Seleção olímpica é convocada para Torneio de Toulon
Técnico André Jardine inicia preparação da equipe na busca por uma vaga para Tóquio; Rodrygo, do Santos, Antony, do São Paulo, e Pedro, do Fluminense, são alguns dos principais destaques da lista

Tóquio é logo ali. Atual campeão olímpico, o Brasil já pensa no bi, no ano que vem, na capital japonesa. Mas o caminho até lá será árduo. Nesta quarta-feira, o técnico André Jardine, ex-São Paulo, convocou a seleção olímpica para o Torneio de Toulon, na França, entre 1º e 15 de junho.
O treinador anunciou 22 nomes para a competição, a primeira da preparação da equipe visando aos Jogos Olímpicos. São atletas de até 22 anos. Vale lembrar que o torneio olímpico de futebol masculino é sub-23, com a possibilidade de cada seleção contar com três atletas acima desta idade.
A apresentação da seleção olímpica para o Torneio de Toulon está marcada para o dia 27 de maio. Os atletas convocados, que atuam no futebol brasileiro, vão desfalcar as suas respectivas equipes por três semanas.
Na lista, há nomes que já são protagonistas de seus clubes no Brasil, como o atacante Pedro, do Fluminense, o meia-atacante Antony, do São Paulo, o volante Matheus Henrique, do Grêmio, e o lateral-esquerdo Renan Lodi, do Athletico-PR.

Pedro, do Flu, é mais um nome de peso na lista (Lucas Merçon/Fluminense)
Uma das grandes revelações do futebol brasileiro nos últimos anos, o atacante Rodrygo, do Santos, também foi convocado. O jovem talento se apresenta ao Real Madrid em julho.
O Brasil de Jardine estreia no Torneio de Toulon no dia 2 de junho, contra a Guatemala. Depois, encara a França, no dia 5, e o Catar, no dia 8. A final será no dia 15.
Para garantir vaga nos Jogos de Tóquio, a seleção terá que passar pelo Torneio Pré-Olímpico, que será realizado na Colômbia, em janeiro do ano que vem. A competição foi disputada pela última vez em 2004, quando o Brasil não conseguiu classificação para os Jogos de Atenas.
Desde então, o Campeonato Sul-Americano, da categoria sub-20, era classificatório para a Olimpíada. No Pré-Olímpico do ano que vem, as duas melhores equipes confirmam vaga para Tóquio.

Brasil foi campeão olímpico no Rio, em 2016; o bi vem em Tóquio? (Getty Images)
A geração brasileira é forte, mas é provável que Jardine tenha alguns problemas para o Torneio Pré-Olímpico.
Há vários nomes que atuam no futebol europeu e que dificilmente serão liberados por seus clubes para a competição na Colômbia, casos de Richarlison, do Everton, David Neres, do Ajax, Vinícius Júnior, do Real Madrid, Lucas Paquetá, do Milan, Gabriel Jesus, do Manchester City, e até mesmo Rodrygo, que em janeiro do ano que vem será atleta do clube merengue.
Confira a lista para o Torneio de Toulon
Goleiros
Lucão - Vasco
Lucas Perri - Crystal Palace (Inglaterra)
Ivan - Ponte Preta
Defensores
Gabriel - Lille (França)
Murilo Paim - Cruzeiro
Luiz Felipe - Lazio (Itália)
Lyanco - Bologna (Itália)
Emerson - Betis (Espanha)
Guga - Atlético-MG
Iago Borduchi - Internacional
Renan Lodi - Athletico-PR
Meias
Douglas Luiz - Girona (Espanha)
Thiago Maia - Lille (França)
Tabata - Portimonense (Portugal)
Wendel - Sporting (Portugal)
Mateus Vital - Corinthians
Matheus Henrique - Grêmio
Atacantes
Pedrinho - Corinthians
Matheus Cunha - RB Leipzig (Alemanha)
Rodrygo - Santos
Antony - São Paulo
Pedro - Fluminense