Entrando na polêmica: Pará diz que Santos de 2010 jogou mais que Flamengo atual
Lateral que fez parte do plantel do Peixe há nove anos, e estava no Flamengo até o fim de julho, afirmou: "Santos de 2010 jogava o futebol mais bonito, mais elegante, mais pra frente"

Um debate se tornou recorrente nas mesas redondas de futebol nas últimas semanas: Santos de 2010 ou Flamengo de 2019?
Uma pergunta interessante que envolve duas equipes que encantaram os amantes do futebol brasileiro neste século.
Aquele Santos, de Neymar e Ganso, conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista há nove anos. O Flamengo atual levou, por enquanto, o Campeonato Carioca, quando ainda não estava jogando tão bem assim. Mas está perto do título brasileiro e na final da Libertadores.
Um jogador fez parte desses dois elencos. É o lateral-direito Pará, que estava na equipe santista em 2010, defendeu o Flamengo até o meio deste ano, e retornou ao Santos.
Em coletiva nesta segunda-feira (5), o lateral não titubeou ao ser perguntado sobre o assunto. O Peixe de nove anos atrás jogou mais bola que o Fla de 2019, de acordo com Pará.
- Uma pergunta até fácil de responder. Na minha opinião, o Santos de 2010 jogava o futebol mais bonito, mais elegante, mais pra frente. Ganhávamos quase todos os jogos na Vila... Ganhamos de 10 a 0 do Naviraiense, 8 a 1 do Guarani. O Santos jogava mais - afirmou o jogador, que esteve em campo neste domingo, na goleada por 4 a 1 do Peixe sobre o Botafogo.
Santos 2010 x Flamengo 2019
O Santos encantou o Brasil especialmente no primeiro semestre de 2010. Neymar, com 18 anos, e Ganso, com 20, conduziram o Peixe comandado por Dorival Júnior a um desempenho excepcional.
O time das goleadas incríveis e dos golaços se tornou a equipe dos títulos. Veio o Campeonato Paulista, na final contra o Santo André, e a Copa do Brasil, batendo o Vitória na decisão.
No Brasileirão, o Peixe não brilhou tanto. Ficou apenas na oitava colocação com 56 pontos. A vaga na Libertadores de 2011 foi garantida pela conquista da Copa do Brasil. E o Santos faturou a América no ano seguinte.
Na temporada de 2010, o Peixe marcou 176 gols em jogos oficiais.

Neymar comemora gol pelo Santos em 2010 (Getty Images)
Já o Flamengo de 2019, líder do Brasileirão e finalista da Copa Libertadores, conquistou o Campeonato Carioca no primeiro semestre. Mas naquele momento o time ainda era treinado por Abel Braga, não contava com Rafinha, Filipe Luís e Gerson, e não apresentava um futebol de encher os olhos.
Com a chegada dos reforços e do técnico português Jorge Jesus, o Rubro-Negro começou a atropelar.
O Fla marcou 123 gols no ano até o momento em competições oficiais (sem contar a Florida Cup, no início da temporada). Restam oito jogos pelo Campeonato Brasileiro e a final da Libertadores, dia 23 de novembro, contra o River Plate.
Se conquistar a América, o Flamengo vai para o Mundial do Catar, em dezembro.
🎶Amar é tão sagrado pra quem sabe amar... 🎶🤴🏾@Brunohenrique ❤️ #NoEmbaloDaNação
— Flamengo (@Flamengo) November 3, 2019
📸: Marcelo Cortes/CRF pic.twitter.com/BJvWahAmsF
O artilheiro do Santos em 2010 foi Neymar. O então garoto fez 42 gols em jogos oficiais com a camisa do Peixe naquela temporada e ainda marcou mais um em amistoso.
Já o goleador do Flamengo de 2019 é Gabigol. Revelado pelo Santos, o atacante tem 36 gols até agora com a camisa rubro-negra.