Uruguai aproveita vantagem numérica e vence o Equador por 4 a 0
Lodeiro, Cavani e Suárez balançaram as redes no Mineirão

Foi fácil! Com um a mais em campo desde os 24 minutos da primeira etapa, o Uruguai teve facilidade para vencer o Equador por 4 a 0 na noite deste domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo jogo de abertura do grupo C da Copa América.
Os gols da vitória uruguaia foram marcados por Nicolás Lodeiro, Edinson Cavani, de voleio, Luis Suárez e Mina (contra). Foi a vitória mais elástica da Copa América até o momento.
Classificação do grupo C
Com o triunfo, o Uruguai garantiu os três primeiros pontos no torneio, enquanto o Equador continuou zerado. Japão e Chile fecham a rodada do grupo nesta segunda-feira, às 20h, no Morumbi, em São Paulo.
Próximos jogos
O Uruguai vai voltar a campo contra o Japão na próxima quinta-feira, às 20h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Equador vai duelar contra o Chile na próxima sexta-feira, às 20h, na Fonte Nova, em Salvador.
Primeiro tempo
O Uruguai ficou com um a mais a partir de 24 minutos, mas desde o início já demonstrava que dominaria a partida. Tanto que abriu o placar cedo, aos cinco minutos. E que golaço! O ex-jogador do Botafogo recebeu a bola na entrada da área, dominou, ajeitou para a perna esquerda e soltou um belo chute cruzado sem chances para Alex Domínguez: 1 a 0.
Com mais qualidade técnica, o Uruguai buscou encurralar o Equador, que saía mais nos contra-ataques. Se a situação já estava difícil, ficou ainda mais complicada para os equatorianos, que perderam Quintero expulso aos 24 minutos. O árbitro brasileiro Anderson Daronco consultou o VAR e decidiu expulsar o lateral por cotovelada em Lodeiro.
Aos 34, aconteceu uma pintura no Mineirão. Suárez cobrou escanteio na entrada da área, Lodeiro cabeceou para o meio, Godín escorou para Cavani, que acertou um belo voleio para ampliar o marcador. Um golaço! Sem a bola tocar o chão até balançar a rede equatoriana. No lance que gerou escanteio, Cavani havia tentado um gol de letra, mas o goleiro Alex Domínguez conseguiu grande defesa.
O Uruguai ainda não estava satisfeito. E fez o terceiro aos 43, antes do intervalo. Lodeiro cobrou escanteio, Cáceres cabeceia, e a bola para no pé de Suárez, que só tira do goleiro equatoriano para ampliar: 3 a 0. Grande primeiro tempo da equipe celeste, maior vencedora da Copa América com 15 títulos.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Uruguai continou em cima, mas só conseguiu balançar as redes em mais uma oportunidade. Aos 33, Suárez aciona Cavani, que cruza Pereiro ajeitar para trás. No meio do caminho, Mina toca na bola e faz gol contra, o primeiro da Copa América. O VAR entrou em ação para analisar uma possível posição de impedimento de Pereiro na origem do lance, mas o gol foi confirmado por Daronco: 4 a 0.
O Uruguai desperdiçou outras chances e parou também no goleiro Alex Domínguez, que fez boas defesas evitando um placar mais elástico no Mineirão.
#URUECU | Final del partido en el estadio Mineirão.@Uruguay 4-0 @FEFecuador
— Selección Uruguaya (@Uruguay) June 16, 2019
Goles: 5´ Nicolás Lodeiro, 32´ Edinson Cavani, 44´ Luis Suárez y 79´ Arturo Mina (e/c) (URU)#ElEquipoQueNosUne pic.twitter.com/JOPr0OPJ2z