O grande duelo da Libertadores 2019: Jorge Jesus x Renato Gaúcho
Técnicos de Fla e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira por uma vaga na final do torneio mais importante do continente

Falta pouco. É quarta-feira, no Maracanã lotado, que Flamengo e Grêmio decidem uma vaga para a grande final da Libertadores.
No primeiro jogo do confronto, na Arena do Grêmio, empate por 1 a 1. Se o placar for o mesmo no Rio, disputa de pênaltis. Se o empate for sem gols, a classificação é do Fla. Mas se a igualdade for de 2 a 2 em diante, quem leva a vaga é o Tricolor.
🔥🇧🇷💪 Gol lá, gol cá, alegria, tristeza, uma disputa de gigantes, uma disputa de Copa! As imagens que só as lentes da #Libertadores podem captar ali de pertinho!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 3, 2019
📹⚽️ É como se o tempo parasse em alguns instantes! Foi só o primeiro tempo de #Gremio 🆚 #Flamengo! pic.twitter.com/jgMaK4gUak
A expectativa é imensa. É um duelo de muita qualidade dentro de campo e fora dele também. Jorge Jesus e Renato Gaúcho estarão frente a frente mais uma vez.
Antes da primeira partida, o técnico do Grêmio alfinetou o português que dirige o Fla.
- É um treinador que eu tenho uma admiração até pela maneira que ele trabalha, pelo dia a dia dele. Agora, ele tem 65 anos e só treinou clubes em Portugal. A pergunta que eu faço é a seguinte: já que os treinadores brasileiros estão ultrapassados, por que que ele nunca saiu de Portugal e nunca treinou outro grande clube na Europa? - disse Renato em entrevista para a TV Globo.
Antes disso, o treinador e ídolo gremista havia contestado o currículo de Jesus, destacando que o comandante do Flamengo só havia conquistado dois ou três títulos portugueses. Na verdade foram três. Todos no comando do Benfica.
Renato também afirmou que é obrigação do Flamengo jogar bem com o dinheiro que foi investido para a montagem do time.
Após a vitória sobre o Fluminense, neste domingo, Jesus deu uma indireta para o adversário de quarta. O Rubro-Negro abriu dez pontos de vantagem sobre o Palmeiras e se aproximou ainda mais do título brasileiro.
Mais um excelente resultado no @Brasileirao. Muito obrigado por tudo, Nação! Juntos somos mais fortes. Agora é foco na @LibertadoresBR! Vamos pra cima! Boa noite!
— Flamengo (@Flamengo) October 21, 2019
📸: Alexandre Vidal, Marcelo Cortes e Paula Reis/CRF pic.twitter.com/8SSyEyNudZ
Na coletiva, o português exaltou o seu currículo como treinador.
- Se o Flamengo ganhar o campeonato, será mais um título para mim. Alguém diz que tenho três, mas não é. Tenho 14 - destacou o treinador.
Jorge Jesus x Renato: quem é melhor?
O português está com 65 anos. Tem uma carreira de três décadas como treinador.
Passou por vários clubes pequenos de Portugal, como Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Moreirense e Belenenses.
Foi bem no Braga e ganhou a oportunidade de treinar o Benfica, em 2009. Ficou seis anos na equipe e conquistou três Campeonatos Portugueses. Também chegou a duas decisões de Europa League, mas perdeu ambas.
Não foi tão bem no rival dos benfiquistas, o Sporting, clube que dirigiu por três anos. Depois de uma experiência curta na Arábia Saudita, acertou com o Fla no início de junho.

Jesus foi muito bem no Benfica (Getty Images)
Renato, que hoje está com 57 anos, iniciou a carreira de técnico em 2001, no Madureira, dois anos depois de deixar os gramados.
Teve algumas passagens pelo Fluminense, onde conquistou a Copa do Brasil de 2007 e o vice da Libertadores em 2008.
Também fez trabalho marcante no Vasco, mas não levantou taças pela equipe de São Januário.

Renato levanta o troféu da Libertadores em 2017 (Getty Images)
Não foi campeão também nas duas primeiras passagens pelo Grêmio, entre 2010 e 2011, e em 2013. Mas na terceira, a partir de 2016, se fartou de conquistas. Dois Campeonatos Gaúchos, uma Recopa Sul-Americana, uma Libertadores e uma Copa do Brasil.