Copa do Mundo 2019: conheça as 23 jogadoras do Brasil
Fique por dentro da história de cada uma das 23 atletas que vão disputar o Mundial na França

A Copa do Mundo Feminina começou nesta sexta-feira na França. Sob a batuta das veterenas Marta, Formiga e Cristiane, a seleção brasileira vai em busca do seu primeiro título na competição. Entrando no clima do Mundial, o Futebol Brasil preparou um guia para você conhecer um pouco das jogadoras do Brasil. Confira:
>>Leia mais:
Relembre a trajetória da seleção feminina em Copas do Mundo
Goleiras

Idade: 30 anos
Natural de: Aguaí-SP
Time: Granadilla Tenerife-ESP
Aos 30 anos, Aline vai para sua primeira Copa do Mundo. Ela começou a carreira no Guarani, mas logo ganhou oportunidade e foi para os EUA. Em solo americano, a goleira teve destaque e foi atuar na Universidade Central da Flórida. Em 2016, ela voltou ao Brasil para vestir a camisa da Ferroviária. Na temporada passada, transferiu-se para a Liga Espanhola, onde atua pelo Granadilla Tenerife.

Idade: 30 anos
Natural de: Recife-PE
Time: Kindermann-SC
Barbara começou a carreira no Sport-PE, onde atuou por oito anos. Experiente, ela disputa a quarta Copa do Mundo com a camisa da Seleção. Desta vez, porém, com um diferencial: a goleira será titular. Fora do Brasil, ela já atuou em países como Itália, Suécia e Alemanha. Na Olimpíada do Rio, pegou dois pênaltis contra a Austrália e garantiu a classificação brasileira para a semifinal.

Idade: 24 anos
Natural de: Rio de Janeiro-RJ
Time: Corinthians-SP
Letícia disputará seu segundo Mundial com a camisa da seleção brasileira. Lele, como é chamada pelas outras jogadoras, teve seu auge em 2017 quando o Corinthians sagrou-se campeão da Libertadores. Na ocasião, ela brilhou na disputa de pênaltis.
Laterais

Idade: 28 anos
Natural de: Ituiutaba-MG
Time: São José-SP
Antes de se interessar por futebol, Poliana passou por esportes como atletismo e basquete. No mundo da bola, começou atuando pelo Rio Preto, mas já defendeu também Santos e São José. Fora do país, a lateral passou por Islândia e EUA, onde vestiu a camisa do Houston Dash e Orlando Pride.

Idade: 24 anos
Natural de: Bragança Paulista-SP
Time: Sportsand Sand-ALE
Letícia vai participar de sua primeira Copa do Mundo. Integrando a Seleção desde as divisões de base, ela vem se destacando desde então. Atualmente, defende o Sportsand da Alemanha. Antes, ainda no Brasil, atuou pelo XV de Piracicaba e São José.

Idade: 31 anos
Natural de: Caeté-MG
Time: Fortuna Hjorring-DIN
Tamires é a única mãe da seleção brasileira. Por conta da gravidez, chegou a parar de jogar futebol por duas vezes. Em outra oportunidade, ela também teve que fazer uma pausa na carreira para acompanhar o marido que também é jogador. Hoje em dia, o jogo virou. Depois de ser convidada para atuar pelo Fortuna Hjorring, na Dinamarca, ele que teve que fazer uma pausa para acompanhá-la na empreitada internacional. Esta é a segunda Copa que a camisa 6 participa.

Idade: 24 anos
Natural de: São Bento do Sul-SC
Time: Orlando Pride-EUA
Camilinha foi convocada como lateral para a Seleção, mas costuma atuar como meia nos EUA, onde defende o Orlando Pride. Em terras americanas, a jovem jogadora de apenas 24 atua ao lado de Marta. Camilinha disputou a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro.
Zagueiras

Idade: 21 anos
Natural de: Londrina-PR
Time: Paris Saint Germain-FRA
Daiane foi convocada nesta sexta-feira depois que a zagueira Érika foi cortada por conta de uma lesão na panturrilha. A jogadora, de apenas 21 anos, atua pelo Paris Saint-Germain. No Brasil, ela teve passagens pelo Kindermann, Joinville, XV de Piracicaba, Tiradentes e Rio Preto.

Idade: 23 anos
Natural de: São Vicente-SP
Time: Bordeaux - FRA
Kathellen começou no futsal, mas logo se transferiu para o futebol de campo. Ela foi jogar nos EUA com bolsa de estudos e depois transferiu-se para a França, onde atua pelo Bordeaux. A zagueira jogará sua primeira Copa do Mundo.

Idade: 32 anos
Natural de: Porto Alegre-RS
Time: Corinthians-SP
Natural de Porto Alegre, Mônica começou a carreira no Internacional em 2002. Foi a primeira brasileira a atuar no Orlando Pride, onde jogou ao lado da Rainha Marta. Além da equipe americana, ela também já vestiu a camisa de times como Flamengo, Ferroviária e Atlético de Madrid. Atualmente, defende as cores do Corinthians.

