Em jogo ruim, Chile bate Equador e se garante nas quartas
Sem repetir bom desempenho da vitória sobre o Japão, La Roja faz 2 a 1 sobre equatorianos e assegura classificação no Grupo C da Copa América

Certamente a partida desta sexta-feira (21), na Fonte Nova, não estará entre as melhores desta edição da Copa América. Longe disso. Em jogo tecnicamente fraco e com poucos lances de emoção, o Chile bateu o Equador por 2 a 1.
Fuenzalida e Alexis Sánchez marcaram os gols de La Roja, que garantiu a classificação para as quartas de final com a vitória. O tento equatoriano foi assinalado por Enner Valencia, cobrando pênalti.
Na última rodada do Grupo C, na próxima segunda-feira (24), o Chile tenta confirmar a primeira colocação da chave e, para isso, precisa de um empate com o Uruguai, às 20h, no Maracanã. No mesmo horário, o Equador, que ainda pode se classificar como um dos melhores terceiros, enfrenta o Japão, no Mineirão.
A curiosidade do embate desta sexta é que as duas seleções contam com técnicos colombianos.
Reinaldo Rueda, que passou pelo Flamengo, dirige o Chile. Já o Equador é treinado por Hernán Gomez.
Veja também:
Brasil nunca venceu a França no futebol feminino
Vindo de goleada por 4 a 0 sobre o Japão, o Chile não passou nem perto de repetir o bom desempenho que teve na última segunda, diante dos equatorianos. Mesmo assim, La Roja abriu o placar logo no início.
Aos sete minutos, Aránguiz cobrou escanteio na área e a bola sobrou para Fuenzalida pegar de primeira, no canto do goleiro Domínguez: 1 a 0.

Fuenzalida marcou o primeiro chileno sobre Equador (Getty Images)
Apesar da vantagem, a equipe de Rueda não conseguiu se impôr em campo e o Equador chegou ao empate ainda no primeiro tempo.
Méndez foi derrubado pelo goleiro Arias aos 24 e o árbitro marcou pênalti.
Enner Valencia soltou a bomba para deixar tudo igual.

Valencia cobra o pênalti para empatar o jogo na Fonte Nova (Getty Images)
Se a inspiração passava longe da Fonte Nova, o atual bicampeão da América conseguiu o gol da vitória graças à estrela de Alexis Sánchez.
Aos cinco minutos do segundo tempo, um dos jogadores mais importantes da história da seleção chilena tirou La Roja do sufoco. O atacante, que vive fase ruim no Arsenal, emendou de primeira após cruzamento de Aránguiz e balançou as redes do Equador. Segundo gol de Alexis na Copa América.
Depois disso, o jogo ficou ainda mais monótono. A seleção equatoriana não conseguiu sequer esboçar uma reação e o Chile, por sua vez, parecia se contentar com a vantagem pequena.
A única coisa que o Equador conseguiu antes do apito final foi uma expulsão. Aos 44, Achilier deixou o cotovelo em Vidal e o árbitro deu vermelho direto para o zagueiro.
🚨 EN VIVO #LaRoja
— Selección Chilena (@LaRoja) 22 de junho de 2019
¡FINAAAAAAAL EN SALVADOR! #LaRoja venció a @FEFecuador por 2-1, sumó seis puntos y avanzó a los cuartos de final de la #CopaAmerica
👊 El lunes nos jugamos ante @Uruguay el liderato del Grupo C. #VamosChile 🇨🇱⚽️ pic.twitter.com/529Y1pNDNS
Mesmo sem brilhar, o Chile vai a seis pontos e está classificado. O Equador segue sem pontuar e vai precisar de uma combinação de resultados para avançar às quartas. Vai ser difícil. Ainda mais pelo que vem jogando a seleção comandada por Hernán Gomez.