Athletico 1x1 Flamengo: duelo agitado em Curitiba
Arbitragem polêmica e jogo intenso de ambas as equipes marcam estreia de Jorge Jesus

Ingredientes de um grande jogo não faltaram no empate entre Athletico-PR e Flamengo, na noite desta quarta-feira (10), na Arena da Baixada. Futebol bem jogado, lances de perigo para ambas as equipes e polêmicas de arbitragem marcaram a partida de ida do confronto válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Léo Pereira abriu o placar para o time paranaense e Gabigol deixou tudo igual. A vaga para a semifinal vai ser decidida na próxima quarta-feira (17), no Maracanã.
Na estreia do técnico Jorge Jesus, e com uma formação diferente da habitual, o Flamengo sofreu no primeiro tempo.
As grandes chances da etapa inicial foram do time da casa.
O Furacão chegou a balançar as redes duas vezes, ambas com o centroavante Marco Ruben. Mas os gols foram anulados.
Aos 19, Márcio Azevedo foi lançado na esquerda e cruzou para a cabeçada certeira do argentino, que estava em posição legal. Mas o lateral, quando recebeu a bola, estava em situação de impedimento.
Aos 34, após boa trama de ataque, Jonathan cruzou rasteiro e Ruben empurrou de carrinho para as redes. Outra vez o lance foi invalidado por irregularidade na origem. O próprio atacante estava impedido quando recebeu a bola de Marcelo Cirino, no início da jogada.
OUTRO GOL IRREGULAR! 😱😱
— Copa Continental do Brasil (@CopadoBrasil) 11 de julho de 2019
Pelo menos, a jogada foi bonita! 😅@AthleticoPR 0 x 0 @Flamengo #TôDentro pic.twitter.com/BV5GP62V5L
A arbitragem acertou nessas duas ocasiões, mas houve uma polêmica envolvendo Diego Alves.
Logo no começo, aos dez minutos, Cirino foi lançado e o goleiro do time carioca avançou para impedir que o atacante do Furacão pegasse na bola.
Diego defendeu com as mãos quando a bola ainda estava fora da área. O árbitro Daronco não percebeu e também não foi alertado pelo VAR, que poderia interferir no lance caso entendesse que o arqueiro flamenguista merecia ser expulso.
O Flamengo foi para o intervalo no lucro.

Divulgação/Athletico-PR
Logo no começo da segunda etapa, aos dois minutos, o uruguaio Arrascaeta deu passe preciso para Gabigol. O centroavante chutou em cima do goleiro Santos e perdeu oportunidade clara para marcar.
Mas o Athletico voltou ao ataque e fez jus à superioridade que demonstrava na partida. Aos quatro, Nikão cobrou escanteio, a bola foi desviada por Arão, e o zagueiro Léo Pereira completou sem goleiro: 1 a 0.
AGORA SIM! ⚽️⚽️⚽️
— Copa Continental do Brasil (@CopadoBrasil) 11 de julho de 2019
O @AthleticoPR acaba de abrir o placar aqui na Arena Da Baixada! 👏
E, no detalhe, a gente pode ver a festa da torcida do Furacão! 🌪#TôDentro pic.twitter.com/JBHbJMDCvi
O Fla seguia a sina de obter resultados ruins na Arena da Baixada. Apenas uma vez o clube da Gávea venceu uma partida no estádio do Athletico. Foi em 2011, pela Copa Sul-Americana.
VAR polêmico
Aos 11 minutos, após um chutão, a bola sobrou para Marcelo Cirino na cara do gol. O atacante do Furacão foi tocado por Renê e não conseguiu a finalização.
Daronco nada assinalou, mas foi alertado pelo VAR e reviu a jogada. Primeiro, a disputa entre Cirino e Renê. Depois, ele viu outra disputa, entre Marco Ruben e Rodrigo Caio, que brigaram pela bola no alto, antes de ela sobrar para Cirino.
2T 15' | 1x0 - Daronco foi pro VAR!#CAPxFLA #CopaDoBrasil pic.twitter.com/epO88Ioeck
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) 11 de julho de 2019
O árbitro apitou falta do argentino no zagueiro do Fla e não deu o pênalti.
Assim que a bola voltou a rolar, a equipe visitante chegou ao empate. Aos 19, Renê cobrou lateral, Gabigol girou sem a bola em cima de Léo Pereira e deu um leve toque por cobertura, sem chances para Santos. Belo gol do atacante.
OLHA O EMPATE AÍ! ⚽️😱
— Copa Continental do Brasil (@CopadoBrasil) 11 de julho de 2019
Em um jogo ELETRIZANTE, o artilheiro @gabigol deixa TUDO IGUAL na Arena Da Baixada! ⚡️@AthleticoPR 1 x 1 @Flamengo #TôDentro pic.twitter.com/JNAMGb8O8c
Depois do empate, o Flamengo cresceu muito na partida. O próprio Gabigol recebeu dois ótimos lançamentos, mas não conseguiu concluir.
Aos 23, Arrascaeta cobrou escanteio e Bruno Henrique cabeceou para defesa espetacular de Santos. Gabigol ainda tentou completar no rebote, mas estava impedido.
QUE. LANCE. FOI. ESSE? 😳#ToDentro pic.twitter.com/8D1Kjvae8L
— Copa Continental do Brasil (@CopadoBrasil) 11 de julho de 2019
O Furacão voltou a levar perigo aos 31, quando Cirino cruzou, a defesa afastou mal e a bola sobrou para chute de Nazário. Rodrigo Caio cortou quase em cima da linha.
Aos 38, o terceiro tento anulado do Athletico. Bruno Guimarães acionou Rony, que chutou cruzado. Cirino ficou com a sobra e bateu para dentro do gol. Mas o auxiliar marcou impedimento de Rony.
O jogo seguiu quente até o fim. Nos últimos minutos, o Flamengo parecia estar satisfeito com o empate enquanto o Athletico buscava o gol da vitória.
2T 55' | 1x1 - Fim de jogo. Resultado injusto.
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) 11 de julho de 2019
Agora é no Maraca, na semana que vem.
Vamos com tudo! 💪🌪️#CAPxFLA #CopadoBrasil pic.twitter.com/GEWSNFTA1c
Apesar da luta das equipes, o placar não se movimentou mais. Ficou tudo para o Maracanã. Os times voltam a se enfrentar na próxima quarta, no Rio de Janeiro.