Juventus, Bayern, PSG e Barça: as dinastias europeias
Juve chegou ao oitavo título seguido na Itália; Bayern levou a Bundesliga pela sétima vez consecutiva; PSG e Barça dominaram Ligue 1 e La Liga, respectivamente, nesta década

Hegemonia. Significa domínio, supremacia, poder que alguém exerce em relação aos demais. No futebol europeu, vários clubes colocaram isso em prática nesta década que se aproxima do fim.
A maior hegemonia entre as principais ligas nacionais do mundo é a da Juventus, na Itália. Com tranquilidade, a Velha Senhora, que nesta temporada ganhou o reforço de Cristiano Ronaldo, conquistou pela oitava vez seguida o título da Série A.
É difícil até lembrar o último clube que levantou o troféu do Campeonato Italiano antes da sequência da Juve começar. Foi o Milan, que na época, temporada 2010/11, contava com Ibra, Gattuso, Seedorf e Pato.
Outro grande domínio nacional na Europa se estabeleceu na Alemanha. O Bayern levou o Campeonato Alemão pela 29ª nona vez em sua história.
Veja também:
Torcedores do Flamengo pedem saída de Abel
O Gigante da Baviera chegou a sete títulos seguidos. Desta vez, a conquista veio com um pouco mais de sofrimento. Só foi concretizada mesmo na última rodada da Bundesliga, no sábado (18), com goleada por 5 a 1 sobre o Eintracht Frankfurt.
A última vez que o Bayern não foi campeão alemão faz sete anos. Na temporada 2011/12, o Borussia Dortmund, treinado por Jurgen Klopp, levantou a "Salva de Prata".
Apesar das seguidas frustrações na Liga dos Campeões, o PSG continua mandando na França. O bilionário clube da capital conquistou o bicampeonato da Ligue 1 nesta temporada, com enorme vantagem sobre os rivais.
Nas últimas sete temporadas, o Paris faturou seis títulos. A única equipe que superou o PSG neste período foi o Monaco em 2016/17.
🏆 #CHAMPI8NS pic.twitter.com/Okw6c70B2y
— Paris Saint-Germain (@PSG_inside) 18 de maio de 2019
Se o Real Madrid é o time mais vencedor da Liga dos Campeões, o Barcelona pode se orgulhar de mandar na Espanha nos últimos anos. O clube merengue ainda tem mais títulos na história (33), mas é o time catalão que domina a La Liga nesta década.
Nas últimas 11 temporadas, o Barça conquistou oito títulos, o Real levou duas vezes o caneco - 2011/12 e 2016/17 - e o Atlético de Madrid ganhou em 2013/14.

Barcelona levou mais um título espanhol nesta temporada (Getty Images)
Com a conquista de 2018/19, o bicampeonato da La Liga, o Barcelona chegou a 26 títulos espanhóis. Messi já tem dez.
Considerada por muitos a melhor liga nacional da atualidade, a Premier League se destaca por seu equilíbrio. Na Inglaterra não há domínios como o da Juventus, na Itália, e do Bayern, na Alemanha.
Mas dá para dizer que um clube foi o melhor da década. É o Manchester City, que desde que se tornou um novo rico, acumula títulos.

Fernandinho com o troféu da Premier League 2018/19 (Getty Images)
O time que vivia à margem do rival Manchester United, o maior campeão inglês de todos os tempos, conquistou o bicampeonato da Premier League sob o comando de Guardiola. O City chegou a seis títulos ingleses em sua história, quatro nesta década: 2011/12, 2013/14, 2017/18 e 2018/19.