"São Victor" pega três pênaltis e classifica Atlético no Horto
Galo bate Unión La Calera por 1 a 0, devolve derrota sofrida no Chile, e conta com noite mágica do ídolo para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana

Quando o sorteio da segunda fase da Copa Sul-Americana decretou o confronto entre Atlético-MG e Unión La Calera, do Chile, o favoritismo era inegavelmente do time brasileiro. Mas dentro de campo foi tudo muito sofrido. Depois de perder fora de casa o jogo de ida por 1 a 0, com o time reserva, o Galo devolveu o placar na noite desta terça-feira, no Independência, gol do garoto Alerrandro.
A decisão da vaga para as oitavas de final acabou ocorrendo na disputa de pênaltis. E aí, brilhou a estrela de um velho ídolo. Victor pegou uma, duas, três cobranças dos chilenos. O Atlético converteu as suas três e assegurou a passagem para a próxima fase.
VIIIIIIIIIICTOOOOOOOR!!!!
— Atlético (@Atletico) 29 de maio de 2019
FINAL NO HORTO! O ATLÉTICO ESTÁ NAS OITAVAS DE FINAL DA COPA @sulamericana! SÃO VICTOR BRILHA E DEFENDE TRÊS PÊNALTIS! FÁBIO SANTOS, LUAN E LÉO SILVA CONVERTEM AS SUAS E O GALO VENCE POR 3 A 0 NAS PENALIDADES!
Vamos, #Galo! #CAMxULC #SulAmericana 🏴🏳 pic.twitter.com/5ioR3PHUNI
Precisando da vitória, o técnico interino Rodrigo Santana levou a campo a equipe titular, ao contrário da primeira partida do confronto, no Chile.
O Galo buscou o gol na etapa inicial, mas o alívio para a torcida só veio mesmo no segundo tempo. O garoto artilheiro, cria da casa, tratou de acalmar os ânimos.
Aos 24 minutos, Luan encontrou Elias, que da esquerda cruzou para a área. Alerrandro, bem colocado, apareceu para balançar as redes do time chileno: 1 a 0.
⚽🐓 O garoto tem estrela! Alerrandro entrou no segundo tempo e, com oportunismo, marcou o gol da vitória do @Atletico sobre o @ulcsadpoficial que levou para as penalidades a disputa da vaga na #SulAmericana pic.twitter.com/RGCvTF6c8P
— CONMEBOL Sul-Americana (@sulamericana) 29 de maio de 2019
O placar era suficiente para levar o jogo para os pênaltis, mas não garantia a classificação atleticana. O Galo precisava marcar mais um para despachar o adversário. Não conseguiu.
Mas quis o destino que, seis anos depois da épica campanha na Libertadores de 2013, Victor se tornasse o herói de uma classificação do Atlético em uma competição internacional.
Naquela Libertadores, o goleiro foi o protagonista. Pegou um pênalti de Riascos nos acréscimos das quartas de final contra o Tijuana, no Horto, classificando a equipe. Na semifinal, também no Independência, brilhou na disputa de pênaltis contra o Newell's Old Boys. E voltou a se consagrar em outra disputa de penalidades, desta vez no Mineirão, contra os paraguaios do Olimpia, na grande decisão do torneio.
Defina esse santo com apenas uma palavra!
— Atlético (@Atletico) 29 de maio de 2019
Aqui é #Galo! 🏴🏳 pic.twitter.com/oWMwugwkRs
Na noite desta terça, nada passou pelo ídolo atleticano. Três cobranças do La Calera, três defesas de Victor, voltando a ser o "São Victor" de seis anos atrás.
😇 Três vezes São Victor!
— CONMEBOL Sul-Americana (@sulamericana) 29 de maio de 2019
🙌🐓 Para ver quantas vezes quiser, torcedor do @Atletico, as defesas do ídolo contra o @ulcsadpoficial. É o Galo nas oitavas da #SulAmericana pic.twitter.com/Rr9RB0qh3O
A primeira foi do atacante Walter Bou, a segunda, do volante Leyton, e a terceira tentativa dos chilenos a parar no goleiro do Galo foi de Larrondo, também atacante.
😇🐔 O São Victor da #Libertadores também está na #SulAmericana! pic.twitter.com/yAuV07S8rn
— CONMEBOL Sul-Americana (@sulamericana) 29 de maio de 2019
Fábio Santos, Luan e Leonardo Silva converteram as suas cobranças e o Atlético se classificou para as oitavas de final.
Na próxima fase da competição, o clube mineiro vai enfrentar o vencedor do confronto entre Botafogo e Sol de América, do Paraguai. O time carioca venceu a primeira partida por 1 a 0 fora de casa. O jogo de volta ocorre nesta quarta-feira, no Nilton Santos.

Garoto iluminado: Alerrandro comemora o gol marcado nesta terça (Bruno Cantini/Atlético-MG)