Último ato: Van Persie se despede do futebol
Vice-campeão mundial em 2010, holandês se aposenta aos 35 anos

Um dos grandes jogadores holandeses deste século se despediu dos gramados no fim de semana. A derrota do Feyenoord por 2 a 0 para o Ado Den Hag, em casa, foi o último ato da carreira de Robin Van Persie.
Two legends
— Feyenoord Rotterdam (@Feyenoord) 13 de maio de 2019
One #Feyenoord family
Thank you for everything ❤️#GioBedankt #RVPLegend pic.twitter.com/z9hsA1lFIG
Aos 35 anos, o ídolo do Feyenoord e da seleção holandesa foi muito homenageado durante a partida, válida pelo Campeonato Holandês. A começar por um bandeirão que a torcida do clube de Roterdã levou para o estádio, com o rosto do jogador e os seguintes dizeres: "Lendas são para sempre".
O momento mais emocionante, no entanto, foi quando Van Persie deixou o campo. Substituído nos acréscimos, o atacante saiu ovacionado por público, companheiros, adversários e até árbitros. Os dois times e o trio de arbitragem fizeram um corredor de aplausos para o agora ex-atleta passar.
👏👏👏 @Persie_Official 👏👏👏
— Feyenoord Rotterdam (@Feyenoord) 13 de maio de 2019
More #RVPLegend:
Check ➡️ https://t.co/GZpLwHjROq pic.twitter.com/zD2ZbgJUiq
Van Persie é nascido em Roterdã e começou a carreira profissional no Feyenoord em 2001. Contratado pelo Arsenal em 2004, ficou oito anos na equipe de Londres, marcando 132 gols.
3️⃣2️⃣ @Persie_Official ©️#RVPLegend #feyado pic.twitter.com/UkIqOjBBoY
— Feyenoord Rotterdam (@Feyenoord) 12 de maio de 2019
A relação entre o atacante e a torcida do Arsenal, que era maravilhosa, ficou abalada em 2012, quando o holandês fechou com o rival Manchester United. Nos Diabos Vermelhos, conseguiu na temporada 2012/13 aquilo que tanto perseguiu pelo Arsenal: o título da Premier League.
Robin, thank you for sharing your art with the world. ✍️
— Feyenoord Rotterdam (@Feyenoord) 12 de maio de 2019
👑 @Persie_Official #RVPLegend pic.twitter.com/x2VKliIiTj
Depois de três temporadas em Manchester, o holandês assinou com o Fenerbahçe e rumou para a Turquia em 2015. A saideira, porém, teria que ser no lugar onde tudo começou.
Van Persie voltou ao Feyenoord em janeiro de 2018. Nesta temporada, a sua última como profissional, o veterano marcou 17 gols em 28 jogos, somando todas as competições.
Pela seleção holandesa, o atacante estreou em 2005. Foram três Copas do Mundo (2006, 2010 e 2014), incluindo um vice-campeonato, na África do Sul, em 2010, e um terceiro lugar, no Brasil, em 2014.
Van Persie disputou 102 partidas pela equipe nacional e marcou 50 gols. É o maior artilheiro da história da seleção da Holanda.