Rafinha: "Os oito anos foram maravilhosos"
No radar do Flamengo, lateral dá coletiva de despedida do Bayern de Munique e não confirma volta ao Brasil

O fim de temporada para o Bayern de Munique está sendo marcado pelo encerramento de ciclos. Robben, Ribery e o brasileiro Rafinha. Três atletas que por muito tempo defenderam a camisa do Gigante da Baviera. A partir da próxima temporada, o clube não contará mais com a trinca.
Na mira do Flamengo e especulado também no Benfica, o lateral-direito concedeu entrevista coletiva de despedida nesta segunda-feira. E foi difícil conter a emoção.
- Eu nunca pensei que ficaria na Alemanha por tanto tempo. Eu vim para o Schalke aos 18 anos de idade. Foi difícil para mim, idioma diferente, clima diferente, mas agora sou alemão. Sempre dei 100% quando estava em campo - destacou o brasileiro.
Veja também:
Botafogo tem o seu melhor início de Brasileirão desde 2007
Cruzeiro x River: duelo de muita história
Rafinha chegou a Alemanha em 2005, após iniciar a carreira profissional no Coritiba. Ele foi contratado pelo Schalke 04 e ficou no clube até 2010, quando acertou com o Genoa, da Itália.
Em 2011, voltou ao solo alemão, desta vez, para defender a equipe mais poderosa do país. Foram oito temporadas no Bayern. Momentos marcantes que nunca vão sair da memória do jogador.
- Os oito anos foram maravilhosos, eu tive alguns grandes momentos aqui. Os três (títulos) em 2013 foram especiais. Mas todas as coisas acabam em algum momento - disse o lateral.
Com a camisa do Gigante da Baviera, Rafinha conquistou seis vezes a Bundesliga, três vezes a Copa da Alemanha, a Liga dos Campeões de 2013 e o Mundial de Clubes do mesmo ano.

Getty Images
Antes de dar adeus, o brasileiro ainda pode abocanhar mais dois troféus. O Bayern precisa de um empate contra o Eintracht Frankfurt, em casa, no próximo sábado, para faturar o Campeonato Alemão pela sétima vez seguida. E no dia 25, o outro sábado, tem o duelo com o RB Leipzig na grande final da Copa da Alemanha.
Sobre o futuro, Rafinha despistou. Há quem diga que o jogador está apalavrado com o Flamengo e vai retornar ao Brasil 14 anos depois de deixar o Coritiba. Mas o lateral de 33 anos não confirmou nada.
- Ainda não decidi se vou voltar ao Brasil ou ficar na Europa - afirmou.