Com volta de Neymar, Tite anuncia lista para Copa América
Sem surpresas, técnico revela os 23 nomes para a competição; nove jogadores que estiveram na Copa do Mundo ficaram fora

O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira os 23 convocados para a Copa América de 2019. A seleção brasileira vai em busca do nono título continental de sua história a partir do dia 14 de junho, quando estreia contra a Bolívia, no Morumbi.
Não houve grandes surpresas na lista do treinador. Marcelo, que não vinha sendo lembrado nas últimas convocações, continuou fora. Havia certa expectativa em relação à presença de Lucas Moura depois da grande atuação que ele teve na semifinal da Liga dos Campeões, mas Tite não incluiu o jogador do Tottenham no grupo para a Copa América.
Por outro lado, Neymar está de volta, recuperado de lesão. Em relação às últimas grandes revelações do Flamengo, Paquetá, mesmo vivendo fase instável no Milan, está dentro. Já Vinícius Júnior, que recentemente voltou a campo pelo Real Madrid, após contusão no tornozelo, ficou fora.
🇧🇷 Convocação da #SeleçãoBrasileira para a @CopaAmerica
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) 17 de maio de 2019
Meias/Atacantes:
David Neres
Richarlison
Roberto Firmino
Gabriel Jesus#CopaAmérica #JogaBola pic.twitter.com/rNwn7bw4ml
Apenas três nomes da lista atuam no futebol brasileiro: Cássio e Fagner, do Corinthians, e Everton, do Grêmio.
Em relação ao plantel que esteve na Copa do Mundo do ano passado, nove atletas não foram convocados para a competição continental. Além de Marcelo, Danilo, Geromel, Paulinho, Fred, Taison, Renato Augusto, Willian e Douglas Costa estão fora da Copa América. Um dos grandes criticados na derrota para a Bélgica, nas quartas de final do Mundial da Rússia, o volante Fernandinho, do Manchester City, está de volta à equipe de Tite.
A seleção não conquista o torneio desde 2007, na Venezuela, quando bateu a Argentina na final.

Neymar vai para a sua terceira Copa América com a seleção brasileira (Getty Images)
Em coletiva após o anúncio, Tite destacou a dificuldade de montar a lista. O volante Fabinho, do Liverpool, por exemplo, muito elogiado na vitória da equipe inglesa sobre o Barcelona, acabou preterido por Casemiro e Fernandinho.
- Quando você abre o leque, aumenta a concorrência. Eleva o nível. Escolhe dois volantes entre Casemiro, Fernandinho e Fabinho? É duro, é duro. Escolha entre Fagner, Danilo e Dani... Só para dar dois exemplos - afirmou o comandante da seleção.
Confira a lista completa
Goleiros: Alisson (Liverpool) , Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City);
Defensores: Alex Sandro (Juventus), Dani Alves (PSG), Militão (Porto, negociado com o Real Madrid), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão) e Thiago Silva (PSG);
Meio-campistas: Allan (Napoli), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Lucas Paquetá (Milan), Philippe Coutinho (Barcelona);
Atacantes: David Neres (Ajax), Everton (Grêmio), Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG) e Richarlison (Everton).