Nos pênaltis, Chile despacha a Colômbia
Após empate sem gols no tempo normal, La Roja converte todas as cobranças e segue na luta pelo tricampeonato da Copa América

A melhor campanha da primeira fase sucumbiu na noite desta sexta-feira. A Colômbia ficou no 0 a 0 com o Chile, na Arena Corinthians. Na disputa de pênaltis, melhor para a seleção que venceu as duas últimas edições da Copa América.
Os chilenos venceram por 5 a 4 e estão nas semifinais do torneio continental. A seleção treinada por Reinaldo Rueda, ironicamente, um colombiano, agora enfrenta o vencedor do confronto entre Uruguai e Peru por uma vaga na grande final.

James Rodríguez não esteve em noite inspirada (Getty Images)
O jogo foi movimentado em Itaquera, mas com poucas chances reais de gol. O Chile até marcou duas vezes, mas ele entrou em ação. Quem? Um dos principais protagonistas da Copa América até aqui: o VAR.
Aos 15 minutos do primeiro tempo, Alexis Sánchez foi lançado na esquerda, rolou para a passagem do lateral Beausejour, que cruzou na área. O goleiro Ospina tentou afastar o perigo, mas se enrolou com Davinson Sánchez e a bola sobrou para Aránguiz empurrar para o gol.
Na revisão do lance, o auxiliar de vídeo pegou impedimento de Alexis Sánchez no início da jogada e o tento foi anulado.
No segundo tempo, aos 25, o Chile chegou lá novamente com Vidal. Mas, novamente, o VAR estragou a festa dos jogadores da La Roja.
Sánchez recebeu na área, tocou para o meio, a bola resvalou em Maripan e sobrou para o chute certeiro de Vidal, de canhota, sem chances para Ospinal.
Maripan, porém, tocou com a mão na bola. O VAR passou a informação para o argentino Néstor Pitana, árbitro da última final de Copa do Mundo, que anulou mais um gol chileno.
A Colômbia, único time que obteve 100% de aproveitamento na fase de grupos, não conseguiu repetir o bom futebol apresentado nos jogos anteriores.

Jogo teve momentos quentes, como a discussão entre Sánchez e Mina (Getty Images)
A seleção comandada por Carlos Queiroz pouco criou. Um raro momento de perigo ocorreu no início da segunda etapa, em falta cobrada por James Rodríguez, na rede pelo lado de fora.
O Chile era mais incisivo e, além dos gols anulados, teve uma grande oportunidade aos 37 do segundo tempo.
Vargas quase marcou em toque por cobertura, mas Ospina apareceu bem e salvou a Colômbia.
A partida terminou mesmo sem gols, assim como Brasil x Paraguai. E a decisão da vaga para a semifinal foi para a disputa de pênaltis.
Chile certeiro nas penalidades
Nas cobranças, o desempenho dos batedores foi excelente. Os quatro primeiros de cada seleção marcaram.
James Rodríguez, Cardona, Cuadrado e Mina, pela Colômbia. Vidal. Vargas, Pulgar e Aránguiz, pelo Chile.
Na última rodada, o colombiano Tesilio bateu para fora. Coube ao experiente Alexis Sánchez a quinta cobrança chilena.

Tesillo cobra para fora a quinta penalidade da Colômbia (Getty Images)
E o atacante do Manchester United fez a mesma coisa de quatro anos atrás, quando também cobrou o último pênalti contra Argentina, na final da Copa América de 2015: bola na rede e Chile classificado.

Alexis Sánchez tira a camisa após decretar a classificação chilena (Getty Images)
Atual bicampeã do continente, La Roja agora aguarda o vencedor de Uruguai x Peru, que será neste sábado, às 16h, para saber quem enfrenta na semifinal, na próxima quarta, na Arena do Grêmio.