Marta faz gol histórico, Brasil bate Itália e avança
Rainha chega a 17 gols em Mundiais, supera Klose, e garante classificação para as oitavas de final; próximo desafio será contra França ou Alemanha

O Brasil segue na Copa do Mundo Feminina. Com uma excelente atuação no segundo tempo, a seleção bateu a Itália por 1 a 0 nesta terça-feira, em Valenciennes.
Marta fez o gol da vitória cobrando pênalti e deixou o alemão Miroslav Klose para trás. Ninguém, entre homens e mulheres, marcou mais vezes em Copas do Mundo que a melhor jogadora do planeta: 17 gols.
A seleção brasileira agora espera o desenrolar da primeira fase do Mundial para saber se enfrenta França ou Alemanha nas oitavas. Uma coisa é certa: lá vem pedreira.
FIM DE JOGO!
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) 18 de junho de 2019
🇧🇷 1 x 0 🇮🇹 | #JogaBola #BRAxITA #GuerreirasdoBrasil
Foto: FIFA pic.twitter.com/eQz8cRpOIt
Mesmo precisando apenas de um empate diante de uma equipe já classificada, o Brasil começou o jogo com postura ofensiva, apesar de a primeira boa chance ter sido das italianas.
Bonansea finalizou no canto aos quatro minutos e Bárbara foi bem, evitando o gol.
A resposta brasileira ocorreu aos 16. Marta cobrou escanteio e Debinha desviou de letra, bonito. A goleira Giuliani fez uma grande defesa.
No lance seguinte, em novo escanteio, outra vez a arqueira italiana trabalhou bem. Marta bateu fechado e Giuliani espalmou para fora.
Debinha fazia boa partida e chegou com perigo novamente aos 22, batendo firme da entrada da área. A bola saiu por pouco.
Depois do ótimo início, a seleção brasileira não conseguiu manter o ritmo na sequência do primeiro tempo e a Itália cresceu.
Aos 28, Girelli recebeu na área, cortou a marcação e bateu sem chances para Bárbara. Mas a italiana estava impedida e o gol foi anulado.
A goleira brasileira voltou a aparecer bem aos 39. Bonansea completou cruzamento que veio da direita e Bárbara fez grande defesa.
O primeiro tempo terminou sem gols, resultado suficiente para o Brasil se classificar.

Ludmila foi a escolhida para começar o jogo na vaga de Andressa Alves, que sofreu lesão na coxa e está fora da Copa (Getty Images)
Logo no início da etapa final, as comandadas de Vadão quase abriram o placar. Aos sete minutos, Tamires sofreu falta na entrada da área. Andressinha cobrou com categoria e acertou o travessão.
O grito de gol ficou preso na garganta novamente aos dez. A zagueira Kathellen subiu bonito após falta cobrada para a área e cabeceou com perigo, à direita da meta defendida por Giuliani.
O domínio brasileiro no segundo tempo era notório. Aos 19, Cristiane deixou o campo para a entrada de Bia, que no minuto seguinte quase marcou ao desviar de calcanhar cruzamento de Ludmila.
Gol histórico de Marta
Faltava o Brasil traduzir a superioridade em vantagem numérica no placar. E isso aconteceu. Debinha fez grande jogada aos 26 e foi derrubada na área por Linari. Pênalti.
Marta foi para a bola e fez história. Com a classe de melhor jogadora do planeta, a camisa 10 marcou o seu gol de número 17 em Copas do Mundo, superando o alemão Miroslav Klose.

Marta comemora o gol da vitória da seleção brasileira (Getty Images)
Após o gol, a seleção não teve problemas para segurar a vitória.
O Brasil está garantido nas oitavas de final como um dos quatro melhores terceiros colocados. Com a goleada da Austrália por 4 a 1 sobre a Jamaica, houve um tríplice empate no Grupo C.
Group C is complete 👇#ITABRA 🇮🇹🇧🇷#JAMAUS 🇯🇲🇦🇺#FIFAWWC pic.twitter.com/r68oAcvpNb
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) 18 de junho de 2019
Itália, Austrália e Brasil terminaram a fase de grupos com seis pontos ganhos. A Itália levou a melhor no saldo de gols e ficou com a primeira colocação da chave. A Austrália terminou em segundo e a seleção brasileira, em terceiro.
O adversário das meninas brasileiras nas oitavas será duríssimo: França ou Alemanha. Uma das duas estará no caminho do Brasil. O jogo será no sábado ou no domingo.
Campo Lance a Lance Escalações Informações Complementares