Multicampeão, Edu Dracena encerra uma carreira repleta de glórias
Zagueiro marcou época no Cruzeiro, foi o capitão da Libertadores que o Santos de Neymar ganhou, e ajudou Corinthians e Palmeiras em conquistas de títulos brasileiros

Edu Dracena vai se aposentar no fim da temporada. Aos 38 anos, o zagueiro do Palmeiras coloca um ponto final em uma carreira vitoriosa, marcada por grandes conquistas e por camisas pesadas.
É possível que ele entre em campo nesta quinta-feira (5), contra o Goiás. Por coincidência do destino, a partida será disputada no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, casa do Guarani, o primeiro clube que Dracena defendeu como profissional.
Eduardo Luiz ganhou o apelido da cidade onde nasceu: Dracena, no interior de São Paulo. Iniciou no Guarani e chegou a ser emprestado para o Olympiacos, da Grécia.
Depois da breve passagem pela Europa, fechou com o Cruzeiro em 2003. Foi na Raposa que o zagueiro decolou.
Tríplice Coroa em 2003
Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, Edu Dracena fez parte de um time histórico em seu primeiro ano no Cruzeiro.
Uma temporada mágica, de grandes vitórias e títulos inesquecíveis. Faturou o Campeonato Mineiro no início do ano, um aperitivo do que estava por vir.
A Raposa chegou ao tetra da Copa do Brasil com uma vitória inapelável sobre o Flamengo na grande final. Depois de empatar no Maracanã em 1 a 1, venceu por 3 a 1 no Mineirão. Segundo título do ano.
Faltava o caneco mais importante. Com uma campanha espetacular, 100 pontos ganhos e 102 gols marcados em 46 rodadas, o Cruzeiro faturou o Brasileirão. A Tríplice Coroa era azul!
Edu ficou na Toca da Raposa até meados de 2006. Os anos seguintes não tiveram o mesmo brilho.
Mas ele ainda conquistou mais dois Campeonatos Mineiros com a camisa celeste. Foi campeão estadual em 2004 e 2006. Na última conquista, como capitão do time, ergueu a taça após vitória por 1 a 0 sobre o Ipatinga, fora de casa, na grande final.
Três anos no Fenerbahçe
Edu deixou o Cruzeiro e embarcou para mais uma aventura europeia. Acertou com o Fenerbahçe em 2006.
No clube turco, o zagueiro reencontrou um velho companheiro. O craque Alex, principal destaque da Raposa em 2003, era o grande nome da equipe de Istambul.
Também atuou com outros brasileiros, como Deivid, Fábio Luciano e Roberto Carlos. Chegou a ser treinado por Zico em duas temporadas.

Duelo com Drogba: Fenerbahçe x Chelsea, Liga dos Campeões 2008 (Getty Images)
Dracena conquistou um Campeonato Turco e alcançou as quartas de final da Liga dos Campeões de 2007/08.
Deixou a Turquia em 2009 para fazer história no Santos.
Anos dourados no Peixe
Com a camisa santista, Edu viveu uma época de ouro. Além das conquistas, viu um craque desabrochar.
Neymar começou a brilhar em 2010, em uma equipe que entrou para a história do Santos e do futebol brasileiro. Um time que jogava demais, goleava adversários e levantava canecos.
Além de Neymar, aquele Peixe, dirigido por Dorival Júnior, contava com Ganso, Robinho, Léo, Arouca e companhia.
Dracena formava dupla de zaga com Durval. Conquistou o Paulista e a Copa do Brasil. No ano seguinte, com Muricy Ramalho no comando, a glória maior. O Santos faturou a Libertadores, título que não conquistava desde 1963.

Edu Dracena duelando com Busquets na final do Mundial de Clubes de 2011: Barcelona 4x0 Santos (Getty Images)
Coube a Edu erguer o troféu da competição sul-americana. O capitão daquele grande time, campeão da América, entrou para a galeria de ídolos do Peixe.
Uma passagem inesquecível.
Campeão pelo Corinthians
Consagrado, Dracena encerrou o ciclo no Santos no fim de 2014 e acertou com o rival Corinthians no início do ano seguinte.
Não conseguiu ser titular absoluto da zaga corintiana na temporada. Mesmo assim, ele contribuiu muito para o elenco de Tite.
Conquistou o Campeonato Brasileiro de 2015 atuando em 16 partidas. Foi o suficiente para marcar sua passagem pelo Corinthians. No ano seguinte, Edu foi vestir outra camisa em São Paulo. De cor verde.

Campeão brasileiro pelo Corinthians em 2015 (Getty Images)
O último ato: Palmeiras
Em seu primeiro ano no Verdão, ele conquistou mais um título brasileiro, o seu terceiro.
O experiente zagueiro foi reserva na maior parte do tempo. A dupla formada por Vitor Hugo e Mina encaixou, mas Dracena correspondeu quando foi acionado.
Disputou 17 partidas no Brasileirão de 2016.
Dois anos depois, novamente o Palmeiras sentiu o sabor de ganhar o título nacional. Dracena participou de 20 jogos no Campeonato Brasileiro de 2018. Marcou dois gols.

Edu ergue o troféu do Brasileirão de 2018 (Getty Images)
Foram 127 partidas com a camisa alviverde em quatro temporadas. Edu se despede dos gramados com um currículo recheado de títulos e de grandes histórias. O zagueiro que consagrou o nome de sua cidade natal. Vai deixar saudade.
Principais títulos de Edu Dracena
Campeonato Brasileiro: 2003 (Cruzeiro), 2015 (Corinthians), 2016 e 2018 (Palmeiras)
Libertadores: 2011 (Santos)
Copa do Brasil: 2003 (Cruzeiro) e 2010 (Santos)
Campeonato Paulista: 2010, 2011 e 2012 (Santos)
Campeonato Turco: 2006/07 (Fenerbahçe)
Campeonato Mineiro: 2003, 2004 e 2006 (Cruzeiro)