Fla perde gols, mas se classifica com 0 a 0
Rubro-Negro fica no empate com o Peñarol em Montevidéu e garante vaga nas oitavas da Libertadores

O Flamengo está nas oitavas de final da Libertadores. Na noite desta quarta-feira, o Rubro-Negro conseguiu o que precisava para avançar na competição: um empate contra o Peñarol em Montevidéu. Poderia ser ainda melhor. O Fla criou inúmeras oportunidades claras para vencer o jogo, mas não conseguiu marcar. Bastou o 0 a 0 para a equipe de Abel avançar em primeiro lugar no Grupo D.
O Peñarol, que havia batido o Flamengo no Maracanã, no primeiro turno, acabou eliminado. A segunda vaga da chave ficou com a LDU, que goleou o boliviano San José por 4 a 0, em Quito.
MENGÃO #CLASSIFICADO!
— Flamengo (@Flamengo) 9 de maio de 2019
Com menos um desde os 19' do segundo tempo, Flamengo empata com o Peñarol fora de casa e avança em primeiro lugar às oitavas de final da @Libertadores. #PENxFLA #WixFla pic.twitter.com/aa3g1pELBw
Logo no começo da partida, o time brasileiro perdeu uma chance impressionante. Aos dois minutos, o Fla chegou de pé em pé em contra-ataque rápido. De Everton Ribeiro para Arrascaeta, do uruguaio para Gabigol. O ex-santista ficou na cara do goleiro Dawson, mas chutou para fora.
O Peñarol assustou em uma bomba de Brian Rodríguez. Foi o único bom momento da equipe uruguaia na etapa incial, amplamente dominada pelo Flamengo. Aos 16, em nova boa trama de ataque, Everton Ribeiro tabelou com Gabigol, recebeu na frente e bateu cruzado com perigo. A bola passou perto de Bruno Henrique, que tentou empurrar para o gol de carrinho. Aos 22, Arrascaeta deu ótimo passe para Gabigol. O centroavante chutou forte de esquerda por cima da meta de Dawson.
🔝 Os líderes de seis dos oito grupos da #CONMEBOLLibertadores!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) 9 de maio de 2019
⚽🏆 Amanhã saem os primeiros colocados dos grupos C e G. O @Palmeiras se classifica aos mata-matas com a melhor campanha da Copa! pic.twitter.com/QtHsn1abKi
O atacante tentou de novo aos 46, em arrancada individual. Gabigol invadiu a área e bateu em cima do arqueiro uruguaio. O Flamengo foi para o intervalo com a sensação de que poderia estar vencendo, mas o empate classificava a equipe para as oitavas.
Expulsão de Pará complica, mas Fla se defende bem
A segunda etapa parecia tomar os mesmos rumos da primeira. Com o Flamengo controlando as ações. Boa jogada de Bruno Henrique e Everton Ribeiro aos sete minutos e bola rolada para Arrascaeta, que chutou de dentro da área para a defesa do goleiro.
Aos nove, Gabigol perdeu mais um. Everton Ribeiro, o melhor do Fla em campo, enfiou para o ex-santista, que dominou e finalizou com a direita. Dawson foi bem e evitou a abertura do placar. O panorama da partida mudou aos 18.
Pará fez falta em Braian Rodríguez e levou o segundo amarelo. Com um a mais, o Peñarol partiu para cima. Até porque a LDU começou a golear o San José em Quito, resultado que obrigava o time uruguaio a vencer o jogo. A partida ganhou um contorno de dramaticidade. Mas faltava qualidade técnica para o time que já conquistou a Libertadores cinco vezes - a última em 1987.
Abel colocou Rodinei no lugar de Bruno Henrique. Depois veio com Diego e Vitinho, nas vagas de Gabigol e Arrascaeta. O Flamengo soube sofrer, para usar uma expressão comum da atualidade. E ainda teve a possibilidade de matar o jogo em contra-ataque.
Vitinho recebeu de Cuéllar aos 47, entrou na cara de Dawson e bateu em cima do goleiro. Outra chance incrível perdida. No fim do jogo, o Peñarol ainda perdeu Giovanni González, expulso após falta dura em Vitinho.
É raça, é superação, É FLAMENGO!
— Flamengo (@Flamengo) 9 de maio de 2019
Na batalha de Montevidéu, o Mengão terminou #Classificado! Vamos em busca do próximo desafio! 🔴⚫ pic.twitter.com/etdSjbobAU
O embate terminou em confusão, com jogadores se estranhando no campo e objetos voando da arquibancada para o gramado. Mas o time brasileiro sobreviveu e evitou a que seria a sua quinta eliminação em fase de grupos da Libertadores neste século.
Campo Lance a Lance Escalações Informações Complementares