Peru elimina o Chile e pega o Brasil na final da Copa América
Peruanos venceram com gols de Flores, Yotún e Guerrero, além de defesas importantes de Gallese

O Brasil já sabe quem vai enfrentar na final da Copa América! E vai ser o Peru, que venceu o Chile por 3 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena do Grêmio, garantindo vaga na decisão do torneio. Os gols da vitória foram marcados por Flores, Yotún e Paolo Guerrero.
90 'FIM DO JOGO
— Copa América (@CopaAmerica) July 4, 2019
🇨🇱 0-3 🇵🇪
Baixe o APP oficial da #CopaAmerica e não perca nenhum detalhe: https://t.co/mYYF6r9PXt pic.twitter.com/Cir5Oi1nig
Gigante Gallese
O goleiro peruano garantiu o resultado para o seu país ao fazer uma grande partida diante dos chilenos. Gallese fez pelo menos umas cinco defesas difíceis, além do pênalti defendido com apenas uma das mãos no último minuto de jogo, cobrado por Vargas, quando a partida já estava 3 a 0. Foi o terceiro pênalti defendido por ele na Copa América: já havia defendido o de Gabriel Jesus e de Suárez.
Final
Brasil e Peru vão fazer a final da Copa América no próximo domingo, às 17h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Futebol Brasil fará a transmissão em tempo real da partida.
Jejuns de títulos
O Peru terá a chance de conquistar um título da Copa América pela primeira vez desde 1975, quando venceu o torneio ao bater a Colômbia na final. Eliminado, o Chile desperdiça a oportunidade de conquistar o tricampeonato, já que venceu as últimas duas edições da Copa América - as duas sobre a Argentina.
PRIMEIRO TEMPO
As equipes começaram buscando o ataque, com disputa intensa pela bola. Com seis minutos de jogo, ambas as equipes já haviam perdido chance clara de gol. O Peru desperdiçou com Cueva, livre, dentro da área. E o Chile perdeu com Aránguiz.
O Peru começou a dominar o jogo, com mais controle da posse. Depois de desperdiçar algumas chances, chegou ao gol aos 20 minutos. Cueva cruzou da direita, Carrillo deu uma leve cabeçada na bola, que sobrou para Flores chutar de três dedos cruzado, sem chances para Arias. O lance chegou a ser revisado no VAR, mas o gol foi confirmado pela arbitragem.
Os peruanos pareciam ter mais vontade que os chilenos. Conseguiram ter quatro finalizações contra uma do Chile aos35 minutos. Aos 37, fez o segundo gol. Carrillo recebe lançamento longo, o goleiro Arias sai da área, na ponta esquerda, para tentar cortar, mas leva drible. Carrillo cruza para Yotún dominar e bater bonito para o gol vazio: 2 a 0. Antes do intervalo, o Chile quse diminuiu, mas parou no goleiro Gallese.
SEGUNDO TEMPO
O Chile pareceu querer correr atrás do prejuízo do primeiro, tanto que logo aos cinco minutos da segunda etapa já acertou uma bola na trave. Aránguiz bateu falta na cabeça de Sánchez, que acertou a trave. Na sequência, Guerrero afastou.
Os chilenos voltaram mais agressivos e fazendo o que não fizeram na etapa inicial. No entanto, o Peru quase ampliou aos 14, quando Carrillo armou um contra-ataque, tocou em Guerrero, que levantou na área para Cueva. O santista escorou para Yotún, livre, atirar-se na bola e bater por cima com a perna direita.
O Chile, aos 19, quase diminuiu com Aránguiz, que acertou um belo chute de fora. A bola passou perto, assustando Gallese. Aos 22, Beasejour pegou de primeira ao receber lançamento da direita. Parece que tentou cruzar, mas a bola foi em direção ao gol, obrigado Gallese a fazer grande defesa, jogando para escanteio.
Para um time que estava atrás do placar, o Chile estava perdendo gols em demasia. Aos 29, Vargas recebeu lançamento na frente, ficou livre na área, finalizou, mas parou em Gallese. Grande defesa na Arena do Grêmio. O goleiro peruano voltou a fazer outra grande defesa aos 36, quando Sánchez bateu da entrada da área, e Gallese conseguiu dar um tapa no canto direito, evitando mais uma vez um gol do Chile.
A essa altura, os chilenos jogavam mais no campo de ataque, pressionando o Peru. Aos 38, o Chile chegou a 61% de posse de bola, contra 39 do Peru, e a 16 finalizações contra sete dos peruanos.
Porém, pouco adiantou para os chilenos, porque Paolo Guerrero fechou o placar, após receber belo passe de Tapia no meio da defesa do Chile. O camisa 9 driblou Arias e empurrou para o fundo do gol: 3 a 0.
Ainda deu tempo de Eduardo Vargas perder um pênalti nos acréscimos. O ex-gremista tentou uma cavadinha, mas Gallese pegou com apenas uma das mãos. O árbitro encerrou o jogo após a cobrança.
Veja estatísticas e informações de Chile x Peru!
Chile x Peru
Chile x Peru
Chile x Peru
Chile x Peru