Motivos políticos tiram meia do Arsenal de final
Mkhitaryan não vai defender seu clube na decisão da Liga Europa contra o Chelsea, em Baku, por causa de conflito diplomático entre Armênia e Azerbaijão

Baku, a capital do Azerbaijão, vai receber nesta quarta-feira o jogo mais importante da história da cidade. Arsenal e Chelsea decidem a Liga Europa. Um grande duelo entre rivais ingleses.
Era para o jogo em si tomar conta dos noticiários e dos debates neste momento que antecede a grande final. Mas não é apenas de bola que a Europa está falando.
Um dos principais nomes do Arsenal está fora da decisão. A ausência do meia Mkhitaryan não se deve a motivos técnicos, físicos ou de suspensão. São questões políticas que tiram o jogador da partida.
A relação entre o Azerbaijão e a Armênia, país de Mkhitaryan, é péssima. Há um conflito étnico desde a dissolução da União Soviética, no fim dos anos 80.
Os povos vizinhos não se bicam e a segurança do jogador, ao pisar em Baku, estaria ameaçada. A entrada de armênios no Azerbaijão é proibida.
- Nós exploramos todas as opções para Micki fazer parte da equipe, mas depois de discutir isso com ele e sua família, nós concordamos coletivamente que não estará em nosso grupo de viagem - destacou o Arsenal em comunicado oficial divulgado na última semana.
"We're very disappointed to announce that @HenrikhMkh will not be travelling with the squad for our #UELfinal against Chelsea."
— Arsenal FC (@Arsenal) 21 de maio de 2019
Full statement 👇
O próprio jogador também manifestou o seu lamento por perder o jogo mais importante dos Gunners na temporada.
- Após considerar todas as opções, tomamos a difícil decisão de que eu não vou viajar com o grupo para a final da Liga Europa contra o Chelsea. É o tipo de jogo que não surge com muita frequência para nós jogadores, e eu preciso admitir: me dói muito perdê-lo. Vou torcer por meus companheiros. Tragam a taça para casa - publicou o armênio nas redes sociais.
[...] It‘s the kind of game that doesn’t come along very often for us players and I must admit, it hurts me a lot to miss it.I will be cheering my teammates on! Let’s bring it home @Arsenal 🏆💪🏼💪🏼💪🏼 #uel #final #arsenal #chelsea #AFC #COYG pic.twitter.com/gnDA6oyolw
— Henrikh Mkhitaryan (@HenrikhMkh) 21 de maio de 2019
Não é a primeira vez que o jogador fica fora de uma partida no Azerbaijão. Isso ocorreu também quando ele defendia o Borussia Dortmund em 2015 e não atuou contra um time azeri pela fase de grupos da Liga Europa.
Mas agora é um jogo muito grande.
Por conta disso, foram vários os apelos para que Mkhitaryan estivesse em campo. A UEFA e o governo do Azerbaijão disseram ter dado garantias de segurança ao meia. Mas jogador e clube preferiram não arriscar.
Arsenal e Chelsea decidem a Liga Europa às 16h desta quarta-feira. Sem Mkhitaryan. Uma pena.