Nenhum título! Confira um especial sobre a história do Liverpool no Mundial de Clubes
Reds perderam duas finais para brasileiros, abriram mão duas vezes da competição e ainda não conquistaram o mundo

Campeão europeu, o Liverpool vai voltar a disputar uma edição do Mundial de Clubes. Lembra qual foi a última vez em que os Reds participaram do torneio?
É uma recordação doce para a torcida do São Paulo. Foi em 2005, no Japão. Aquele Liverpool tinha Gerrard, ídolo histórico do clube. Mas não foi páreo para o Tricolor de Rogério Ceni, que brilhou na decisão.
O São Paulo derrotou o time inglês por 1 a 0, gol de Mineiro, e comemorou o terceiro título mundial de sua história (1992, 1993 e 2005).

Rogério Ceni ergue a taça de campeão mundial em 2005 (Getty Images)
Flamengo deu baile em 1981
Há outra torcida de outro gigante brasileiro que também se lembra com muito carinho de um encontro com o Liverpool valendo a taça de campeão do mundo. É a do Flamengo.

Adílio e Tita celebram gol do Flamengo sobre o Liverpool em 1981 (Getty Images)
Se o Rubro-Negro derrotar o River Plate na final da Libertadores deste ano, pode reencontrar o Liverpool em uma eventual decisão de Campeonato Mundial. Será a reedição do confronto que ocorreu em 1981.
Há 38 anos, em Tóquio, o maior Flamengo da história, comandado dentro de campo por Zico, e dirigido por Paulo César Carpegiani, massacrou o campeão da Europa.
O Liverpool não viu a cor da bola e o Fla definiu a partida no primeiro tempo: 3 a 0, dois gols de Nunes e um de Adílio.

Jogadores do Liverpool tentam marcar Zico em 1981. Flamengo deu um baile no Japão (Getty Images)
Curiosamente, apesar dos seis títulos europeus, os Reds ainda não conquistaram o mundo. Além das derrotas para São Paulo e Flamengo, o Liverpool foi superado também pelo Independiente, da Argentina, que venceu por 1 a 0 em 1984.
Na primeira vez que conquistou a Europa, em 1977, o Liverpool não quis disputar o Mundial, que na época era chamado de Copa Intercontinental. Quem representou o continente europeu naquele ano foi o Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, que havia perdido a final europeia para o próprio clube inglês.
Em 1978, quando levou o bi da Liga dos Campeões, chamada de Taça dos Campeões Europeus, o Liverpool também abriu mão da disputa do título mundial. O campeão da Libertadores daquele ano, o Boca Juniors, também não quis participar do torneio, que acabou não sendo realizado.
Vale lembrar que até 2004 o Campeonato Mundial (Copa Intercontinental) era disputado apenas entre o campeão da América do Sul e o da Europa.
Os comandados de Jurgen Klopp têm a grande chance de dar ao Liverpool o primeiro título mundial da história do clube.
O torneio deste ano, no Catar, vai começar no dia 11 de dezembro. O atual vencedor da Liga dos Campeões vai estrear nas semifinais. A grande decisão ocorre no dia 21.

Jogadores do São Paulo comemoram vitória sobre o Liverpool após apito final em 2005 (Getty Images)
Liverpool em Mundiais
1977 - Abriu mão da disputa
1978 - Abriu mão da disputa
1981 - Flamengo 3x0 Liverpool
1984 - Independiente 1x0 Liverpool
2005 - Liverpool 3x0 Deportivo Saprissa (Costa Rica) - Semifinal
São Paulo 1x0 Liverpool - Final