As trajetórias de Flamengo e Grêmio até as semifinais da Libertadores 2019
Times sofreram na fase de grupos, mas cresceram no mata-mata

Está chegando a hora. Para muitos, o jogo do ano no futebol brasileiro ocorre nesta quarta-feira (23), às 21h30, no Maracanã.
Flamengo e Grêmio se enfrentam na segunda partida do confronto semifinal da Libertadores. Vale uma vaga para a grande decisão do torneio continental, que será disputada no dia 23 de novembro, em Santiago, no Chile.
Pela primeira vez na história a Libertadores será decidida em um jogo único.
Depois do empate em 1 a 1 na Arena do Grêmio, o Flamengo se classifica em caso de igualdade sem gols no Maracanã. Mas se o Grêmio fizer pelo menos dois gols, quem joga pelo empate neste caso é o clube gaúcho.
O Grêmio está pela terceira vez consecutiva nas semifinais da Libertadores. Já o Flamengo não alcançava essa fase desde 1984.
Campanhas de recuperação
As campanhas dos dois times na Libertadores de 2019 são marcadas por altos e baixos. O Rubro-Negro e o Tricolor tiveram problemas na fase de grupos e flertaram com a eliminação precoce.
Mas conseguiram a classificação para o mata-mata e cresceram no torneio.
A equipe de Renato somou apenas um ponto nas três primeiras partidas do Grupo H. O Grêmio precisava de três vitórias seguidas para avançar às oitavas de final. Conseguiu.
Depois de despachar o Libertad, do Paraguai, superou o Palmeiras com uma virada espetacular no Pacaembu.
Já o Flamengo perdeu uma partida para o Peñarol, no Maracanã, outra para a LDU, no Equador, e ficou em situação difícil no Grupo D. A classificação veio apenas na última rodada, com empate diante do mesmo Peñarol, no Uruguai.
Nas oitavas, já sob o comando de Jorge Jesus, o Fla sofreu contra o Emelec, do Equador. Perdeu a primeira partida fora de casa por 2 a 0.
Devolveu o placar no Maracanã e avançou nos pênaltis, no sufoco.
Nas quartas de final, o Rubro-Negro passou bem pelo Inter e garantiu a passagem para as semifinais. Se deixar o Grêmio para trás, o Fla volta a uma decisão de Libertadores 38 anos depois.
Campanha Grêmio
Rosario Central 1x1 Grêmio
Grêmio 0x1 Libertad
Universidad Católica 1x0 Grêmio
Grêmio 3x1 Rosario Central
Libertad 0x2 Grêmio
Grêmio 2x0 Universidad Católica
Oitavas
Grêmio 2x0 Libertad
Libertad 0x3 Grêmio
Quartas
Grêmio 0x1 Palmeiras
Palmeiras 1x2 Grêmio
Campanha do Flamengo
San José 0x1 Flamengo
Flamengo 3x1 LDU
Flamengo 0x1 Peñarol
Flamengo 6x1 San José
LDU 2x1 Flamengo
Peñarol 0x0 Flamengo
Oitavas
Emelec 2x0 Flamengo
Flamengo 2x0 Emelec (4 a 2 nos pênaltis)
Quartas
Flamengo 2x0 Internacional
Internacional 1x1 Flamengo