Mesmo com um a menos, Grêmio bate o Libertad por 2 a 0 na Arena
Gols da vitória tricolor foram marcados por Tardelli e David Braz, no segundo tempo

Apesar da desvantagem númerica de jogadores desde os quatro minutos do segundo tempo, quando Pedro Geromel foi expulso, o Grêmio venceu o Libertad por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, na Arena, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.
FIM DE JOGO: #Grêmio 2x0 @Libertad_Guma
— Grêmio FBPA (@Gremio) July 26, 2019
Com um jogador a menos desde o início do segundo tempo, vencemos a primeira partida das oitavas com gols de D. Tardelli e D. Braz! Na próxima quinta, voltamos a enfrentar o Libertad.
🇪🇪💪🏼🏆🏆🏆 #GRExLIB #Libertadores2019 #PuroSentimento pic.twitter.com/B5Vh65voTr
Os gols
Com um a menos em campo desde o início da etapa final, Renato Gaúcho promoveu as entradas de David Braz, no lugar de André, e Diego Tardelli, na vaga de Jean Pyerre. As mudanças fizeram efeito, porque ambos foram os autores dos gols da vitória gremista.
O primeiro saiu aos 25, quando Alisson cobrou escanteio e Kannemann desviou na direção de Diego Tardelli, que acertou um voleio para abrir o placar. O segundo veio 13 minutos depois: Alisson cobrou falta na primeira trave, David Braz apareceu para desviar para o fundo das redes do ex-vascaíno Martín Silva: 2 a 0.
Ele fez o gol que abriu o marcador das oitavas de final e mudou o jogo. Com 53% dos votos, o atacante Diego Tardelli foi eleito o #CaraDoJogo! 👏👏
— Grêmio FBPA (@Gremio) July 26, 2019
🇪🇪💪🏼🏆🏆🏆 #GRExLIB #Libertadores2019 #VamosTricolor #PuroSentimento pic.twitter.com/fgHpQszN0o
Como fica?
Com o triunfo, o Grêmio poderá até perder por um gol de diferença no Paraguai. Se fizer gol, poderá até perder por dois, além de ter a vantagem do empate. O jogo da volta acontecerá na próxima quinta-feira, às 21h30, no Defensores del Chaco.
Antes disso, porém, o Grêmio jogará contra o CSA na próxima segunda-feira, às 20h, no estádio Rei Pelé, em Maceió.
O JOGO
O Grêmio iniciou pressionando e quase abriu o placar em duas oportunidades, com Everton e Maicon. O Tricolor jogou mais no ataque e até teve mais oportunidades para abrir o placar, mas pecou nas finalizações. Também teve muita posse de bola, mas foi pouco efetivo na conclusão - terminou o primeiro tempo com 77% de posse.
Por sua vez, o Libertad pouco deu trabalho para Paulo Victor, que só fez a primeira defesa, embora tranquila, nos acréscimos da primeira etapa.
No segundo tempo, a vida tricolor ficou mais difícil após a expulsão de Pedro Geromel aos quatro minutos - o zagueiro pisou no adversário, o VAR viu e auxiliou o árbitro de campo na expulsão. Com um a menos, a posse de bola caiu para 45%.
Após algumas chances, Renato fez algumas mudanças que seriam decisivas para a vitória tricolor. Diego Tardelli e David Braz entraram para decidir. Aos 25, Alisson bateu escanteio, Kannemann desviou, e Tardelli emendou um voleio para abrir o placar.
💪🇪🇪 A superação de @tardelli9! O melhor em campo da vitória do @Gremio fez uma revelação.
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) July 26, 2019
🎙 “Muita gente não sabia, passei um período depressivo nos últimos três, quatro meses. Só minha família sabe o que passei. Estou feliz!”#Libertadores pic.twitter.com/7wATocmT2s
Sete minutos depois, a consagração do Imortal. Novamente em cobrança de Alisson - desta vez, uma falta -, David Braz foi mais rápido e desviou de cabeça na primeira trave para balançar a rede paraguaia: 2 a 0. Vitória gremista em Porto Alegre, com boa vantagem para o duelo da volta.
Confira estatísticas e informações de Grêmio 2x0 Libertad: