Relembre grandes contratações de clubes brasileiros
Acerto de Dani Alves com o São Paulo trouxe lembranças de aquisições bombásticas de equipes brasileiras; nomes como Romário, Ronaldinho, Ronaldo...

O São Paulo fez barulho no mercado do futebol brasileiro nesta quinta-feira (1). O Tricolor anunciou a contratação de Daniel Alves, melhor jogador da Copa América e atual capitão da seleção brasileira.
Aos 36 anos, Dani construiu uma carreira brilhante na Europa e retorna ao Brasil 17 anos após a saída do Bahia, quando ainda era um menino.
“Pelo meu país, pelo meu povo. Pelo meu clube de coração” 🇾🇪🇧🇷 pic.twitter.com/n7w5s3NUrl
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 1, 2019
A bombástica contratação do lateral-direito, que diz ser torcedor do São Paulo desde a infância, trouxe lembranças de outras grandes aquisições de clubes brasileiros nas últimas décadas. Vamos rememorar?
O @rai10oficial já sabia! 😎🇾🇪#DaniEstáAqui pic.twitter.com/HWk9LcpN6R
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 2, 2019
Romário no Flamengo
Craque da Copa de 1994 e eleito pela FIFA o melhor jogador do planeta naquele mesmo ano, Romário chocou o mundo ao trocar o Barcelona pelo Flamengo.
O Baixinho era ídolo na Catalunha, mas optou por retornar ao Brasil e defender o Rubro-Negro, que completava 100 anos de história em 1995.
A passagem de Romário pelo Fla, apesar de poucos títulos conquistados (dois Cariocas e uma Copa Mercosul), ficou marcada por muitos gols. O eterno camisa 11 balançou as redes 204 vezes com a camisa rubro-negra, entre 1995 e 1999.
Tévez no Corinthians
No fim de 2004, o Corinthians fechou parceria com o fundo de investimento MSI.
Como cartão de visitas, a empresa milionária acertou a contratação de Carlitos Tévez, grande destaque do Boca Juniors naquele momento.
A passagem do argentino pelo Timão durou apenas um ano e meio, mas foi inesquecível para os torcedores do clube.
Tévez liderou o Corinthians na campanha do título brasileiro de 2005. Marcou 46 gols em 78 jogos e saiu como ídolo da Fiel.
Adriano no Flamengo
Em 2009, Adriano não vivia um bom momento.
O centroavante deixou a Inter de Milão e chegou a ficar afastado do futebol por um tempo.
Foi aí que entrou o Flamengo, clube que o revelou, na história. O Rubro-Negro conseguiu repatriar o Imperador, que deu uma grande reviravolta na carreira.

Getty Images
Naquele mesmo ano, Adriano foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro com 19 gols e levou o Fla a um título que não era conquistado desde 1992. Saiu do clube no meio de 2010, quando voltou à Itália, para defender a Roma.
Ronaldo no Corinthians
Era o fim de 2008 quando o Corinthians anunciou a contratação de Ronaldo para a temporada seguinte.
O Fenômeno estava se recuperando de lesão no joelho e totalmente fora de forma. Muitos duvidavam se ele realmente entraria em campo pelo Corinthians ou se a aquisição era somente voltada para o marketing.

Getty Images
Mas Ronaldo brilhou e caiu nas graças da Fiel. Em 2009, ele conquistou dois títulos: Campeonato Paulista e Copa do Brasil.
O artilheiro da Copa de 2002 marcou 35 gols em 69 partidas pelo Timão e deixou o clube em fevereiro de 2011, quando anunciou a aposentadoria.
Fred no Fluminense
O ano de 2009 realmente marcou o retorno de grandes nomes ao futebol brasileiro.
Fred estava há quatro anos no Lyon, da França, mas ficou balançado com a proposta do Fluminense e acertou com o clube das Laranjeiras.
A primeira temporada foi difícil. O centroavante ficou fora de muitos jogos por lesão e o Flu brigou para não cair até a última rodada do Campeonato Brasileiro.

Getty Images
Ele voltou na reta final e ajudou a equipe a permanecer na elite com gols importantes. Nos anos seguintes, conquistou dois títulos brasileiros: 2010 e 2012.
Fred ficou no Flu até 2016 e se tornou um dos grandes ídolos da história do clube. Marcou 172 gols com a camisa tricolor e alcançou a terceira colocação na lista de maiores artilheiros do Flu.
Ronaldinho no Flamengo
No início de 2011, o Flamengo anunciou Ronaldinho Gaúcho, que voltava ao Brasil dez anos após a sua saída conturbada do Grêmio.
O clube gaúcho tentou, inclusive, repatriar o jogador, que optou pelo Fla.
A recepção do atleta, que havia sido o melhor do mundo em 2004 e 2005, defendendo o Barcelona, levou uma multidão de torcedores à Gávea. Uma festa incrível marcou a chegada do craque ao Rubro-Negro.
Mas a passagem de R10 pelo clube pode ser definida por uma palavra: decepção.
Houve até alguns bons momentos, como a conquista do título carioca invicto em 2011, mas a falta de regularidade do meia começou a irritar parte da torcida.

Getty Images
Ronaldinho rompeu com o Flamengo em maio de 2012, exigindo uma dívida de 40 milhões de reais do clube. Uma saída pela porta dos fundos, após 72 jogos e 28 gols marcados.
Seedorf no Botafogo
Consagrado no futebol europeu, dono de quatro Ligas dos Campeões (uma pelo Ajax, uma pelo Real Madrid e duas com a camisa do Milan), o holandês Seedorf desembarcou no Rio de Janeiro em 2012.
O jogador topou o desafio de atuar pelo Botafogo, com grande influência de sua esposa, carioca e torcedora do Glorioso.

Getty Images
A equipe alvinegra foi a última da carreira de jogador do holandês, que rapidamente se tornou ídolo do torcedor botafoguense.
Foram 81 jogos, 24 gols e um título: o Carioca de 2013. No Brasileiro daquele mesmo ano, o Botafogo conseguiu a sonhada vaga para a Libertadores e Seedorf anunciou a aposentadoria dos gramados para iniciar a carreira de técnico.