Relembre a campanha brasileira que conquistou o tetracampeonato mundial sub-17
Seleção Brasileira venceu os sete jogos da Copa do Mundo, obtendo 100% de aproveitamento

O Brasil venceu o México por 2 a 1, de virada, na noite deste domingo, e conquistou o tetracampeonato da Copa do Mundo sub-17. A Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Guilherme Dalla Déa, saiu vitoriosa das sete partidas, obtendo o título com 100% de aproveitamento.
O Brasil não conquistava o Mundial sub-17 há 16 anos. Os outros títulos brasileiros foram em 1997, 1999 e 2003.
O Brasil na fase de grupos
Na fase de grupos, a Seleção Brasileira caiu na chave A, ao lado de Angola, Canadá e Nova Zelândia. O time canarinho ficou em primeiro lugar, com nove pontos, vencendo os três adversários.
Na estreia, derrotou o Canadá por 4 a 1 com mais de 11 mil torcedores nas arquibancadas. Os gols da partida foram marcados por Peglow (duas vezes), Franklin contra e Gabriel Veron. Russel-Rowe fez o de honra canadense.
No último confronto da fase de grupos, a Seleção superou Angola por 2 a 0. Talles e Veron fizeram os gols. Apesar da derrota, a seleção africana se classificou em segundo lugar, com seis pontos.
O Brasil no mata-mata
A fase eliminatória começou tensa para o Brasil. Aqueles que esperam um futebol bonito e envolvente encontraram um jogo duro contra o Chile nas oitavas de final.
A Seleção Brasileira até saiu na frente no início do jogo, com Kaio Jorge, mas viu Cruz empatar e virar ainda no primeiro tempo. O Brasil empatou no fim da etapa inicial, com Kaio Jorge, de pênalti.
O gol da vitória saiu aos 19 minutos do segundo tempo, em golaço de Diego Rosa. A classificação foi confirmada para enfrentar a Itália nas quartas de final.
Nas semifinais, o Brasil enfrentou a França, que se classificou com goleada de 6 a 1 sobre a Espanha. Os franceses eram tidos como o melhor time do Mundial até as semifinais.
De fato, foi o jogo mais difícil para o Brasil na Copa do Mundo sub-17, até porque a França abriu 2 a 0 no placar no primeiro tempo, com gols de Kalimuendo e Mbuku.
A emoção veio no segundo tempo, quando o time canarinho mudou a postura em campo. O Brasil conseguiu três gols e se classificar de forma heroica para a grande decisão. O gol da classificação veio dos pés de Lázaro, aos 43 minutos, da etapa final.
Antes, Kaio Jorge e Veron haviam empatado o confronto. Os meninos conseguiram chegar a sexta final na história do torneio, depois de buscarem mais uma grande virada.
A grande final: México 1x2 Brasil
No entanto, o Brasil enfrentaria o México na final, time que era uma pedra no sapato em Mundiais sub-17. Antes da decisão, eram quatro jogos: duas derrotas brasileiras (uma na fina de 2005), um empate seguido de eliminação nas quartas de 2013, e apenas uma vitória (1985).
Assim como foi nas oitavas e na semifinal, o Brasil venceu o México de virada, por 2 a 1, encerrando um jejum de 34 anos sem vencer os mexicanos na Copa do Mundo sub-17.
O México abriu o placar no início do segundo tempo, com González. Kaio Jorge empatou já no fim do jogo, de pênalti, marcado com a ajuda do VAR.
Se Lázaro foi a grande estrela nas semifinais contra a França, o jogador do Flamengo novamente marcou o gol da virada brasileira, aos 47 minutos do segundo tempo, aproveitando cruzamento de Yan. Foi o gol do título. Festa brasileira no Bezerrão, estádio do Gama, em Brasília.
- Hoje o Brasil passa a respeitar uma grande geração. Tenho certeza que muitos destes atletas vão defender a Seleção principal. Logicamente, vão aparecer também em seus clubes como atletas de muita qualidade. Quero agradecer à nação brasileira pelo apoio. A nação brasileira merece essa conquista de hoje. Os atletas também. Os técnicos do Brasil também merecem - afirmou.
Premiações da Seleção Brasileira
O goleiro Matheus Donelli, do Corinthians, conquistou a Luva de Ouro, eleito o melhor goleiro da competição. Já Gabriel Veron, do Palmeiras, foi considerado o craque do Mundial sub-17. O artilheiro da competição foi o holandês Sontje Hansen, com seis gols.
Matheus Araujo e Matheus Donelli, vocês são CAMPEÕES M-U-N-D-I-A-I-S!!!!!! 🏆🥇🇧🇷
— Corinthians (@Corinthians) November 17, 2019
Parabéns aos nossos #FilhosDoTerrão, campeões da Copa do Mundo FIFA Sub-17! Parabéns, Brasil! 😍#VaiCorinthians #VaiBrasil 🇧🇷https://t.co/A7mg4BkhJ1
Os representantes do Verdão na Copa do Mundo Sub-17: Renan, Guilherme Dilda (médico), Henri, Gustavo Garcia e Gabriel Veron! É CAMPEÃO 🏆🇧🇷#CriasDaAcademia pic.twitter.com/L8myvNgaMM
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 18, 2019