Idade: 27 anos
Natural de: Praia Grande-SP
Time: Benfica-POR
Nascida no litoral paulista, Tayla brilhou em times como Ferroviária, Foz Cataratas, Centro Olímpico, Iranduba e Santos. Com 27 anos, ela participará de sua segunda Copa do Mundo.
Meias

Idade: 24 anos
Natural de: Roque Gonzales-RS
Time: Portland Thorns FC - EUA
Andressinha começou a carreira no Pelotas. Após grande temporada, se destacou e transferiu-se para o Kindermann. Depois, foi fazer seu nome nos EUA, onde atua no Portland Thorns. Na Seleção, sempre foi considerada uma grande promessa. Não à toa, ela está indo disputar sua segunda Copa do Mundo com apenas 24 anos. É considerada uma camisa 10 clássica e tem como um dos trunfos as belas cobranças de falta.

Idade: 41 anos
Natural de: Salvador-BA
Time: Paris Saint Germain-FRA
Formiga é a jogadora mais experiente da seleção brasileira. Aos 41 anos, ela está indo disputar sua sétima Copa do Mundo - recorde de participações também entre os homens. Atualmente defende o PSG, mas já passou por times como São Paulo, Santos, Palmeiras, Gold Pride e Chicago Red Stars - estes dois últimos nos EUA.

Idade: 30 anos
Natural de: Xambrê-PR
Time: Milan-ITA
Volante e meio-campista, Thaisa foi campeã brasileira pela Ferroviária em 2014. No ano seguinte, conquistou o ouro no Pan-Americano com a seleção brasileira. É primeira brasileira a vestir a camisa do Milan.

Idade: 26 anos
Natural de: São Bernardo do Campo-SP
Time: KSPO Women Football Team-COR
Luana foi chamada para substitur Adriana, que acabou cortada por conta de lesão no ligamento do joelho. Com apenas quatro participações na seleção brasileira, ela ganhou a chance de disputar sua primeira Copa do Mundo. Nas categorias de base do Brasil, esteve nas disputas do Mundial sub-17 e sub-20.
Atacantes

Idade: 33 anos
Natural de: Dois Riachos-AL
Time: Orlando Pride - EUA
Marta é considerada a maior jogadora de todos os tempos. Eleita seis vezes melhor do mundo pela Fifa - cinco desses prêmios foram consecutivos -, a camisa 10 da seleção brasileira começou sua carreira no Vasco, aos 14 anos. Aos 17, foi para a Suécia, onde atuou por cinco anos no Umea. Jogou também no Santos em duas temporadas diferentes - 2009 e 2011. Já nos EUA, onde atua no Orlando Pride, a brasileira passou por Los Angeles Sol, Gold Pride e New York Flash.

Idade: 25 anos
Natural de: Araraquara-SP
Time: Red Angels-COR
Atacante de área, Bia foi apelidada de Imperatriz por se assemelhar ao estilo de jogo de Adriano Imperador. Já com 13 anos, ela começou a jogar como meia com as profissionais no Ferroviária. Na mesma época, foi convocada para integrar a equipe sub-17 do Brasil. Após grande destaque no país, a jogadora passou a atuar como atacante e foi jogar no Red Angels, da Coreia do Sul, onde permanece até agora. Com a camisa do Brasil, brilhou nas Olimpíadas de 2016 e agora vai para sua terceira Copa do Mundo.

Idade: 34 anos
Natural de: Osasco-SP
Time: São Paulo-SP
Cristiane é atacante daquelas com faro de gol. Não à toa, a camisa 11 é a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos - entre homens e mulheres. Começou a carreira no Juventus e depois despontou para o mundo. Passou por países como Alemanha, França, EUA e China. Disputando sua quinta Copa do Mundo, ela disse recentemente que este será seu último Mundial.

Idade: 28 anos
Natural de: Contagem-MG
Time: SC Huelva-ESP
Disputando seu segundo Mundial, Raquel se destacou pela Ferroviária. No Brasil, passou também por Corinthians/Audax. Medalha de ouro no Pan de Toronto em 2015, atualmente a jogadora veste as cores do Huelva, da Espanha.

Idade: 27 anos
Natural de: Brazópolis-MG
Time: N. C. Courage- EUA
Baixinha de 1,58, Debinha surpreende as adversárias pela velocidade. Aos 27 anos, ela vai para sua primeira disputa de Copa do Mundo. Antes de se transferir para os EUA, onde foi campeã da liga americana pelo North Carolina Courage, ela atuou na China e na Noruega.

Idade: 21 anos
Natural de: Maragogi-AL
Time: Benfica-POR
Geyse estreou na Seleção em 2017 e vai participar de sua primeira Copa do Mundo aos 21 anos. Atuou pelo Corinthians e atualmente é um dos principais nomes do Benfica, de Portugal.

Idade: 24 anos
Natural de: Garulhos-SP
Time: Atlético de Madrid-ESP
Considerada uma promessa, Ludmila também é novata na equipe. Ela começou a carreira no Juventus, na época uma aposta de Emily Lima, que mais tarde tornou-se técnica da seleção brasileira. Veloz e com muita habilidade, a expectativa é que a jogadora marque muitos gols neste Mundial.

Idade: 26 anos
Natural de: São Paulo-SP
Time: Barcelona-ESP
Versátil, Andressa Alves começou no Juventus, passou por Foz Cataratas, Centro Olímpico, Ferroviária e São José. Antes de se transferir ao Barcelona, sua atual equipe, vestiu também a camisa do Boston Breakers e Montpellier.