Argentinos levam vantagem sobre brasileiros em finais de Libertadores
São 14 decisões entre clubes dos dois países até o momento e os argentinos conquistaram o título nove vezes

Falta pouco. O campeão da América será conhecido no dia 23. O troféu mais cobiçado do continente ficará no Brasil ou na Argentina.
Será a primeira final de Libertadores em jogo único. O Monumental de Lima vai receber o grande duelo entre Flamengo e River Plate. Mais um capítulo na história de uma das maiores rivalidades do futebol mundial.
O confronto Brasil x Argentina é rico entre seleções, mas também tem muitas páginas especiais entre clubes, especialmente na Libertadores.
A final deste ano será a 15ª entre equipes dos dois países na história da competição. E a vantagem é dos "hermanos".
Em 14 decisões até o momento, os times argentinos levaram a melhor nove vezes. Em cinco ocasiões deu Brasil, incluindo a última disputa entre brasileiros e argentinos pelo troféu da Libertadores.
Em 2017, o Grêmio bateu o Lanús e conquistou o tricampeonato da América.
Boca esteve em seis dessas 14 finais

Jogadores do Boca levantam a taça em 2000, após vitória sobre o Palmeiras nos pênaltis (Getty Images)
É o Boca Juniors o clube que teve mais presença nessas finais entre Brasil e Argentina. O time xeneize disputou seis decisões de Libertadores contra equipes brasileiras. Levou a melhor em quatro: Cruzeiro (1977), Palmeiras (2000), Santos (2003) e Grêmio (2007).
Só dois times do Brasil sentiram o sabor de bater o Boca em uma final da competição mais importante do continente. Em 1963, o Santos de Pelé conquistava o bi da América com duas vitórias sobre a poderosa equipe argentina.
Quase 50 anos depois, em 2012, o Corinthians superou o Boca para conquistar a única Libertadores de sua gloriosa história. Emerson Sheik foi o herói daquela decisão, marcando os dois gols da vitória alvinegra no Pacaembu.

Momento histórico em 2012: Corinthians bate o Boca e conquista a Libertadores (Getty Images)
Em número de títulos na Libertadores, a vantagem também é da Argentina. Com a conquista do River Plate no ano passado, o país vizinho chegou a 25 canecos, sete a mais que o Brasil.
No entanto, o futebol brasileiro conta com mais times campeões da América. O país pentacampeão mundial tem dez clubes que já venceram a Libertadores: Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Vasco, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético-MG. A Argentina tem oito campeões.
Finais entre Brasil x Argentina na Libertadores
Títulos do Brasil
1963 - Santos x Boca
1976 - Cruzeiro x River Plate
1992 - São Paulo x Newell's Old Boys
2012 - Corinthians x Boca Juniors
2017 - Grêmio x Lanús
Títulos da Argentina
1968 - Estudiantes x Palmeiras
1974 - Independiente x São Paulo
1977 - Boca Juniors x Cruzeiro
1984 - Independiente x Grêmio
1994 - Vélez Sarsfield x São Paulo
2000 - Boca Juniors x Palmeiras
2003 - Boca Juniors x Santos
2007 - Boca Juniors x Grêmio
2009 - Estudiantes x Cruzeiro