FIFA e ONU Mulheres assinam acordo por futebol feminino
Entidades assinaram documento que promete promover a modalidade ao redor do mundo

Exatamente no dia em que começou a Copa do Mundo Feminina de Futebol, um acordo foi assinado pela Fifa e Onu Mulheres. O presidente da entidade, Gianni Infantino, e a secretária executiva da ONU, Miambo-Ngcuka, estiveram presentes na Convenção de Futebol Feminino da Fifa poucas horas antes da abertura do Mundial.
- Este é um momento significativo para a Fifa, pois somamos forças com a ONU Mulheres para realizar a igualdade de gênero para mulheres dentro e fora de campo. Juntos, vamos aumentar a conscientização sobre futebol feminino e seu impacto em termos de saúde, empoderamento e modelos positivos para mulheres e meninas no mundo todo - garantiu Infantino.
O memorando proporcionará ainda uma estrutura sólida de fortalecimento e desenvolvimento de sinergias entre a Fifa e a ONU Mulheres, da qual a jogadora Marta, eleita seis vezes melhor do mundo, é embaixadora global da Boa Vontade. Ambas as organizações trabalharão juntas para tornar o futebol mais acessível a mulheres, além de promover a igualdade de gênero.
Os grandes eventos esportivos também serão explorados. Eles servirão para proporcionar um legado de mudanças nos níveis social, político e econômico. A ideia é desafiar sistemas descriminatórios que insistem em permanecer e atrasam o progresso de todos.
- A ONU Mulheres e a Fifa estão empenhadas em nivelar as oportunidades para mulheres e meninas, utilizando o apelo de massa do futebol para trazer mudanças positivas ao redor do mundo. Estamos confiantes de que essa parceria fará uma diferença real para a eliminação da desigualdade de gênero que vemos atualmente em todos os esportes e em toda sociedade, sabendo que os benefícios disso são para todos - pontuou Miambo-Ngcuka.
O documento prevê ainda três principais áreas conjuntas de atuação: desenvolvimento de políticas esportivas e promoção e apoio de projetos sustentáveis que ajudarão a criar um legado duradouro de mudança cultural e empoderamento de mulheres em todo mundo. Além disso, ações de comunicação e conscientização para igualdade de gênero por meio do esporte com apoio de nomes lendários do futebol.