Em 2014, Atlético bateu Cruzeiro na final da Copa do Brasil
Rivais iniciam confronto pelas quartas de final nesta quinta-feira; há cinco anos, o Galo de Levir levou a melhor sobre a Raposa de Marcelo Oliveira

O grande clássico de Minas Gerais é também um dos maiores do Brasil. Para muitos, não é exagero afirmar que a rivalidade entre Cruzeiro e Atlético está entre as mais intensas do mundo.
E na Copa do Brasil, os clubes vão se enfrentar por uma vaga na semifinal desta edição. O primeiro embate será nesta quinta (11), no Mineirão, com mando do Cruzeiro. Na quarta-feira da semana que vem, dia 17, os rivais voltam a se cruzar, mas, desta vez, no Independência, com mando atleticano.
O clássico só ocorreu uma vez na história da competição. E foi justamente em uma final. Na Copa do Brasil de 2014, Raposa e Galo ficaram frente a frente na decisão do torneio. Um momento marcante na história do confronto. Vamos relembrar?

Henrique e Luan durante a final de 2014; os dois ainda defendem Cruzeiro e Atlético, respectivamente (Getty Images)
O Galo fez uma campanha épica naquela competição. Primeiro, o time comandado por Levir Culpi derrubou o Palmeiras. Na sequência, duas viradas impressionantes.
Nas quartas de final, o Atlético perdeu a primeira para o Corinthians por 2 a 0, em Itaquera. A volta foi no Mineirão e o Galo fez o que parecia impossível. Saiu atrás, mas virou para 4 a 1 e se classificou.
O cenário se repetiu na semifinal. Derrota por 2 a 0 para o Flamengo no Maracanã. No Mineirão, novamente 4 a 1, outra vez de virada. Incrível.
Já o Cruzeiro, que naquele ano conquistou pela segunda vez seguida o Campeonato Brasileiro, passou por Santa Rita-AL e ABC-RN para chegar às semifinais, contra o Santos.
Veja também:
Técnica sueca está no radar da seleção brasileira feminina
Copa América: Brasil domina seleção do torneio
Vitória por 1 a 0 no Mineirão e empate em 3 a 3 na Vila Belmiro. Um grande jogo que classificou a equipe de Marcelo Oliveira para a final.
O primeiro clássico da grande decisão ocorreu no dia 12 de novembro de 2014, no Independência. O Atlético, que jogava em casa, aproveitou para construir uma bela vantagem.
Luan marcou o primeiro aos oito minutos de jogo. Na segunda etapa, aos 13, após cobrança de lateral, a bola sobrou na área para o chute forte do argentino Dátolo: 2 a 0.

Dátolo comemora gol marcado no primeiro jogo daquela final (Getty Images)
Duas semanas depois, no dia 26, os times se reencontraram. O segundo jogo foi no Mineirão, com mando da Raposa.
O Cruzeiro acabava de ser campeão brasileiro, com vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, três dias antes. Mas a Copa do Brasil ficou mesmo com o Galo.
A equipe de Levir administrou bem a vantagem e sacramentou a conquista histórica aos 45 do primeiro tempo. Dátolo cruzou e Diego Tardelli, ídolo da torcida atleticana, cabeceou para as redes.
Campeão da Libertadores em 2013, o Galo conseguiu mais um título inédito. E sobre o maior rival.
Mas se o assunto é Copa do Brasil, os cruzeirenses podem bater no peito. Ninguém conquistou mais vezes a competição que a Raposa. Atual bicampeão do torneio, o Cruzeiro já levantou a taça em seis ocasiões.