América.
Com um time de jovens talentos, que veio ao Brasil visando à preparação para os Jogos Olímpicos do ano que vem, o Japão teve alguns bons momentos na partida.
Um dos melhores foi com o prodígio Kubo, novo reforço do Real Madrid. O garoto de 18 anos, que já ganhou o apelido de "Messi do Japão", fez jogada de habilidade aos 19, passou por defensores chilenos, invadiu a área e bateu na rede pelo lado de fora.
Foi um dos poucos sustos que a defesa chilena sofreu no segundo tempo.
Na reta final da partida, mais dois gols para "La Roja". Aos 36, Aránguiz cruzou na cabeça de Alexis Sánchez. Um dos nomes mais emblemáticos da vitoriosa geração chilena, ao lado de Arturo Vidal, o atacante do Arsenal completou para as redes.

Alexis, de cabeça, marca o terceiro (Getty Images)
Logo depois, aos 37, Sánchez fez bom lançamento para Vargas, que percebeu a saída do goleiro e deu um bonito toque por cobertura. Um golaço para fechar o placar. Segundo tento de Vargas na partida.
Ao lado de Philippe Coutinho, o chileno é o artilheiro da Copa América.
🚨 EN VIVO #LaRoja
— Selección Chilena (@LaRoja) 18 de junho de 2019
84' ⚽️ ¡GOOOOOOOL CHILENO!
Eduardo Vargas convierte su segundo personal mediante un extraordinario sombrerito ante la salida de Osako.
🙌 Y ahora se consagra como el segundo goleador histórico de #LaRoja con 38 goles
🇨🇱 4-0 🇯🇵#VamosChile #CopaAmerica pic.twitter.com/vu7dJpn9NS
O jogo terminou com a torcida do Chile gritando "olé" no Morumbi. Após a decepção de ter ficado fora da Copa do Mundo da Rússia, o atual bicampeão da América começa bem a caminhada em busca do terceiro título continental de sua história.