Abel volta ao Vasco para tentar dar a volta por cima na carreira
Muito vitorioso, treinador chega a São Januário em baixa após trabalhos ruins no Flamengo e no Cruzeiro

O retorno de Abel Braga a São Januário foi selado nesta terça-feira (16).
O experiente treinador de 67 anos vai dirigir o Vasco pela terceira vez em sua carreira. Foi técnico do clube pela primeira vez em 1995. Voltou em 2000, quando conquistou a Taça Guanabara, aplicando uma histórica goleada por 5 a 1 sobre o Flamengo.
Mas pediu demissão após ser eliminado da Copa do Brasil daquele ano pelo Fluminense. O cenário atual do Vasco é muito diferente em relação ao que Abel encontrou 20 anos atrás.
Em 2000, o Gigante da Colina contava com Romário, Edmundo, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Felipe, Mauro Galvão e outros grandes nomes. Era uma verdadeira seleção.
Agora a realidade é bem mais modesta. E o próprio Abel, que também tem história no Vasco como jogador, foi campeão carioca em 1977, chega em baixa.
— Vasco (@VascodaGama) December 16, 2019
O novo técnico do Vasco foi muito criticado em 2019. Primeiro no Flamengo, onde conquistou o Campeonato Carioca, mas sem apresentar um grande futebol.
Ele mesmo deixou o cargo por sentir que não estava respaldado pela diretoria do Rubro-Negro. Jorge Jesus assumiu e levou o clube aos títulos do Brasileirão e da Libertadores.
Já no segundo turno do Campeonato Brasileiro, Abel acertou com o Cruzeiro para tentar tirar a Raposa do rebaixamento.
Não conseguiu. A três rodadas do fim, após perder em casa para o CSA, o técnico entregou o cargo. E o Cruzeiro caiu.
Um currículo vitorioso
A carreira de Abelão como técnico começa na década de 80. Pouco depois de encerrar a trajetória como jogador, ele assumiu o Goytacaz.
Em mais de 30 anos como treinador, Abel passou por grandes clubes do Brasil, dirigiu equipes europeias e acumulou títulos importantes.
As maiores conquistas ocorreram quando Abelão estava no comando do Internacional. Em 2006, o Colorado faturou a Libertadores e o Mundial de Clubes, batendo o Barcelona na final.

Comandado por Abel, Inter foi campeão mundial em 2006 (Getty Images)
Abel se tornou ídolo da torcida do Inter. E também é reverenciado pelos tricolores do Rio. Foi no Fluminense que ele conquistou o título brasileiro de 2012.
Ainda no Flu, Abel venceu dois Campeonatos Cariocas: 2005 e 2012.
Passagens de altos e baixos pelo Fla
No grande rival vascaíno, o técnico teve duas passagens conturbadas. Mas levantou dois canecos.
Assumiu o Flamengo pela primeira vez em 2004. Conquistou o Campeonato Carioca, superando o Vasco na final, mas perdeu, no Maracanã, a decisão da Copa do Brasil para o Santo André. Foi uma das maiores derrotas da história do clube. Pouco depois, Abel pediu demissão quando o time estava na lanterna do Brasileirão.
Voltou ao Fla no início desta temporada. Venceu outra vez o Carioca, novamente sobre o Vasco. Mas não conseguiu fazer o badalado elenco rubro-negro jogar um bom futebol. Contestado pelos torcedores, acabou entregando o cargo.
Principais conquistas de Abelão
Fluminense: Campeonato Carioca (2005 e 2012), Campeonato Brasileiro (2012)
Internacional: Campeonato Gaúcho (2008 e 2014), Copa Libertadores (2006), Mundial de Clubes (2006)
Flamengo: Campeonato Carioca (2004 e 2019)
Athletico-PR: Campeonato Paranaense (1998)
Coritiba: Campeonato Paranaense (1999)