Autor de defesa do século, Gordon Banks morre aos 81 anos
Campeão mundial com a Inglaterra em 1966, goleiro lutava contra o câncer

Mais um golpe no futebol mundial nesta terça-feira! Campeão mundial com a Inglaterra em 1966, o goleiro Gordon Banks morreu nesta terça-feira (12) aos 81 anos.
A informação foi dada inicialmente pela imprensa inglesa e, o Stoke City, time pelo qual Banks atuou, confirmou nas redes sociais o falecimento do arqueiro, após contato com a família.
- Da família de Gordon Banks: é com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu tranquilamente durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas tivemos muitas memórias felizes e não poderíamos estar mais orgulhosos dele - publicou o clube.
From the family of Gordon Banks
— Stoke City FC (@stokecity) 12 de fevereiro de 2019
It is with great sadness that we announce that Gordon passed away peacefully overnight.
We are devastated to lose him but we have so many happy memories and could not have been more proud of him. pic.twitter.com/mg5GIgSoBb
DEFESA DO SÉCULO
Além de conquistar uma Copa do Mundo, Gordon Banks é reconhecido mundialmente por ser o autor da "Defesa do Século", que foi exatamente contra a nossa Seleção Brasileira.
No Mundial de 1970, no México, ainda pela fase de grupos, Brasil x Inglaterra se enfrentaram no dia 7 de junho. A data ficaria marcada pela impressionante defesa de Banks numa cabeçada certeira de Pelé. O arqueiro estava no outro canto do gol, mas conseguiu alcançar a bola e evitar que o Rei balançasse as redes.
- Foi a defesa mais importante da minha vida. Eu estava na primeira trave e tive de pular o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, tive que pensar a que altura a bola subiria depois de tocar no chão. Quando estiquei a mão e toquei na bola, não sabia onde ela ia parar. Eu ouvi o Pelé gritar gol. Quando ele cabeceou a bola, acho que pensou que tinha sido gol, porque cabeceou muito bem - disse o goleiro, em uma das inúmeras entrevistas que deu pelo mundo sobre o lance. Veja a defesa no vídeo abaixo.
Mesmo assim, a partida terminou feliz para o Brasil, que venceu a partida por 1 a 0, com gol de Jairzinho aos 15 minutos do segundo tempo. A equipe brasileira, que venceria a Copa naquele ano, terminou a fase de grupos na primeira colocação com seis pontos (na época, uma vitória valia dois pontos), seguido pela Inglaterra de Banks, com quatro pontos.
CARREIRA
Nascido em 1937, Banks começou carreira no Chesterfield em 1958. Uma temporada depois, foi para o Leicester, clube pelo qual mais entrou em campo (356 vezes) e jogou até 1967. Também passou pelo Cleveland Stokers, dos Estados Unidos, e Hellenic, da África do Sul, em curtas passagens.

Banks com a camisa do Leicester. FOTO: Leicester
- Leicester City Football Club está profundamente triste ao saber da morte de nosso antigo goleiro Gordon Banks, que faleceu com 81 anos. Todos do Leicester gostaria de oferecer suas sinceras condolências à família de Gordon e a amigos neste momento triste - publicou o Leicester nas redes sociais.
Também fez bonita carreira no Stoke City ao vestir 250 vezes a camisa do clube. No fim da carreira, atuou por Fort Lauderdale Strikers, dos EUA, e St. Patrick, da Irlanda. Banks se aposentou em 1978.
TÍTULOS E PRÊMIOS
Pela seleção inglesa, o goleiro atuou 73 vezes e venceu a Copa do Mundo de 1966 e também esteve na seleção da Copa daquele ano.
Gordon Banks conquistou a Copa da Liga Inglesa pelo Leicester, em 1964, e pelo Stoke, em 1972. Foi considerado o goleiro do ano pela Fifa cinco vezes seguidas, de 1966 até 1971. Em 2007, foi considerado o goleiro da equipe do século XX da Premier League.