Botafogo vence o Sol de América no Paraguai por 1 a 0
Com gol de Erik, Glorioso sai na frente na disputa por vaga nas oitavas da Copa Sul-Americana

Vitória gloriosa! O Botafogo venceu o Sol de América por 1 a 0 nesta quarta-feira, no estádio Luis Alfonso Giagni, no Paraguai, e saiu na frente na disputa por vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com a vitória, o Alvinegro vai com a vantagem do empate para o joga da volta, que será na próxima quarta-feira, às 19h15.
O gol da vitória alvinegra (veja abaixo) saiu dos pés de Erik no segundo tempo. O gol saiu após o Glorioso tentar chegar algumas vezes, apesar da falta de efetividade. Os cariocas ficaram com um a mais desde a metade do primeiro tempo, quando os mandantes também perderam um pênalti. Confira abaixo como foi o jogo.
As palavras de Erik, autor do gol da vitória do FOGÃO no Paraguai 🇵🇾 ⚽️ ☑️ #VamosFOGO ⭐️ pic.twitter.com/vKMdyJfAL7
— Botafogo F.R. (@Botafogo) May 23, 2019
PRIMEIRO TEMPO
O Botafogo teve dificuldades de impor o seu jogo no primeiro tempo, apesar de os donos da casa não terem feito pressão. O Glorioso quase se complicou aos 22 minutos, quando Gabriel acertou o jogador rival dentro da área, obrigando a arbitragem assinalar pênalti.
No entanto, Clar bateu depois de dar um pulo e acertou o travessão, e a bola seguiu para linha de fundo. Aos 25, Alex santa errou na saída de bola, Ruíz Díaz chutou forte, fazendo Gatito realizar grande defesa, impedindo o gol dos mandantes.
PERDEEEUUUU!
— DAZN BRA (@DAZN_BRA) May 22, 2019
O secador da torcida do Fogão funcionou e o meia Walter Clar do Sol de América desperdiçou cobrança de pênalti!
Segue @soldeamericapy 0x0 @botafogo#FogãoNoDAZN pic.twitter.com/MHK6nJ3K7F
Aos 31, Pardo recebeu o segundo amarelo por falta em Fernando e foi expulso. Mesmo com um a mais, o Botafogo não conseguiu envolver o adversário, com problemas na criação. Cícero e Alex Santana não fizeram um bom primeiro tempo, dificultando os ataques do Glorioso. O jogo foi para o intervalo com o placar zerado.
SEGUNDO TEMPO
O Botafogo voltou melhor para o segundo tempo tanto que teve logo duas chances com 10 minutos. Em uma delas, Erik ficou na cara do gol, driblou o goleiro e cruzou para Diego Souza, que cabeceou certeiro, mas o Clar, redimindo-se do pênalti perdido, salvou em cima da linha.
Com um a menos, o Sol de América estava rendido nesse momento do jogo e não ameaçava o gol de Gatito. E o Glorioso não conseguia aproveitar a superioridade numérica, mesmo com um futebol melhor do que o da primeira etapa.
Aos 23, Eduardo Barroca colocou Luiz Fernando e Gustavo Bochecha, nas vagas de Cícero e João Paulo, respectivamente. A tentativa do técnico era melhor a criação botafoguense.
Mas o melhor estava por vir para os brasileiros, porque aos 27, o Botafogo, enfim, abriu o placar. Erik aproveitou bem cruzamento da esquerda, contou com péssima saída do goleiro Escobar para fazer o quarto gol dele na Sul-Americana: 1 a 0.
GOOOOOLLLL!!!
— DAZN BRA (@DAZN_BRA) May 22, 2019
Sempre ele! Erik abre o placar para o Fogão no Paraguai!
O artilheiro da @sulamericana aproveitou a falha do goleiro e tirou o zero do placar.@soldeamericapy 0x1 @botafogo#FogãoNoDAZN pic.twitter.com/J8x56ZLDz5
Com um jogador a mais e à frente no placar, Eduardo Barroca colocou Jean no lugar de Leonardo Valencia aos 38 minutos. Dois minutos depois de entrar, Jean recebeu cartão vermelho. No entendimento do árbitro, o volante largou o braço no rosto de Villagra.
Os mandantes ensaiaram uma pressão para empater, mas não levaram perigos maiores ao gol de Gatito. O jogo terminou com vitória do Glorioso no Paraguai.
AGENDA
Antes de definir a vaga na próxima fase da Sul-Americana contra o Sol de América na semana que vem, no Nilton Santos, o Botafogo vai duelar com o Palmeiras no próximo sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O confronto vai valer pela sexta rodada do Brasileirão.