Campeões da América! A consagração do Flamengo de Jorge Jesus
Título da Libertadores, confirmado com virada histórica sobre o River, coroa vários nomes da equipe, incluindo o técnico português

Os 38 anos de espera foram recompensados da forma mais saborosa possível para a torcida do Flamengo. A Libertadores voltou para as mãos do Rubro-Negro neste sábado (23). E foi com um roteiro digno de cinema.
O Fla saiu atrás do River Plate na grande final em Lima, no Peru. O colombiano Borré aproveitou bobeada da defesa brasileira e abriu o placar para o time argentino no primeiro tempo.
Apático e previsível, o Flamengo não se encontrou na etapa inicial. Melhorou um pouco no segundo tempo, mas não estava conseguindo furar o bloqueio defensivo do adversário.
Tá cravado na história! #VencemosJuntos pic.twitter.com/N8m7hRMgid
— Flamengo (@Flamengo) November 24, 2019
Quando tudo parecia perdido e o fantasma do "cheirinho" mais uma vez ameaçava o clube mais popular do Brasil, o herói do título surgiu envergando a camisa 9.
Gabigol empatou aos 44 minutos e fez o gol da virada aos 47. Uma conquista dramática e espetacular. Jogadores e Jorge Jesus estão eternizados na história do Rubro-Negro.
AI MEU DEUS DO CÉU, COMO É BOM SER RUBRO-NEGRO!
— Flamengo (@Flamengo) November 24, 2019
COMO É BOM SER BICAMPEÃO DA AMÉRICA! 🏆🏆#VENCEMOSJUNTOS
📸: Alexandre Vidal/CRF pic.twitter.com/wBHLuDQzHn
O ano de Gabigol
A passagem pífia pela Europa gerou muitas dúvidas a respeito do atacante. Qualidade técnica nunca faltou a Gabriel, mas será que ele poderia se tornar um jogador que faz a diferença em partidas de suma importância?
O ano de 2019 tratou de dar a resposta. São 40 gols na temporada para o camisa 9. Artilheiro do Brasileirão com 22 tentos, ele conquistou também a artilharia da Libertadores.
ELE É ASSIM, ENTENDEU? O HOMEM. UM MONSTRO. UMA MÁQUINA. UMA BESTA ENJAULADA COM ÓDIO. ELE NÃO PARA! NUNCA! ELE VENCE E VENCE E VENCE!
— Flamengo (@Flamengo) November 24, 2019
TE AMO, @gabigol! #VencemosJuntos
📸: Alexandre Vidal/CRF pic.twitter.com/axXriHUmze
Com os dois marcados contra o River, o ex-santista chegou a nove gols na competição continental.
Em uma temporada na Gávea (sua presença no ano que vem é incerta pois o empréstimo termina no fim de 2019), Gabigol se tornou um dos centroavantes mais importantes da história do clube rubro-negro.
A Libertadores de 2019 terminou com a sua consagração. Foi eleito o craque da final.
MELHORES MOMENTOS DA FINAL
🧐🏆⚫️🔴🔙 ¡Para volver a ver! Las mejores jugadas de la final de la #Libertadores entre @Flamengo y @RiverPlate.@FutbolSantander pic.twitter.com/B8Jzd7e3Sc
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) November 24, 2019
Bruno Henrique: o cara da Libertadores
Se a decisão em Lima teve uma estrela maior de Gabriel pelos gols marcados, a campanha do Flamengo pode ser simbolizada pelo desempenho exuberante de Bruno Henrique.
Cinco gols, cinco assistências e momentos espetaculares nas fases finais. Foi muito decisivo nas quartas de final, quando marcou duas vezes contra o Inter no Maracanã e deu o passe para o gol de Gabriel no Beira-Rio.
Novamente apareceu como protagonista nas semifinais. Gol no empate com o Grêmio em Porto Alegre e o primeiro gol na goleada por 5 a 0 sobre a equipe tricolor, no Maracanã.

Bruno Henrique foi fundamental para título do Fla (Getty Images)
Na grande final, Bruno esteve discreto. Mesmo assim, o camisa 27 participou com brilho do gol de empate do Fla ao fazer boa jogada pela esquerda e encontrar Arrascaeta na área. O uruguaio rolou para Gabigol, que estufou as redes.
Bruno Henrique foi eleito o craque da Libertadores 2019. Conquistou o título, o prêmio individual, e a torcida do Flamengo.
Mister da Nação
Jorge Jesus revolucionou o time do Fla.
De desacreditado na fase de grupos, o Mengão virou uma máquina na reta final da Libertadores. O começo do português foi difícil. Ele perdeu a primeira partida para o Emelec por 2 a 0 no Equador, pelas oitavas de final. Foi a única derrota do técnico na competição.
Bateu a equipe equatoriana no Maracanã e conseguiu a classificação nos pênaltis. Depois disso, tudo fluiu de forma maravilhosa.
O Fla passou por cima de Internacional e Grêmio e conquistou o título com a épica virada sobre o River.
EU QUERO MORAR NESSE VÍDEO!
— Flamengo (@Flamengo) November 24, 2019
O PORTUGUÊS MAIS AMADO DO MUNDO! 🇵🇹❤️#VencemosJuntos pic.twitter.com/ZoF0qa7W6F
Jesus é o segundo técnico europeu a ser campeão da Libertadores (em 1991, o Colo-Colo, do Chile, levou o título sob o comando do croata Mirko Jozić).
Também é o primeiro estrangeiro a conquistar a América no comando de um time brasileiro. Nos outros 18 títulos de Libertadores do futebol brasileiro, as equipes eram comandadas por técnicos do próprio país.
Mister, nós te amamos! 🔴 #VencemosJuntos pic.twitter.com/h9BMbLQJFZ
— Flamengo (@Flamengo) November 24, 2019
A redenção de Diego Ribas
Diego fraturou o tornozelo esquerdo na derrota por 2 a 0 para o Emelec, no dia 24 de julho.
Foi submetido a uma cirurgia e muita gente acreditava que ele só voltaria aos gramados em 2020. Mas a recuperação foi surpreendente. Muito antes do prazo estipulado, o meia retornou aos campos.
Momento inesquecível, @ribasdiego10! Fala pra Nação! #VencemosJuntos pic.twitter.com/d5TToBfjd2
— Flamengo (@Flamengo) November 24, 2019
Na reta final da partida deste sábado, Gerson sentiu dores musculares e pediu para sair. Diego entrou no jogo com o Flamengo perdendo por 1 a 0. O desempenho rubro-negro melhorou muito com a presença dele na equipe.
A ótima atuação do experiente jogador foi coroada com a participação no gol da virada. Diego lançou, Gabigol aproveitou a vacilada do zagueiro Pinola, e marcou o tento do título.
🏆🔝🇧🇷 Una imagen que quedará en la historia: reviví cuando #Flamengo levantó la #Libertadores. pic.twitter.com/ksvnnxAkwh
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) November 24, 2019
Depois de três anos e meio no clube, Diego conquista o troféu mais importante de sua passagem pelo Fla. E com sabor de volta por cima.