Tite justifica convocação de Neymar, que não joga desde junho
Treinador revelou conversa com o ainda camisa 10 do PSG sobre o futuro do jogador

Mesmo sem atuar desde o início de junho, quando se machucou no amistoso contra o Catar, preparatório para a Copa América, Neymar foi convocado por Tite para os amistosos contra Colômbia e Peru, nos Estados Unidos, nos dias 6 e 10 de setembro.
>>Veja também <<
Com Neymar, Tite convoca para amistosos
Dembélé não quer ser envolvido em negócio por Neymar
Flamengo comunica que não negocia mais com Balotelli
Questionado sobre os motivos da convocação do camisa 10 do Paris Saint-Germain, que ainda não entrou em campo na atual temporada, Tite se explicou por escolher o ex-santista, afirmando que não pode abrir mão da qualidade do jogador.
- Conversei com ele, levamos três aspectos: qual era o momento dele e como ele estava. Disse que estava feliz, trabalhando há um tempo. Não faz trabalho tático, pois é uma preparação da equipe. Perguntei emocionalmente sobre toda a situação (futuro). Disse: "Estou tranquilo, sei que há o encaminhamento e, agora, aguardo o PSG na definição". E o terceiro aspecto era a ideia de ele jogar antes (dos amistosos), um tempo hábil para jogar. Um atleta do nível e da qualidade de Neymar, eu não vou prescindir como técnico - justificou.
Condição física de Neymar
Há mais de dois meses sem atuar e já tratado de lesão no pé, Neymar está apenas treinando no PSG. O preparador físico da CBF, Fábio Mahseredjian, comentou a situação física de Neymar, se ele possui condições de jogar em setembro.
- Neymar está desde 15 de julho treinando. Fez todos os testes, foi para campo desde 17 de julho. Não participa dos treinamentos táticos, mas está em plenas condições. Converso semanalmente com o Ricardo, preparador físico dele. Está em plenas condições de atuar - afirmou Mahseredjian.
Futuro de Neymar
Neymar e PSG decidem o futuro do jogador, que deverá ser longe de Paris, já que há negociações para se transferir para o Real Madrid ou Barcelona.
Na coletiva de convocação, Tite foi indagado sobre se teria sugerido algum time para Neymar se transferir, e o treinador foi taxativo na resposta ao dizer que não compete a ele.
- Não me sinto à vontade eticamente de sugerir, existem pessoas, e ele tem a autonomia de decidir seu caminho. Existem clubes, responsabilidades, e cada um tem sua autonomia. Eu tomo minhas decisões e respondo por elas. Torço para que ele tenha luz pelo melhor caminho. Mas não tenho direito de dizer "vai para cá, vai para lá". Ele tem gente, estafe, e tem ele como palavra final. Não compete a mim - comentou.
Os amistosos de setembro serão os primeiros jogos da Seleção Brasileira após o título da Copa América e marca o início da preparação para a Copa de 2022, no Catar.