Athletico e River começam a decidir Recopa na Baixada
Primeiro jogo será nesta quarta-feira, em Curitiba, e a volta está marcada para o dia 30, em Buenos Aires

Athletico e River Plate iniciam nesta quarta-feira a disputa pelo título da Recopa Sul-Americana, competição que coloca frente a frente os atuais campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana.
O jogo de ida será na Arena da Baixada, em Curitiba. Na quinta-feira da semana que vem, dia 30, os times voltam a se encontrar, desta vez, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
É dia de jogaço que vale taça!
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) 22 de maio de 2019
VAMOS! 🔴⚫️
🎫 https://t.co/1jkIO46XTY#CAPxCARP pic.twitter.com/Keho5SIUwL
Brasil e Argentina dominam a competição. São dez taças para times brasileiros e oito para equipes argentinas. Na última edição do torneio, o Grêmio levou a melhor sobre o Independiente, ganhando o título nos pênaltis após dois empates.
A Recopa foi criada em 1989. Naquela época, o torneio era entre os campeões da Libertadores e da Supercopa, competição que foi disputada pela última vez em 1997.
Veja também:
Galo perde em sua estreia pela Sul-Americana
Desde 2003 que o formato é campeão da Libertadores x campeão da Sul-Americana. O maior vencedor é o Boca Juniors, da Argentina, com quatro títulos. Entre os brasileiros, São Paulo, Inter e Grêmio já conquistaram o troféu da Recopa duas vezes.
Cruzeiro, Atlético-MG, Santos e Corinthians levaram um caneco uma vez.
O River Plate pode chegar ao seu terceiro título na competição. "Los Millonarios" foram campeões em 2015, em confronto doméstico com o San Lorenzo, e em 2016, batendo o Santa Fe, da Colômbia.

Jogadores do River Plate erguem o troféu da Recopa Sul-Americana de 2016 (Getty Images)
A decisão vai marcar o reencontro de Lucho González com o River, clube que o camisa 3 do Furacão defendeu em mais de 100 partidas.
Em entrevista coletiva nesta terça, o jogador argentino ressaltou o carinho que sente pelo River, mas deixou claro o seu desejo de conquistar mais um título pelo Athletico.
- É uma partida especial. Um clube pelo qual tenho muito respeito e muito carinho, um treinador (Gallardo) com quem tive oportunidade de ser seu companheiro e, depois, ser treinado por ele. Uma sensação especial por ser a primeira vez que vou enfrentar o River. Estou ansioso, sabendo que é uma final e com gana de poder conquistá-la - afirmou Lucho.